Depois de três anos de amadurecimento, Ferrugem lança seu primeiro DVD com participações e homenagem a Péricles: “Símbolo como profissional”


Em “Prazer, Sou Ferrugem”, trabalho que o músico lançou na semana passada no Rio, ele consolida uma trajetória crescente na cena artística brasileira e apresenta sua personalidade leve e de bem com a vida. “Eu sou um artista de 29 anos e que trago muita verdade”

Era para ser um projeto menor, mais simples e para cerca de 400 pessoas na plateia. Só que Ferrugem vai muito além disso. Considerado um dos maiores nomes da nova geração do samba e do pagode, o primeiro DVD do cantor foi gravado com uma super produção e mais de dez mil pessoas acompanhando. Em “Prazer, Eu Sou Ferrugem”, trabalho que o músico lançou nesta semana no Rio, ele consolida uma trajetória crescente na cena artística brasileira com sucessos, participações para lá de especiais e músicas inéditas que marcam um novo caminho na carreira. Afinal, como ele apontou, o DVD é a peça-chave de um trabalho de amadurecimento e crescimento profissional. “Essa é a hora de estar lançando um projeto como esse. Depois de trabalhar dois discos por um ano e meio cada, ter um repertório de 24 músicas e umas sete delas tocando em rádio, eu achei que já pudesse contar uma história com esse DVD”, disse.

E que história! “Prazer, sou Ferrugem” faz jus ao nome do projeto e apresenta e justifica a grandiosidade do cantor – que tem mais de 170 milhões de visualizações em seu canal no Youtube. Pelo menos, para os outros. Fora dos holofotes, Ferrugem é daqueles que abre mão de qualquer frescura e vai no sentido contrário do glamour da profissão. “Eu sou um artista de 29 anos e que trago muita verdade. A pessoa que eu sou em uma entrevista, por exemplo, é a mesma do palco. Não gosto muito de me maquiar e nem de organizar uma imagem que não seja a que eu imprimo no dia-a-dia”, se apresentou.

O músico lançou nesta semana seu primeiro DVD gravado no Rio no final do ano passado (Foto: Divulgação)

Por isso, ele é um dos nomes mais queridos da atualidade quando o assunto é samba e pagode. Ah, e dentro e fora dos palcos. Em seu primeiro DVD, Ferrugem traz ainda um time de artistas que, além de colegas de profissão, são amigos, como fez questão de ressaltar. “O tempo que eu demorei até gravar esse trabalho também foi importante para eu conhecer os outros artistas, fazer amizades, entrar nesse meio e ficar mais próximo da rapaziada. Só depois disso eu me senti bem para fazer um convite pessoal para o DVD”, contou ele sobre o grupo que tem Nego do Borel, Ludmilla, Bruno do Sorriso Maroto e Péricles.

Ferrugem e Ludmilla na gravação do primeiro DVD do cantor (Foto: Divulgação)

Aliás, Péricles não é apenas uma participação entre as diversas do DVD de Ferrugem. Como nos contou, ele é também a inspiração da música que cantam juntos e uma referência profissional na carreira do carioca. “Eu sou fã do Péricles desde que eu me entendo por músico. Eu sempre gostei muito da voz dele e acompanhei a evolução como artista de samba que cantava com uma voz mais reta e do nada ficou um absurdo com uma pegada mais soul. Então, eu fiz uma música para ele porque ele é um símbolo para mim como profissional. A letra conta um pouco da minha história, com luta e batalha, porque nenhuma trajetória de músico é fácil, até chegar no DVD, que era a consagração de todo um trabalho”, detalhou Ferrugem sobre a experiência que teve uma boa dose de emoção para ambas as partes. “Quando ele ouviu, me respondeu emocionado dizendo que eu tinha feito uma música para ele. E eu respondi que era o mínimo que poderia fazer para uma pessoa que é tão importante na minha vida profissional e pessoal”, lembrou.

Em “Prazer, Eu Sou Ferrugem”, o cantor divide o palco com Péricles em uma música composta para este momento (Foto: Divulgação)

Por falar nisso, emoção é uma palavra que descreve os últimos meses da carreira de Ferrugem. Durante toda a conversa, o cantor dividia a alegria de estar lançando seu primeiro DVD que, como disse, consagra todos esses anos de dedicação ao samba. “A emoção de ter um trabalho do tamanho que foi esse projeto é indescritível. Do final do ano passado para cá estou vivendo um momento bem especial na carreira. Muita gente me conheceu por causa do DVD e saíram diversas matérias comigo. Tudo está sendo muito especial”, disse o cantor que explicou ter optado por um projeto maior do que o inicialmente pensado para, de fato, coroar os anos anteriores. “A gente fez assim porque, de alguma maneira, queríamos marcar a minha geração de músicos. E, de repente, até encorajar os novos nomes que estão crescendo a fazer trabalhos assim. Eu acho que o nosso samba merece isso”, apontou.

Com “Prazer, Eu Sou Ferrugem”, então, o cantor traz um novo fôlego para a tradição do samba que, por muito tempo, não via algo tão imponente. No entanto, mesmo assim, Ferrugem não acredita que o gênero não precise de muito para continuar firme. “O samba não estava em uma zona de conforto. Eu acho que é um ritmo tão bom que, mesmo se a gente parar por 50 anos, lá na frente ainda vai ter criança ouvindo Jorge Aragão, Jovelina e Fundo de Quintal. O samba tem essa margem para parar o tempo que for, mesmo sem existir Ferrugem, Dilsinho, Sorriso Maroto, Mumuzinho ou outros exemplos da nova geração”, analisou.

O show da gravação do DVD reuniu mais de dez mil pessoas no Rio (Foto: Divulgação)

E assim, marcando época e crescendo na carreira, Ferrugem está vivendo uma fase de realizações. Segundo ele, seu maior sonho profissional virou verdade nesta semana com o lançamento de “Prazer, Eu Sou Ferrugem”. Mas não é só. “Meu sonho mais grandioso eu já conquistei, que era gravar um DVD nessa proporção. O próximo eu vou realizar em junho, quando viajarei para cantar fora do país para um público internacional, e não só de brasileiros. Isso para mim está sendo incrível. Tem gente que fala outro idioma, vive em uma cultura super diferente e, mesmo assim, consegue se identificar com o meu som”, disse animado sobre a turbe que vai passar por Paris, Lisboa e Porto.

Depois disso, Ferrugem trabalha para o próximo degrau. Já pensando no segundo DVD, o cantor adiantou que quer ter seus ídolos dividindo o palco com ele. “É um sonho que já estamos pensando em como vamos realiza-lo. Estamos começando a organizar um DVD que vai ser de samba bem raiz em que vou cantar com meus professores da música, como Zeca Pagodinho, Alcione, Fundo de Quintal e toda essa rapaziada que ainda está aqui. Tenho que aproveitar essa oportunidade e deixar tudo registrado”, destacou.

Depois de lançar o primeiro DVD, Ferrugem contou que já tem planos para o próximo trabalho (Foto: Divulgação)

Pois não! Mas, até lá, agora é hora de colocar “Prazer, Eu Sou Ferrugem” nos palcos pelo Brasil. A partir deste sábado, o cantor já estreia a turnê do primeiro DVD em Cariacica, no Espírito Santo. Depois, no domingo, 18, Ferrugem volta para o Rio de Janeiro para um show que, inclusive, será transmitido ao vivo pelo Multishow. “Por enquanto só está no estúdio, ainda não sei que bicho vai dar no palco. Mas tenho certeza que vai ser ótimo”, brincou. Nos vemos lá!