* Com Rillen Rymes
Na última sexta-feira, dia 7 de fevereiro, foi realizada no Pasadena Civic Auditorium, na Califórnia, a festa de premiação da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor, a National Association for the Advancement of Colored People (NAACP). Conhecida como “Image Awards”, visa prestigiar produções criadas e atuadas por negros. Após uma série de tragédias sofridas por jovens negros, como Trayvon Martin, Jordan Davis, e Mike Brown se faz mais do que necessário um espaço que ouse reconhecer a existência de outras narrativas para além daquelas reproduzidas pela grande mídia, que ainda peca pelo conservadorismo.
Em 2014, vários filmes e séries fugiram da zona de conforto para representar o negro não apenas como um personagem unidimensional, comumente relacionado à figura do criminoso ou marginal, mas como um indivíduo multifacetado. Na televisão, “How To Get Away With Murder” levou o prêmio de Melhor Série de Drama (Outstanding Drama Series). Aja Naomi King afirmou ao subir ao palco: “Acredito que o show reverbere tão bem nas pessoas… É como Viola (Davis) sempre diz: ela quer interpretar uma mulher de verdade e quer ser uma mulher de verdade em cena. Acho que o público realmente conseguiu ver isso”. Viola Davis foi mais uma vez reconhecida pelo seu papel como Annalyse, levando para casa a estatueta de Melhor Atriz em Série de Drama (Outstanding Actress In Drama Series). Já “Black-ish” foi a série mais premiada da noite nas categorias Melhor Série de Comédia (Outstanding Comedy Series), Melhor Atriz e Ator em Série de Comédia (Outstanding Actress & Actor in Comedy Series).
Já no cinema, a estrela de “Empire”, Taraji P. Henson, foi eleita a Melhor Atriz em Filme (Outstanding Actress in A Motion Picture) pelo papel em “No Good Deed”, além de receber a grande homenagem, merecidamente, de ser considerada a Artista do Ano (Entertainer of The Year). Um dos filmes mais emocionantes do ano, “Selma”, que mostra as marchas realizadas por Martin Luther King Jr. em busca de direitos iguais para os afro-americanos, levou para casa o prêmio de Melhor Filme (Outstanding Motion Picture) e Melhor Ator em Filme (Outstanding Actor in a Motion Picture) pela atuação de David Oyelowo, que fez um discurso em homenagem às mulheres de sua vida: “Eu quero aproveitar o momento para falar sobre algumas mulheres na minha vida. Minha mãe, que rezou por esta oportunidade mais do que qualquer pessoa no mundo. Minha querida esposa, que ensaiou aquelas falas comigo, todos os dias, que me ajudou em minha primeira audição em 2007 e que me deu quatro lindos filhos”.
Segundo David, o filme o apresentou a algumas mulheres extraordinárias dentro do movimento por direitos civis: Annie Lee Cooper, Diane Nash, Amelia Boynton, Coretta Scott King. “Muito obrigado, muito obrigado. E obrigado também a algumas mulheres incríveis por trás das câmeras: Ava DuVernay, minha irmã para sempre, estou orgulhoso demais de você. Minha mãe americana, Oprah Winfrey, por se certificar que eu fosse dormir na hora certo enquanto filmávamos. Obrigado, mãe Dede Gardner, nossa produtora maravilhosa. Eu gostaria de falar sobre as nossas diretoras também: Gina Prince-Bythewood, Amma Asante, nós temos que celebrar estas mulheres. Nosso filme fala sobre abraçar o voto, utilizar o voto. Apoiem estas mulheres, votem por elas nas bilheterias”, concluiu.
A atitude de Oyelowo tornou ainda mais merecida sua vitória e chama atenção para a questão da representatividade da mulher nas produções audiovisuais, que vem sendo reavaliada e melhorada, mas ainda longe de ser satisfatória.
Confira aqui a lista completa dos vencedores:
Melhor Atriz em Filme – “Outstanding Actress in a Motion Picture”
Taraji P. Henson, “No Good Deed”
Melhor Ator em Série de Comédia – “Outstanding Actor in a Comedy Series”
Anthony Anderson, “Black-ish”
Melhor Ator em Série de Drama – “Outstanding Actor in a Drama Series”
Shemar Moore, “Criminal Minds”
Melhor Atriz em Série de Drama – “Outstanding Actress in a Drama Series”
Viola Davis, “How to Get Away with Murder”
Melhor Atriz em Série de Comédia – “Outstanding Actress in a Comedy Series”
Tracee Ellis Ross, “Black-ish”
Melhor Série de Comédia – “Outstanding Comedy Series”
“Black-ish”
Melhor Série de Drama – “Outstanding Drama Series”
“How to Get Away with Murder”
Melhor Ator em Filme – “Outstanding Actor in a Motion Picture”
David Oyelowo, “Selma”
Melhor Filme – “Outstanding Motion Picture”
“Selma”
Artista do Ano – “Entertainer of the Year”
Taraji P. Henson
Artigos relacionados