Depois de 40 anos à frente do Natal da Globo, Roberto Carlos não pretende curva brusca em estrada alguma


Sua ideia de mudança é a cor de uma gravata ou, no máximo, uma canção nova para chamar de sua e a reunião de nomes consagrados com novos expoentes da música e da TV

* Por Junior de Paula

Para não dizer que não tem nada de novo no reino de Roberto Carlos, o cantor resolveu abrir mão do azul onipresente em seu figurino desde sempre e “ousou” ao escolher um terno branco com a gravata contendo uma listra vermelha. Bom, teve também o retorno do amigo de fé irmão camarada Erasmo Carlos, que dizem vestiu preto, cor odiada por Roberto, só para provocar o amigo, em um emocionante dueto de “Meus Amores da Televisão“, repleto da cumplicidade entre eles que a gente sempre sonha em ver, e a apresentação da nova música de Roberto, “Cartas de Amor“, que vai estar na trilha da próxima novela das 21h da Globo, Em Família, de Manoel Carlos.

renato_rocha_miranda_globo

Erasmo e RC em “Meus amores da televisão” (Divulgação/TV Globo/Renato Rocha Miranda)

Rolou também uma tentativa de modernização do Rei, com quatro DJs no palco, Memê, Felipe Venâncio e Mau Mau e os integrantes do grupo Dexterz, de Junior Lima, responsáveis pelas versões de “Remixed”, o novo álbum do cantor lançado para este Natal com a versão eletrônica de alguns de seus maiores sucessos. Uma tentativa de se modernizar, mas que funcionou mais como tentativa do que como resultado final, que foi um tanto quanto frustrante, para não dizer constrangedor.

Lulu Santos, que apresentou recentemente um show inteiro só com repertório de RC, subiu ao palco puxando o coro de “Roberto é Nosso Rei” para cantar “Nas Curvas da Estrada de Santos” e cumpriu bem seu papel, enquanto Tiago Abravanel, desnecessariamente vestido de Tim Maia, cantou “Negro Gato” e não conseguiu esconder seu encantamento por estar ali. Fez um belo e inesperado dueto. Tatá Werneck, a grande “revelação” de 2013, roubou todas as cenas interpretando a fã maluca Juju desfilando um sem número de piadas com as letras das músicas de Roberto. Foi hilário.

Anitta, o nome mais falado da música de 2013, também estava no palco e, apesar de nas gravações de ter se mostrado um tanto quanto nervosa, o resultado final no ar ficou bem divertido e leve, com direito até a dueto de “Show das Poderosas” e “Se Você Pensa“. Ponto para Roberto, que, generoso, fez com ela o dueto mais surpreendente da noite.

23nov2013---em-especial-de-fim-de-ano-da-globo-roberto-carlos-surpreendeu-a-todos-ao-cantar-uma-versao-da-musica-show-das-poderosas-com-anitta-gente-olha-so-estou-cantando-com-o-roberto-carlos-1

Anitta e RC com direito a Show das Poderosas e Se você Pensa (Divulgação)

Ao final do programa, com a tradicional Jesus Cristo e distribuição de rosas vermelhas, Roberto Carlos deu sua indicação de que mesmo depois de 40 anos à frente do Natal da Globo, ele não pretende nenhuma curva brusca em estrada nenhuma. Sua ideia de mudança é a cor de uma gravata ou, no máximo, uma canção nova para chamar de sua e a reunião de nomes consagrados com novos expoentes da música e da TV em seu palco. De resto, ele segue firme às suas tradições. Não que seja um demérito, mas sabendo do que Roberto é capaz, a gente sempre fica na vontade de que ele dê um passo à frente e não de lado, como tem sido os últimos – e burocráticos – anos de Roberto Carlos em nossos natais.

estevam_avellar_globo

Depois de Jesus Cristo, as célebre rosas (Divulgação/TV Globo/Estevam Avellar)

 

* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura.