Ele está de volta! Depois das recentes internações por insuficiência renal, Gilberto Gil voltou aos palcos do Rio de Janeiro ontem à noite. O show, que rolou no Vivo Rio, Zona Sul da cidade, foi em comemoração aos 25 anos da fundação da Associação Saúde Criança. Com grandes sucessos do começo ao fim do repertório, entre eles “Andar Com Fé”, “Drão”, “Vamos Fugir”, “A Paz”, “Palco” e muitos outros, Gil pôs o público formado desde crianças até idosos para esquentar a noite fria carioca. No palco, o músico era só agradecimento em poder participar da noite de comemorações da ONG criada pela médica Vera Cordeiro. “Obrigado a todos vocês que vieram prestigiar essa festa. Mais que a data, essa é uma celebração pelo trabalho, o empenho, a dedicação e o amor dessa turma pelas crianças do Brasil”, declarou Gil.
Entre uma música e outra, parte da plateia tentou iniciar um coro de “Fora Temer”. No entanto, o ex-ministro da Cultura do governo Lula mostrou que não estava ali para isso. Ao microfone, Gilberto Gil respondeu aos gritos isolados dos cidadãos contrários ao governo interino com um simples “vamos deixar a política de lado”. E completou: “Não dá para cuidar dela”. Logo depois, Gil emendou “Don’t worry, be happy”.
Outro momento de manifestação, dessa vez por parte do músico, foi durante a música “Punk da Periferia”. Cantada levemente em forma de protesto ao atual momento político e social pelo qual estamos passando, Gil mostrou, no refrão que diz “ó, aqui para vocês”, aquele dedo, sabe? Depois, fez o símbolo de paz e amor e seguiu puxando palmas e esbanjando vitalidade. Mesmo que de forma sutil, Gilberto Gil mandou o seu recado através da música.
Ao fim, das mãos da fundadora, Vera Cordeiro, o artista recebeu uma orquídea em agradecimento pela apresentação beneficente que lotou a casa de shows. A noite ainda teve a atriz Lavínia Vlasak e o ator Guilherme Leme como mestres-decerimônia.
A Associação Saúde Criança
Com o objetivo de garantir a continuação do tratamento médico de crianças em casa, após serem liberadas dos hospitais, a médica Vera Cordeiro fundou a Associação Saúde Criança em outubro de 1991. De lá para cá, a instituição já atendeu mais de 60 mil crianças e, desde o ano passado, ocupa a 21º posição do ranking das ONGs mais relevantes do mundo, segundo a entidade suíça Global Geneva – e a mais importante da América Latina.
Artigos relacionados