Em Orlando, o novíssimo “Beco Diagonal” da saga Harry Potter enfeitiça turistas em busca de aventura!


O universo mágico do bruxinho abriu as portas para o público no dia oito de julho e já é sucesso absoluto entre os fãs da saga

*Por Junior de Paula

Entre a garotada que ama viajar para parques temáticos, ultimamente só se fala de uma coisa: a inauguração do Beco Diagonal (Diagon Alley), cenário emblemático da saga Harry Potter na Universal Studios, em Orlando, que abriu suas portas para o grande público no dia oito de julho. Os fãs do bruxinho interpretado por Daniel Radcliffe estão em polvorosa, voando aos montes para a região a fim de conhecer e desbravar todas as novidades preparadas.

Fachada do Beco Diagonal (Foto: Divulgação)

Fachada do Beco Diagonal (Foto: Divulgação)

Desde 2010, é bom que se diga, já existe no Islands of Adventure, outro espaço que fica colado ao Universal, o Wizarding World of Harry Potter — Hogsmeade. Trata-se do vilarejo habitado somente por bruxos que fica próximo à Hogwarts, onde há vários lugares para comer, comprar presentes, doces, logros, materiais escolares, roupas e outras coisas. Com seu skyline de telhados cheios de neve e de chaminés inclinadas, a reprodução do cenário tem como ponto alto o castelo que representa a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts (Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry).

Desde sua inauguração, há quatro anos, a área fica lotada de gente em busca das varinhas mágicas, da cerveja de manteiga e de vários outros produtos do imaginário Harry Potter e, claro, com a novidade fresquinha agora do outro lado do parque, essa turma ficou ainda mais animada. Tanto que, para entrar no Beco Diagonal (Diagon Alley), é preciso antes pegar uma senha, para depois enfrentar o grande número de pessoas ávidas por invadir aquelas ruelas, todas querendo ver de perto as lojas de magia idealizadas por J.K.Rowling.

Detalhe da "Sorveteria Florean Fortescue" no Beco Diagonal (Foto: Divulgação)

Detalhe da “Sorveteria Florean Fortescue” no Beco Diagonal (Foto: Divulgação)

E, realmente, está tudo lá: o restaurante Caldeirão Furado (Leaky Cauldron); os sorvetes com sabores exóticos do Sorveteria Florean Fortescue (Florean Fortescue’s Ice Cream Parlor); a loja Borgin and Burke’s, especializada em memorabilia mais assustadora – ou maléfica! – como máscaras e caveiras; a Madame Malkin – Roupas Para Todas as Ocasiões (Madam Malkin’s Robes for All Occasions), onde é possível comprar uniformes escolares de Hogwarts; a Wiseacre’s Wizarding Equipment que, como o nome diz, é especializada em equipamentos de bruxaria;  a Artigos de Qualidade Para Quadribol (Quality Quidditch Supplies), para os produtos esportivos relacionados ao esporte sobre vassouras; a Loja de Penas Escribas (Scribbulus), dedicada aos materiais escolares de Hogwarts; e a atração principal: Escape From Gringotts, uma viagem multissensorial pelo banco comandado por duendes, onde os bruxos do mundo inteiro guardam seu dinheiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Divulgação

Antes de sentar na cadeira que te leva a todo aquele sacolejo, subindo e descendo de frente para uma mega tela de alta definição que reproduz aventuras com os personagens da saga, você pode conversar com Goblin, o gerente do Banco Gringotes, ainda na fila. É só parar em frente à mesa de um deles e tocar a campainha que eles olham no seu olho e iniciam o atendimento. É sensacional o trabalho e esforço feitos para deixar todos os mínimos detalhes sempre reais e impressionantes. No topo do prédio, ainda há um dragão soltando fogo de verdade de 15 em 15 minutos. É preparar a câmera e fazer mil fotos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Divulgação

Para quem quer viver o melhor dos dois mundos de Harry Potter – o novo na Universal Studios e o mais antigo em Islands of Adventure – é preciso ter em mãos os ingressos para os dois parques e embarcar no Expresso de Hogwarts (Hogwarts Express), um trem igualzinho ao do filme, que te leva da King Cross Station, em Londres (uma réplica perfeita, com tudo a que se tem direito) até Hogsmeade, em cabines fechadas com capacidade para oito pessoas cada. No trajeto, que passa pelo backstage do parque, não se vê nada real do lado de fora. As “janelas” reproduzem um filme que mimetiza o caminho entre as duas estações. O passei, do início ao fim, é puro encantamento.

Expresso de Hogwarts (Foto: Divulgação)

Expresso de Hogwarts (Foto: Divulgação)

 

* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura