* Com Isabella Pavão
Os bailarinos de plantão já podem ficar atentos: de 31 de maio a 7 de junho, o Rio de Janeiro recebe o Rio Hip Hop Kemp 0 ou Rio H2K, para os íntimos. O evento promete reunir o melhor da dança urbana mundial na Estação Leopoldina, com alguns dos dançarinos e coreógrafos mais conceituados da atualidade. Pelo quinto ano consecutivo, o Festival, que já é conhecido como um dos maiores de street dance do mundo, traz workshops, shows, bate-papos e batalhas de dança com os maiores nomes da área.
Entre os convidados desse ano, está o norte-americano Bryan Tanaka, coreógrafo de estrelas internacionais como Beyoncé, Rihanna, Jennifer Lopez, Madonna, Lady Gaga, entre outros. “Esta não é minha primeira vez no Brasil, eu acho que já é a 9ª vez que eu venho aqui. Sou quase um brasileiro. O que eu mais amo aqui é a paixão que eu sinto nas pessoas. Os fãs são os melhores, as pessoas que me apoiam e as que eu conheci aqui são muito legais e respeitosas”, contou com exclusividade pra gente.
O rapaz já se apresentou nas maiores premiações do mundo da música, como o Grammy, o MTV Video Music Awards e o European Music Awards. Ele foi, inclusive, indicado ao prêmio de Melhor Coreografia no MTV Video Music Awards de 2010 pelo clipe de “Video Phone”, estrelado por Queen-B e Gaga. O segredo para ser o queridinho das divas, de acordo com Bryan, é simples: “a dica é ser humilde e respeitoso, e, claro, trabalhar muito”, decretou.
Além de dançarino, Bryan ainda arruma tempo para atuar como modelo, ator e cantor – ele está às voltas com a finalização de seu primeiro álbum -, além de diretor artístico. Mas qual sua função favorita? “A dança, claro. É o que criou a vida que eu tenho hoje e me deu a habilidade de crescer nos outros aspectos do entretenimento, como a atuação e o canto”, explicou. A gente conseguiu um espacinho na agenda cheia dele para bater um papo sobre música, dança, divas e mais um pouco. Vem conferir.
HT: E o que você vem planejando para o Rio H2K?
BT: Eu estou planejando muitas coisas boas para o Rio H2K. Vai ser minha primeira vez no evento, e eu tenho um novo material maravilhoso para compartilhar.
HT: Você consegue escolher uma coreografia preferida entre tanos trabalhos seus?
BT: Se eu tivesse que escolher a minha coreografia preferida, teria que ser a de “Love On Top”, da Beyoncé. A vibe que ela passa é ótima e ainda é uma homenagem aos dançarinos que vieram antes de mim.
HT: Conta para a gente: qual é o segredo do rebolado da Beyoncé?
BT: O segredo para rebolar como a Beyoncé é dominar a arte de trabalhar duro e se dedicar a sempre melhorar, também conhecido como PRATICAR, PRATICAR E PRATICAR.
HT: Além das divas internacionais, você trabalhou com a Wanessa. Como foi trabalhar com uma brasileira?
BT: Eu gostei muito de trabalhar com a Wanessa. Ela é muito divertida e fácil de lidar. E ela é ótima falando inglês, o que ajudou muito na nossa comunicação. Eu acho que a única diferença era a barreira para me comunicar com a equipe atrás das cameras.
HT: Quais são os seus novos planos, especialmente com a carreira solo e o álbum “BT Unleashed”?
BT: Eu estou bem animado em compartilhar essa nova fase da minha carreira, o “BT Unleashed”. Vai ser a primeira vez que eu vou ser o centro das atenções no palco e vou mostrar a minha música, que eu venho trabalhando muito nela. Eu tenho tomado muito cuidado com a minha estreia na carreira solo. Ainda existe muito trabalho, colaborações e preparação que precisam ser feitos, e vem sendo uma jornada louca, mas já está quase na hora do mundo conhecer esse meu novo lado.
HT: E entre as estrelas que você já trabalhou: o que você mais gosta em cada uma delas?
BT: O que eu mais gosto na Madonna é a dedicação dela em ter conhecimento de cada detalhe do que acontece quando ela está no palco. Ela é super envolvida com todos os passos das produções. Sobre a Beyoncé, eu amo a paixão dela e a habilidade de ser o melhor exemplo para o mundo. Ela é a rainha. A sua habilidade e influência são as melhores coisas, mas é a sua alma que faz dela uma superstar. O que eu mais amo na Lady Gaga é o jeito que ela sempre está superando os limites, e como ela inspira todos os tipos de pessoas. A J-Lo é a prova de que os dançarinos podem ir mais além, já que ela já foi uma, e agora é uma estrela, conhecida em todo o mundo. E o que eu mais gosto na Rihanna é a personalidade dela. Ela é de verdade, engraçada, cuidadosa e carinhosa, além de ter uma alma maravilhosa.
Artigos relacionados