*Por Brunna Condini
“Eu sou feliz sendo o que eu quiser, não me limito e onde eu estiver, estou 100% ali, me reinvento assim, no meu talento, conhecendo o melhor de mim”. O trecho da letra de “No Meu Talento”, single recém lançado de Tília Fialho, mostra de cara, o que a jovem cantora já carrega de sobra, com apenas 17 anos: empoderamento.
A palavra que ganhou popularidade (empoderamento), até pode ter virado clichê, como muitos acreditam, no entanto, aqui se aplica bem. Tília é uma jovem mulher, que busca o protagonismo da sua vida e deseja fazer coro com outras mulheres sobre questões fundamentais para todas. Além disso, a filha da empresária Kamilla Fialho e de Dennis DJ, que produziu o primeiro single da herdeira, também é influenciadora digital e tem mais de meio milhão de seguidores no Instagram, com direito a canal no YouTube e websérie, para mostrar todas as facetas que ela já descobriu além da de cantora: a de DJ, dançarina, empreendedora, cozinheira e modelo. “Essa websérie foi uma maneira de mostrar os meus talentos artísticos que vieram muito naturalmente, principalmente nesse período de isolamento social. Nela, eu mostro as coisas que curto fazer. Depois das lives com o meu pai, eu me interessei mais por essa parte de me apresentar. Acabei tendo boa aceitação por parte do público durante esses eventos, até que decidi levar isso para um tom mais profissional”, conta.
Kamilla Fialho, empresária que ajudou a lançar Anitta e Lexa, e hoje empresaria nomes como K2L, Kevin O Chris, DJ Jon Jon e Bianca Andrade (Boca Rosa), também agencia a própria filha. E apesar de babar na cria, tenta ter distanciamento e analisar seus talentos profissionais. A convite do site, Kamilla apresenta Tília: “Ela é o tipo de artista que sabe o que quer. Uma menina doce, dona de muitos talentos, e que chega para o grande público com uma proposta musical eclética. Seu estilo próprio já se destaca marcando presença desde a produção até a escolha do repertório. Ela é muito cuidadosa e procura dar seu toque pessoal em tudo o que faz, se engajando em cantar sempre as causas que apoia em sua vida. Sou suspeita, por ser mãe, mas falo como profissional da área, sabe… nasce mais uma representante da nova safra do cenário pop”.
Fã de artistas como Ariana Grande, Rihanna, Anitta e Luísa Sonza, Tília – que teve o nome escolhido pela mãe, e que segundo ela, é por conta de uma flor típica do Sul do Brasil, que dá um chá, e reza a lenda, deixava as mulheres mais fortes e guerreiras – tem consciência que o caminho para bombar no showbusiness não é só feito de boas estratégias e talento, mas também, e principalmente, de trabalho duro. “Quero melhorar como cantora, aprendendo muito. Estou super empolgada e muito consciente do trabalho que vem por aí. E que venha!”, torce Tília, que além de cantar, tem consciência que os artistas podem ampliar vozes também: “Desde muito cedo, percebi a importância de me posicionar e ter opinião própria. Tento usar influência para contribuir com causas maiores. Acho que isso é de grande responsabilidade”.
Conexão, criatividade e empreendedorismo
A carioca é da geração que não se limita e nem se rotula. Tanto, que além de explorar o lado artístico, também impulsiona a versão empreendedora. Você é emancipada desde o ano passado por conta de uma loja virtual de “desapegos” (brechó) que abriu. De onde vem essa vocação de empreender? “Acho que muito disso vem da minha mãe. Cresci aprendendo que as coisas têm um valor, que nada cai do céu. A determinação dela meio que absorvi de alguma maneira. E, de uma certa forma, isso em mim é bem natural também”. Como está seu dinheiro, já deu para guardar? “Para uma pessoa da minha idade, imagino que fiz algum progresso em meus “negócios” (risos) no mundo digital. Procuro cuidar do dinheiro com prudência e sabedoria. Afinal de contas, além de não dar em árvores, dinheiro não aceita desaforo, né?”.
Sua mãe lançou Anitta e Lexa, que conselhos ela te dá? É muito exigente com você? “O jogo lá em casa sempre foi muito aberto. Ou seja, meus pais me ajudam e me apoiam com algumas dicas, mas a condição é a de que eu seja o mais profissional possível. E como já tenho alguma experiência como empreendedora na plataforma digital, não foi difícil encarar a responsabilidade que essa atividade também exige”, responde, com segurança de quem já sabe bem o que quer.
Anitta é uma das maiores referências para as jovens cantoras que desejam seguir carreira por aqui. Inclusive, com carreira internacional. Você também se inspira nela? “Nossa! Difícil não se inspirar em Anitta. Ela é fantástica! Curto muito o trabalho dela. Admiro a garra, a vontade com que abraça o seu ofício de cantar, como toca a sua carreira. Enfim, sem dúvida nenhuma, procuro seguir os bons exemplos. Só tenho a aprender com isso”.
Tília é filha de Dennis, um dos Djs de funk mais famoso e respeitado do país, e durante essa quarentena já gravou e se arriscou tocando o pai em uma live. Como foi crescer no meio do funk? Pensam em fazer algo juntos? “Crescer em casa de artista, sabe como é… muita música, muitas referências (risos). Percebo que sou bem eclética artisticamente falando. Me interesso por vários estilos, assim como por diversas atividades na área. Tudo me encanta de uma certa maneira. No momento, estou priorizando mais o meu lado de cantora. E, sinceramente, acho que poderei desenvolver outros talentos ao longo da carreira. O público pode esperar por novidades em breve!”.
Artigos relacionados