*Por Rafah Moura
Uma das grandes promessa da música eletrônica, o Dj Lyus, literalmente bombou com o single ‘You and Me’. Aos 19 anos, o produtor da música eletrônica comercial escala os charts mundiais do TikTok, onde já acumula mais de 3 bilhões de streams. A faixa viralizou entre mais de 2 milhões de vídeos postados por usuários nos diferentes challenges: nos Estados Unidos, captura o estilo de vida glamuroso das celebridades, como na postagem do Grammy Awards sobre o grupo BTS, no red carpet da premiação, além de embala o bom humor no perfil de cultura da internet Memezar. No Brasil, a canção inspira as famosas ‘dancinhas’, como nesta postagem da Vanessa Lopes, uma das maiores criadoras de conteúdo da rede social, e anima até o mascote do Flamengo nas competições futebolísticas.
Em conversa com o site Heloisa Tolipan, o jovem revelou que o sucesso do single, tem sido imenso e grandioso. “Ver as pessoas conhecerem a música, cantarem e criarem vídeos pelo mundo todo é uma realização que nem dá para explicar. Mas acima de tudo me faz ver que estou no caminho certo. Isso tudo sem dúvidas me abre muitas portas para negociações de próximos lançamentos, distribuição e shows. Percebi o sucesso da faixa após pelos menos três meses do seu lançamento. Amigos e alguns fãs começaram a me enviar vídeos de pessoas grandes no TikTok que estavam produzindo conteúdo com a música. Meu time também trazia para as reuniões internas as análises e coleta de dados que demonstravam o crescimento orgânico do single na plataforma, mas depois que passou de um milhão de visualizações em vídeos foi perdendo o controle e crescendo absurdamente até hoje. Lembro que fui fazer uma Live em Maceió no ano passado, que seria transmitida no Tiktok e nesse dia havia muitos influenciadores presentes. Quando toquei “You and Me “, mencionei que a música era minha e eles ficaram surpresos, pois amavam a música e sabiam cantar. Essa foi uma sensação incrível”, revela.
A composição autoral do Lyus, ‘You and Me’ entrelaça uma melodia cativante com um vocal doce feminino, que transita entre a dance music e o pop. A letra aborda uma frustração amorosa, revelando as dúvidas e os conflitos dos jovens, de forma intensa e muito dançante. Aos 19 anos de idade, o paulistano Lyus emula o lifestyle da geração Z: tecnologia, moda, festas e relacionamentos são temas que gravitam no trabalho do músico.
A popularidade de ‘You and Me’ fez o Lyus debutar nos charts mundiais do TikTok. Alguns dos destaques, de acordo com a análise da ferramenta soundcharts.com: #1 na parada dance music da França; #4 na parada dance music do Reino Unido; #4 de música mais popular na Itália; #5 na parada sports energy da Irlanda, Sérvia, Lituânia e Letônia; #7 de música eletrônica mais popular na Holanda; #24 na parada viral na Holanda; e #33 entre as músicas mais usadas mundialmente na plataforma.
Primeiros passos
Lyus conta que desde muito cedo teve uma conexão com a música e arte. “E também culturalmente sempre fiz muito parte disso indo a shows e festivais pelo mundo com meus pais desde pequeno. Aos doze anos foi quando me posicionei para minha família que teria como profissão ser artista de música eletrônica, um DJ. E na época eu acompanhava o Martin Garrix e seu crescimento na carreira mesmo sendo muito jovem ainda. Ao ver o Garrix alcançar tudo que ele alcançou, os lugares em que tocava, músicas que lançava me fez ver que era mais do que achar legal e querer fazer também e sim que era também possível fazer ser real e ser um profissional da música eletrônica”, conta.
Sua carreira começou como um projeto independente, em 2017, e a a força do digital foi importante para “romper a bolha” da música mainstream, numa estratégia semelhante a ídolos pop contemporâneos, entre eles Justin Bieber e Lil Nas X. O desempenho do artista brasileira têm possibilitado importantes parcerias estrangeiras: a mixagem e masterização do single ‘I Found You’, sucessor de ‘You and Me’ e que acumula mais de 117 milhões de streams e mais de 30 mil vídeos postados, são assinadas por Luca Petrolesi, engenheiro de som italiano cinco vezes nominado ao Grammy Awards e que já trabalhou para nomes como engenheiro de som italiano cinco vezes nominado ao Grammy Awards e que já trabalhou para nomes como Diplo e Major Lazer.
O cenário brasileiro
Lyus destaca que a música eletrônica vem crescendo no Brasil em termos de consumo, com artistas nacionais cada vez mais ganhando o mundo. “Graças ao David Guetta, o gênero tem construído parcerias de sucesso com artistas populares, o que tem levado à música eletrônica a um maior número de pessoas. Universitário, por exemplo, que curtem festivais e de viajar pelo mundo, geralmente, consomem a música eletrônica comercial”, frisa e revela que suas inspirações são principalmente o Martin Garrix pela carreira que ele construiu desde bem jovem. Além de David Guetta, Avicii, Calvin Harris e também acrescento o Swedish House Mafia e Hardwell.
Vem aí
Como próximos passos, Lyus trabalha na finalização do seu EP de debut na música, que trará a colaboração de compositores e produtores internacionais, que já trabalharam para nomes como BTS, The Chainsmokers, Timbaland, Illeniun e Blackbear. Lyus foi atração do “Palco TikTok” nos sete dias do Rock in Rio 2022 e virou um avatar e trilha sonora, com a música inédita “Another Body”, na estreia mundial do “Avakin Life”, considerado o game do ano em 2020. O investimento na carreira do brasileiro também inclui intercâmbios e especializações musicais na China, Hong Kong, Estados Unidos, Alemanha e Argentina. “Estou trabalhando bastante para crescer a estrutura do meu time para trazer mais lançamentos que se conectem com o público e que tenham uma boa distribuição e alcance. Além de melhorar a experiência nas apresentações dos shows. Quero investir na melhor estrutura possível para as pessoas que estão ali naquele momento tenham algo para levar em suas memórias e no coração”, agradece.
Artigos relacionados