A estreia da sanfoneira Lucy Alves como atriz será na novela “Velho Chico”, próxima novela das 21h da Rede Globo que, coincidentemente, aborda um universo tão familiar a ela, paraibana de mãe sertaneja. Ainda assim, quem ligar a televisão a partir do dia 14 de março no horário nobre vai ter a impressão de já conhecer esse rosto. É que Lucy é ex-participante do “The Voice Brasil” e marcou a segunda edição do programa com sua sanfona, a voz afinada e a inesquecível apresentação de “Qui nem jiló”, clássico de Luiz Gonzaga. Apesar de ser uma artista nata, ela confessou, em entrevista ao HT, certo receio ao se ver prestes a estrear como atriz: “O medo é natural, porque é um campo muito novo para mim e eu estou contracenando com pessoas já vividas e gabaritadas, mas que me abraçaram, acolheram. Mas é um tema muito familiar, minha família inteira vem do sertão da Paraíba, tenho tios que moram lá até hoje, tocam sanfona, tiram leite da vaca. Isso eu já trouxe e trago. A novela pede esse imaginário”, disse.
Apesar de ter suas referências de dentro da própria casa, Lucy ressaltou a importância da preparação do elenco no galpão do diretor Luiz Fernando Carvalho, no Projac, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. “O trabalho no galpão foi incrível. Tem uma equipe gigante de corpo, texto, prosódia, tudo. É muito preparo que permite a criação. Nada é imposto, você trabalha, descobre o melhor que tem pra trazer pra personagem. Eu já tenho a minha mãe, sertaneja, a minha avó, que era um exemplo de mulher nordestina. Elas são exemplos muito vivos dentro do meu universo. Eu confio no que eu trago dentro de mim e tenho certeza que vou trazer a Luzia com muita força”, afirmou.
Ela, aliás, acredita que a bagagem adquirida pela música será uma boa base para o trabalho. “Não tenho esse passado como atriz, mas o Luiz Fernando acredita em artistas criativos e eu tenho a bagagem do canto. Isso tudo vai agregar para a novela”, acredita ela, que foi convidada, antes de ganhar o papel na trama de Benedito Ruy Barbosa, para um teste em “Dois Irmãos” (será global já gravada que não tem data para estrear). “O convite foi para viver uma índia na minissérie e foi o meu primeiro teste da vida. Foi lindo, mas não consegui o papel e acabei sendo chamada para ‘Velho Chico’ e ganhei essa personagem linda”, lembrou ela, que garantiu: “estou aprendendo a cada dia”.
Como nordestina, Lucy tem orgulho de fazer sua estreia justo nessa trama: “É bonito trazer o Brasil raiz, o encontro dos brasileiros com eles mesmos. É uma novela de tom diferente, que já vemos pelas chamadas e, para um nordestino, é presente ver o Nordeste retratado assim. Mas é uma história para todos os brasileiros, que vão poder conhecer um dos ‘Brasis’, dos tantos que existem. Tem nordestino que nem sabe que o rio (São Francisco) passa lá. Então é para todo mundo. E é um universo que permite viajar, criar, tem o lúdico… um quê de ‘Romeu e Julieta’. As pessoas vão se divertir, viajar e se apaixonar”, disse. Não temos dúvidas.
Artigos relacionados