* Por Junior de Paula
Silva é, sem dúvida, um dos nomes mais legais da nova MPB. Capixaba, mais precisamente de Vitória, ele ganhou o mundo ao lançar, em 2011, seu primeiro EP. Depois, no ano seguinte, veio o Claridão, álbum de estreia, que entrou em todas as listas dos melhores discos de 2012.
Depois de dois anos, portanto, os quais ele aproveitou para rodar o Brasil, consolidar sua carreira e seu nome, que é tão comum e tão singular ao mesmo tempo, Silva está pronto para lançar o segundo álbum. Batizado Vista Pro Mar, ele foi “parcialmente gravado em seu quarto e parcialmente gravado em Lisboa”, como costuma dizer, já que aproveitou a temporada de sucesso em Portugal e a ótima recepção do público por lá para terminar a gravação na capital portuguesa, durante todo o mês de dezembro.
“O ano de 2013 foi muito inspirador. Rodar pelo Brasil e por Portugal com a turnê de Claridão foi uma experiência que vou levar para o resto da minha vida”, contou. Sobre o disco, entretanto, ele prefere não falar muito e manter tudo no terreno da expectativa.
De certo, a gente pode esperar uma evolução da sua sonoridade que mistura MPB clássica, uma porção de pop e pitadas de eletrônica suave. Silva, para se entender melhor, é uma mistura de Guilherme Arantes, Lulu Santos, Rita Lee, The XX, James Blake e o que mais couber neste balaio.
Antes de fechar a tampa de Claridão, seu álbum de 2012, ele lançou nesta semana o clipe da canção Imergir. Com direção de Julio Secchin, o vídeo foi todo gravado em Arraial do Cabo, em novembro, e faz jus à delicadeza e poesia da canção a que se refere. Play já!
* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura.
Artigos relacionados