Uma das últimas letras do alfabeto, o X é protagonista hoje. Nesta sexta-feira, Xand e o Aviões divulgam as faixas do novo DVD da banda, “Digital Xperience Disc”. O trabalho, que marca os 15, ou XV, anos de carreira do grupo, terá seus áudios lançados antes do vídeo, que só sai para o público daqui a algumas semanas. A estratégia, aliás, é uma forma de já esquentar a galera para o resultado final do DVD. Pela frente, Xand contou que “Digital Xperience Disc” irá marcar uma nova fase do Aviões. Após 15 anos, a banda de forró do Ceará atravessa as barreiras, a sonoridade e o passado com um projeto novo e com tempero de sucesso. Afinal, mesmo antes do lançamento das 20 faixas nesta sexta-feira, o Aviões já havia divulgado duas músicas do novo trabalho: “Faz o X” e “Inquilina”. E a repercussão, claro, foi a melhor possível.
De acordo com Xand Avião, vocalista da banda, o DVD vem para consolidar os novos tempos da banda após a saída de Solange Almeida, em março deste ano. “Para nós, completar 15 anos de carreira agora é como se estivéssemos fechando um ciclo e começando outro. Por isso, quisemos trazer essa ideia de novidade em diversos aspectos para o trabalho. A começar, esta foi a primeira vez que gravamos um DVD fora do Nordeste. Nós escolhemos Brasília como cenário por ser a capital do país e, por isso, o centro de tudo. Fora que é um lugar que o Aviões é muito forte”, contou Xand.
Além da mudança geográfica, “Digital Xperience Disc” traz também um novo conceito de música para a trajetória do Aviões. Muito além do forró que os lançou no cenário artístico nacional, a banda agrega outros ritmos e conceitos. “Para começar essa nova fase, o DVD também possui uma parte acústica com o Thiaguinho e a Kell Smith com uma proposta mais romântica e calma. A outra parte do trabalho é o show mais agitado mesmo”, adiantou o vocalista que, sobre esta fusão com outros estilos musicais, afirmou que não queria que o Aviões ficasse marcado apenas pelo forró. “É um ritmo de festa e, por isso, tem um pouco de pagode e reggaeton. Eu sinto que hoje em dia no Brasil, cada vez mais, os grandes shows estão sendo os festivais de muitos ritmos. Quando não é assim, eu acredito que também temos que trazer essa diversidade. É claro que somos uma banda de forró, mas, principalmente fora do Nordeste, precisamos dessa pluralidade musical”, argumentou.
E assim, o trabalho chega com 23 faixas, sendo seis inéditas e as outras regravações desses anos de sucesso do Aviões pelo Brasil. Mas, enquanto não vemos, literalmente, o resultado da gravação da banda cearense em Brasília, Xand comentou a estratégia de já lançar os áudios de “Digital Xperience Disc” no Youtube nesta sexta-feira, 3. De acordo com o vocalista, as mudanças acerca desta nova fase do grupo também aparecem na divulgação do DVD. “Antigamente isso não existia e nem seria pensado. Mas hoje, o Youtube é uma plataforma muito forte e, lançar os áudios antes do DVD físico, é uma forma de já ir esquentando o público”, explicou Xand sobre a necessidade de o grupo não estacionar neste cenário dominado pelo digital. “A gente sabe que a venda de CD e DVD caiu muito no Brasil e precisamos tentar contornar isso. Para nós, lançar antes é uma forma de o pessoal já aprender as letras e alimentar o desejo pelo álbum completo”, completou.
O fato é que, do meio tradicional ou do tecnológico, “Digital Xperience Disc” promete ser certeiro entre os fãs do Aviões. Com uma temática mais livre sobre o repertório selecionado, o DVD também chega com a ideia de mudar o estereotipo do forró pelos estados brasileiros. “A gente sempre quis mudar um pouco esse conceito e é isso o que estamos trazendo no novo trabalho. Muita gente que não é do Nordeste do Brasil acha que forró é só música do mês junino, que fala de fogueira e de quadrilha. Também por isso agregamos novos gêneros para mostrar que não é nada disso. Nós temos uma linguagem que atinge todos os públicos e estados”, destacou Xand que não escondeu a alegria de estar levando a sua arte por tanto tempo pelo Brasil e coroando estes 15 anos com um trabalho tão especial. “Tem gente que acha que o que vem do Nordeste é meteórico e logo passa. Então, fazer esse DVD é uma prova que estamos preparados para muito mais”, garantiu.
