Dobradinha mineira: Grupo Corpo convoca Skank para a trilha do espetáculo de 40 anos da companhia


Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zaneti e Haroldo Ferretti já entregaram a trilha para os dançarinos. A apresentação comemorativa acontecerá em agosto no Teatro Alfa, em São Paulo

Quarenta anos não são quarenta dias. E tantas décadas fazendo barulho no cenário da dança brasileira merecem uma comemoração à altura. Por isso o Grupo Corpo – grande nome nosso na dança contemporânea no Brasil e que também faz bonito no exterior –  está preparando duas apresentações especiais para o Teatro Alfa, em São Paulo, 12 a 16 e 19 a 23 de agosto. Uma criada pelo veterano coreógrafo Rodrigo Pederneiras com música de Marco Antônio Guimarães, do grupo UAKTI e interpretação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; outra capitaneada em dupla: Pederneiras ao lado de Cassi Abranches – há dez anos dançando na cia – que agora sai dos palcos e assume a direção.

Essa última, aliás, é a mais aguardada, já que vem selar um namoro já antigo de mineiros, o do Grupo Corpo com o grupo Skank. É porque Samuel Rosa e sua trupe serão os responsáveis por fazer a trilha sonora do show. Em reunião realizada no ano passado, os irmãos Rodrigo, Míriam, Pedro e Paulo Pederneiras – da cia – se reuniram com os músicos Samuel, Henrique Portugal, Lelo Zaneti e Haroldo Ferretti para fechar a parceria. À época, o Grupo Corpo pediu um som visceral, um rock daqueles para o espetáculo.

Dia da visita do grupo de dança ao estúdio do Skank, para primeira audição da trilha (Foto: Facebook)

Dia da visita do grupo de dança ao estúdio do Skank, para primeira audição da trilha (Foto: Facebook)

O tempo passou, e após algumas audições da trilha sonora no estúdio do grupo em Minas Gerais, o repertório já foi todo entregue ao Grupo no final do último mês. Essa foi a primeira vez que Samuel Rosa compôs para um show de dança. O músico explicou que, apesar de ser algo novo, as canções não foram produzidas de forma muito diferente ao que é feito nos discos do Skank.

Enquanto a trilha era feita, os ensaios começaram a todo vapor no mês de abril. Como os trabalhos foram e ainda estão sendo divididos entre dois diretores, Cassi e Pederneiras, novata e veterano na cia, eles juntos tentam trazer unidade ao produto final, mas com suas características particulares. “Por mais que tenham coisas parecidas, um [diretor] não segue exatamente a mesma linha do outro”, comentou Cassi, que ainda falou de uma de suas técnicas: “o número traz a sincronia [ao espetáculo]. A contagem [que é aquele “1, 2, 3″ marcando cada passo] é como se fosse um alicerce [para o todo]”, explica ela.

Alguns dos ensaios para o espetáculo com trilha do Skank foram gravados e divulgados em forma de preview. Além desses dois shows no Teatro Alfa, o Grupo Corpo preparou uma série de vídeos  com as principais apresentações que marcaram esses 40 anos de história. Eles podem ser conferidos em seu canal clicando aqui.

Serviço
Temporada Alfa 2015
Teatro Alfa – R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro – São Paulo/SP
12 a 16 e 19 a 23 de agosto – Grupo Corpo
Horários: Quartas e quintas-feiras: 21h; Sextas-feiras: 21h30; Sábados: 20h e domingo: 18h.
Ingressos: de R$ 140 a R$ 501,50
http://www.teatroalfa.com.br/
(11) 5693-4000