*Por Rafael Moura
Depois de parcerias muito bem sucedidas com Luê, Boss in Drama, Dj Cia e Eduardo Brechó, vocalista e líder do bando Aláfia, Aramà apresenta ‘Medusa’, um feat efervescente com Chibatinha, do Àttøøxxá. A faixa já está disponível em todas as plataformas digitais e com visualizer no YouTube e o projeto se conecta com a mitologia grega e reflete sobre luz, sombras, amor e aprendizado. “Essa é a história de uma mulher triste, vítima de ciúmes, abusos físicos e psicológicos. Falar sobre essas questões, diretamente associadas ao machismo e como ele nos afeta dia após dia. É sempre uma pauta importante e urgente. Acho que, no final das contas, sempre que uma de nós sofre, todas nós sofremos um pouco também… E aí surge esse trabalho, com um jeito bem brasileiro, contrapondo toda a densidade do tema com uma sonoridade alegre, muito para cima e feita para as pistas do mundo todo”.
A faixa mergulha na força da mitologia grega, transformando dores e feridas em movimentos de autocura, tem a produção musical assinada por Felipe Cordeiro, uma dos grandes nomes da cena contemporânea brasileira, pioneiro na fusão de estilos populares amazônicos com a vanguarda pop, que emprestou suas guitarradas, com tempero paraense, apostando em um beat dançante, quente e tropical. A letra é uma composição da própria Aramà ao lado de Marianna Eis, parte do time da gravadora Som Livre.
Essa faixa faz um link com as narrativas construídas pela cantora ao longo de sua carreira que realiza, junto com a ativista Rita Teixeira, uma campanha de arrecadação para o Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense, organização de acolhimento responsável por incentivar o empoderamento, ensinar conceitos de economia solidária e saúde feminina, auxiliar no resgate da autoestima e outras iniciativas que contribuem para o rompimento com as situações de vulnerabilidade.
A artista italiana, com um público fiel e cativo em seu país, começou a vislumbrar, em 2015, uma aproximação com o Brasil, marcada por uma série de feats em singles, como La Verità, ao lado de Walmir Borges, e É com Você, em parceria com Ivo Mozart. Dois anos depois, essa musa que exala tropicalidade divulgou o álbum ‘La Verità’ e, em 2019, ‘As Luas de Wesak’. Ambos os projetos trazem por canções em português, italiano e inglês. No último ano, a cantora apresentou a faixa ‘Sente’, em parceria com Thiago Adorno, e também ‘Pandora’, com produção musical de Felipe Cordeiro. A estreia de Aramà une suas origens com a paixão que sente pela cultura brasileira. O resultado é uma sonoridade plural, de energia explosiva, identidade marcante e personalidade criativa.
Artigos relacionados