Enquanto cobria o badalo nos camarotes da Sapucaí, HT convidou o fotógrafo Zeca Santos e o coreógrafo André Vagon para extraírem o suprassumo da avenida, em balanço, elegendo the best das escolas de samba esse ano. Entre os destaques, a volta de muitas mulheres de peitos de fora nos carros alegóricos, a supremacia das comissões de frente – cada vez mais espetaculares (mesmo quando deixam de cumprir sua função) – e a linda presença de Jéssica Mara, na Caprichosos de Pilares, em desfile no sábado, com performance e cabeça careca que praticamente a catapultam ao papel de nova Pinah, a célebre passista que fez história no carnaval dos anos 1970/1980. Também marcou a quantidade de celebridades este ano, com Boni, um baluarte da televisão brasileira, sendo o grande homenageado desse carnaval, em desfile da Beija-Flor. O resultado pode ser conferido nesta matéria, com imagens inesquecíveis. Confira!
Se houvesse este quesito, a Beija-Flor e a Grande Rio disputariam o de “Escola com Maior Concentração de Celebridades por Metro Quadrado”. Com Boni de Oliveira Sobrinho homenageado pela agremiação de Nilópolis, a Globo baixou na avenida com a presença maciça dos medalhões da emissora. Quem não desfilou, assistiu no camarote do Rio Samba e Carnaval, deu um pulinho até a concentração, tipo cortejo, e voltou para o conforto para aplaudir de lá o midas da televisão. Mas, óbvio, boa parte do star system pisou na Sapucaí para mostrar que estar a coté de Boni sempre dá samba: Glória Menezes, Tarcisio Meira, Francisco Cuoco, Lima Duarte, Claudia Raia, Edson Celulari, Renato Aragão, Maitê Proença, Tony Ramos, Aracy Balabanian, Yoná Magalhães, Luciano Huck e Angélica, Fausto Silva, Hans Donner, Serginho Groisman, Marília Gabriela, Mauro Mendonça, Marcos Frota, Hélio de La Peña, Luiz Fernando Guimarães, Elizabeth Savalla e Miguel Falabella foram alguns da prata da casa que marcaram presença no desfile, com o eterno executivo da tevê caracterizado como Carlitos. E até o publicitário Washington Olivetto foi flagrado na concentração, boquiaberto e estupefato.
Na Imperatriz Leopoldinense, Deborah Colker fez bonito com acrobatas e o uso de elementos cênicos, padrão que ela costuma seguir em seus espetáculos de dança. E, em seu enredo toy story, a União da Ilha causou com o baú de brinquedos vivos, a cargo de Jaime Arôxa. Ainda no aspecto lúdico, o carnavalesco Paulo Barros – e seus coreógrafos Priscila Motta e Rodrigo Negri –, na Unidos da Tijuca, apostaram na originalidade, com personagens de desenhos animados relacionados à velocidade para apresentar “Acelera Tijuca”, com presença até de carro inspirado em Ayrton Senna. Mas, o que chamou atenção foi mesmo a comissão, com presença de Dick Vigarista, Penélope Charmosa, Cheetarah (dos Thundercats), The Flash, Speedy Racer, Corredor X, Papa-léguas e Sonic. Divertido. Já na Portela, Ghislaine Cavalcanti preferiu um caminho tradicional, com minueto, seres aquáticos, troca de equipes dentro da alegoria e até a transformação de um dos personagens em águia. Lindo e lírico, assim como todo o desfile da escola. Aliás, Alexandre Louzada, seu carnavalesco, mostrou o carro mais impressionante da Sapucaí: um gigante de pedra adormecido, nas cores do Brasil, que acorda, se levanta e, em movimento animatronic, pede passagem, saudando o público. Vai ficar para a história, e a Portela, em geral, se exibiu como há muito não fazia, fazendo gelar a espinha de emoção e causando comoção nas arquibancadas.
Confira abaixo as fotos de Zeca Santos com alguns dos momentos mágicos da Avenida:
O Salgueiro consagrou-se como o campeão do Estandarte de Ouro em 2014, com três prêmios (inclusive Melhor Escola) , assim como a Grande Rio. Confira os vencedores:
Confira os vencedores do prêmio oferecido pelo Jornal O Globo:
Melhor escola: Salgueiro
Melhor samba-enredo: Salgueiro
Melhor bateria: Salgueiro
Melhor porta-bandeira: Giovanna, da Vila Isabel
Melhor mestre-sala: Phelipe Lemos, da Imperatriz Leopoldinense
Melhor enredo: União da Ilha
Melhor Ala das Damas: Portela, com a fantasia “Passeio no Boulevard”
Melhor Comissão de Frente: Mangueira
Melhor Ala de Passistas: Mangueira (Ala Folia Nordestina)
Melhor Ala das Baianas: Mangueira
Melhor puxador: Emerson Dias, da Grande Rio
Melhor passista masculino: Andrezinho, da Grande Rio
Melhor passista feminina: Marisa Furacão, da Grande Rio
Revelação do desfile 2014: Marcinho, mestre-sala da União da Ilha
Personalidade do ano: Maria Helena, da Imperatriz Leopoldinense
Escola do acesso: Viradouro
Destaque do acesso: Jessica Mara
Artigos relacionados