E, por falar no DVD, esta deve ser a única palavra envolvendo o novo trabalho do Aviões que não tem a letra X. Afinal, como comentamos, embora fique lá no final do nosso alfabeto, hoje, ela é a protagonista do cenário musical brasileiro. “É muito X, né”, brincou o vocalista que listou. “Tem em Xand, em 15 e é o símbolo da multiplicação da alegria. Quando a gente começou a pensar no DVD, queríamos um marco para essa fase”, explicou sobre o domínio da letra que também está na música “Faz o X”, já lançada do novo DVD, e para além da história do Aviões, como destacou Xand. “Mas se a gente pensar, o X está dominando. Esse é o novo modelo do iPhone, foi a letra que mais apareceu na última semana no Prêmio Multishow…”, contou.
Desta letra e de toda a ideia de multiplicação que ela traz, também vem o combustível para Xand propagar a sua arte. Na nova fase do Aviões, mais do que nunca, um dos principais objetivos é levar a música popular no Nordeste para todo o país. E isso tem ficado cada vez mais fácil com a ajuda da internet. “Eu sinto que o preconceito com o forró mudou muito. Além de nós, também temos o exemplo do Safadão que é estourado no Brasil inteiro. Porém, eu acho que essa popularização vem ganhando força há 15 anos, quando o Aviões começou a abrir as portas para o ritmo”, lembrou o vocalista que acredita que aquela ideia de que o forró é só para as festas juninas já tenha ficado para trás. “Todo dia eu estou em um lugar diferente e em qualquer mês do ano. E, em relação a isso, a internet me ajuda muito a mostrar que o Aviões viaja por todo o Brasil”, comentou.
No entanto, assim como a internet é uma aliada nesta proliferação do Aviões e do forró pelo Brasil, Xand definiu a rede como uma “faca de dois gumes”. Apesar dos prós, os contras também existem neste ambiente digital e imediato. “A internet fez com que as músicas ficassem muito mais passageiras. Antigamente, um grande sucesso nacional ficava por até um ano na boca da galera. Hoje em dia, com a velocidade da rede, com um mês a música já ficou velha. Isso faz com que a gente trabalhe muito mais. Então, quem precisa se virar nos 30 somos nós. Senão, ficamos para trás”, disse Xand.
Com esta pressão implícita, ou às vezes nem tanto, o vocalista do Aviões ainda apontou um desafio maior para o atual momento da música no mundo. De acordo com ele, e como já fazem, cada vez mais o artista precisa ser plural em sua carreira. “Nós temos que fazer músicas que agradem a todos. A maior prova disso é a Anitta, que não mede esforços para conquistar seus objetivos. Ela canta em português, inglês, espanhol, viaja, faz clipe. É isso o que precisamos fazer nesse momento. Temos que estar constantemente pensando em como agradar o maior número de pessoas”, apontou.
Mas não é só de dificuldade que vive um artista. Aliás, quando falamos de alguém com 15 anos de carreira, as satisfações são ainda mais especiais. “Chegar em um show lotado e ver toda aquela galera cantando a nossa música é uma emoção única. E o mais legal é perceber que tem diversos adolescentes, que nem eram nascidos quando começamos, que curtem e seguem o trabalho do Aviões”, comemorou o vocalista que revelou seu sonho profissional para os próximos 15 anos de banda. “Eu só quero manter essa história que construímos. Fazer sucesso hoje em dia está muito fácil com a internet. O nosso maior desafio é conseguir manter a carreira, ainda mais por 15 anos, como é o nosso caso”, disse.
Para o futuro, mas não tão a longo prazo assim, Xand planeja conquistar, de fato, todo o Brasil. Com “Digital Xperience Disc”, o vocalista quer levar o Aviões para todo o país e consolidar a ideia de que forró não é só trilha sonora de festa junina e nem que a banda se limita à sanfona e ao triângulo. “Até dezembro deste ano nós vamos trabalhar o novo DVD e de janeiro a junho do ano que vem vamos priorizar as regiões Sul e Sudeste. Depois que a Sol saiu, nós nos dedicamos ao Nordeste e agora vamos viajar o Brasil”, adiantou. É o X na estrada!
Artigos relacionados