*por Vítor Antunes
O sucesso de “Vai na Fé” é incontestável. A trama de Rosane Svartman vem atingindo índices exitosos no horário das 19h, elevando a média de “Cara e Coragem“, que passou em brancas nuvens quanto à repercussão. A atual trama das 7 apresenta números muito próximos ao da novela de maior audiência da casa “Travessia”. Enquanto a protagonizada por Lucy Alves e Jade Picon registra 26,9 pontos, a que tem Sharon Menezzes no papel principal consolidou 25. O sucesso da trama no entanto, faz revelar um novo cantor: Lui Lorenzo. O personagem de José Loreto ultrapassou a fama ficcional e é um dos cantores mais streamados no Spotify, um dos mais populares aplicativos de música na Internet. Em pesquisa realizada no fim de abril, e restringindo-se apenas aos índices mensais de plays, Lui Lorenzo assinalou 128.329 ouvintes mensais. Índice maior que o de cantores com anos de carreira estabelecidos, como Arthur Aguiar, Rosana e Neguinho da Beija-Flor. O maior sucesso de Lorenzo é “Se Eu Fosse Casado“, que beira 530 mil streams. A música menos reproduzida do cantor fictício é “Hoje a Bagunça é Lá em Casa“, com quase 93 mil execuções. A canção possui ao menos quatro vezes mais reproduções que a média mensal do cantor Tatau, ex- AraKetu. Veja:
Arthur Aguiar: 126.679 plays
O campeão do BBB 22 Arthur Aguiar iniciou a carreira musical quando compôs o elenco da novela musical “Rebelde”, da RecordTV. Ao fim do reality global, o ator lançou o hit “Fora da Casinha“. Sua música mais reproduzida não é esta última, mas a que foi lançada ainda durante o confinamento, “Casa Revirada“, um feat com a dupla Matheus e Kauan. Por mais que a canção tenha atingido quase 14 milhões de reproduções, a média mensal de Aguiar é de um pouco mais de 126.000 streams, abaixo do cantor da novela das 19h.
Neguinho da Beija-Flor: 119.041 plays
O intérprete da Beija-Flor de Nilópolis assinalou um número de quase 120 mil ouvintes mensais na última visita ao Spotify. Sua música mais ouvida é o samba de 2023 da agremiação nilopolitana. A canção tema do desfile do ano corrente atingiu quase 736 mil reproduções. Com uma carreira solidamente constituída, afinal desde 1976 Neguinho é o cantor da Soberana de Nilópolis, o artista teve 10 mil ouvintes a menos que o personagem de “Vai na Fé“. Considerando exclusivamente o número de seguidores no Spotify, Neguinho tem 7.577 seguidores, ante 10.285 de Lui.
Rosana: 118.553
Detentora de todos os recordes de vendagem e das paradas de sucesso nos Anos 1980, Rosana afamou-se sobretudo por dois hits: “O amor e o poder (Como uma deusa)“, tema de Mandala (1987) e “Nem Um Toque“, da novela “Roda de Fogo” (1986). A cantora, no último mês, atingiu um pouco mais de 118 mil ouvintes na plataforma musical. Quase dez mil ouvintes a menos de Lorenzo.
Tati Quebra Barraco: 115.178
Disruptiva cantora de funk, Tati Quebra Barraco canta desde 1997 e polemizou por dar protagonismo aos desejos à sexualidade feminina. Canções polêmicas como “Dako é Bom” e incisivas “Boladona”, que inclusive compôs a trilha da novela “América”, em 2005, ilustram a carreira da artista, que também é compositora. Em 2021 a ex-moradora da Cidade de Deus esteve no reality “A Fazenda” e foi a 6ª eliminada.
Deborah Blando: 108.102
A cantora pop italo-brasileira que fez muito sucesso na década de 1990, especialmente por emplacar músicas em trilhas sonoras da Globo. A música “Unicamente”, tema de Helena (Adriana Esteves) em “A Indomada”, além de haver se tornado uma gay-icon, foi alçada a tema de abertura da novela de 1997, quando de sua reprise no “Vale a Pena Ver do Novo“, no ano seguinte. Outras duas músicas de abertura cantadas por Blando foram “Somente o Sol“, de “Corpo Dourado” (1998) e “Chocolate com Pimenta“, da novela homônima, atualmente em reprise na faixa de Edições Especiais da Globo.
Tatau (ex-AraKetu): 25.138
Tatau, nome artístico de Gilson Menezes dos Santos Dorea, foi, por anos o cantor titular da banda AraKetu, ícone do axé durante os Anos 1990 e a primeira década dos Anos 2000. Com a sua voz, alguns sucessos do Ara se imortalizaram, como “Araketu é Bom Demais“, “Pipoca” e “Mal Acostumada“. Em 2008, o cantor deixou o grupo, retornando, porém, em 2012. Em 2015 saiu do conjunto e desde então segue carreira solo. Surpreendentemente, o artista baiano de 34 anos de carreira fez quase cinco vezes menos plays menos que o namorado de Sol (Sharon Menezzes) da trama de Rosane Svartman.
Artigos relacionados