A Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios cresceu, se solidificou e, hoje, é uma referência e um exemplo comprovado da economia ativa do setor. A expectativa de empresários, fornecedores e lojistas é grande para o start do evento que será realizado entre os dia 19 e 21 de novembro no Serra Park, em Gramado (RS), apresentando os lançamentos para o Inverno 2019. A oitava edição vai receber mais de 300 expositores que, em conjunto, representam cerca de 1.200 marcas. Com os números subindo a cada ano, a feira promovida pela Merkator, de Frederico Pletsch, ganhou tanta repercussão de fazer a roda da economia girar que virá totalmente repaginada com estandes maiores e mais empresas apostando no business. Um bom exemplo deste incremento é que o número de expositores do Estande Coletivo do Rio Grande do Sul cresceu 30% em relação ao ano passado. “Queremos que a Zero Grau seja uma vitrine do produto brasileiro para o mundo, atraindo negócios em diferentes mercados e ampliação o alcance das nossas empresas”, afirmou o diretor da Merkator Feira e Eventos, Frederico Pletsch, responsável pela organização do evento.
O evento potencializa o mercado nacional e atrai compradores internacionais atrás da nossa chancela do “made in Brasil” de primeira qualidade. “Estamos acompanhando um crescimento extraordinário da Zero Grau, uma evolução superior a outras feiras que já realizamos. Ainda mais agora com a esperança do fim das incertezas políticas e econômicas. Percebo que os lojistas voltaram a investir no mercado. A partir deste cenário de retomada de confiança, as marcas estão percebendo que a nossa feira é indispensável no seu cronograma anual. E nós, como empresa, buscamos levar sempre inovações que, nesta edição, vêm em forma de informação através do Spot Fashion. Sendo assim, a nossa credibilidade aumenta em consonância com o crescimento da própria indústria”, comemorou a diretora de relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, Roberta Pletsch.
Com uma força internacional em ascensão, a Zero Grau traz todos os holofotes do setor varejista para o Sul do Brasil. E o número de empresas interessadas nesta empreitada aumentou. No total, a feira conta com 200 importadores convidados vindos de quase 50 países ao redor do planeta. A Merkator se mobiliza todos os anos para trazer compradores dos mais variados mercados de olho em calçados femininos, masculinos e infantis até bolsas de luxo. “O dólar valorizado torna o calçado brasileiro ainda mais atraente para o estrangeiro, que encontra aqui produtos de alta qualidade e com custo competitivo”, garantiu Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos. O grupo de importadores é selecionado com muita propriedade por um comitê que reúne gerentes de exportação das fábricas que participam da Zero Grau.
As nacionalidades são muitas e, entre elas, os compradores sul-americanos de países comoBolívia, Equador, Uruguai, Paraguai e Argentina vão marcar presença. “São mercados que conhecem profundamente as nossas marcas e têm identificação com os nossos produtos. O consumidor desses países já está fidelizado, e esses compradores vêm à feira para renovar os seus estoques”, explicou Frederico. Além dos nossos vizinhos, a feira também vai receber pelos corredores do Serra Park representantes da Arábia Saudita, Oman, Estados Unidos, Israel, Paquistão, África do Sul e Romênia.
Inovação é a palavra-chave para o sucesso da Zero Grau. A cada edição a Merkator se prontifica a trazer uma inovação para agregar ainda mais valor ao evento. Além de promover intercâmbio de ideias e negociações poderosas, a feira ainda vai contribuir na formação do próprio varejista através do repaginado Spot Fashion. Criado com o intuito de promover um desfile para apresentar as tendências da coleção Outono/Inverno, o projeto também vai incluir palestras em seu cronograma. “Resolvemos agregar, junto com a passarela, informações para contribuir com a evolução das empresas varejistas. Para isto, convidamos alguns palestrantes de peso no mercado que vão discutir sobre as engrenagens do setor, tecnologias revolucionárias e indispensáveis e o marketing por trás de uma vitrine. Os bate-papos são bem curtos para não tirar os holofotes das negociações, porém foram pensados especialmente para o nosso público. Enxergo esta remodelação do Spot Fashion como fundamental”, adiantou Roberta Pletsch. No palco, cores neon trarão uma moldura para a passarela carregando personalidade e estilo através de uma atmosfera minimalista, tecnológica e cosmopolita.
A Merkator sabe que o conteúdo e a informação são fundamentais para o crescimento de qualquer negócio. Exatamente por isto que as palestras, sediadas no Serra Park, foram direcionadas especialmente para o público que marcará presença no evento. Os lojistas e empreendedores participarão de bate papos direcionados para o mercado trazendo conceitos e tendências da nova estação com a presença se profissionais prestigiados do mercado. O estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisas da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, é um deles e ministrará duas palestras batizadas Varejo + sobre as conclusões das pesquisas feitas sobre inspirações e movimentos do universo da moda. “Os lojistas vão absorver todo o conhecimento que ele vai passar e ainda se sentirão muito seguros para tomar decisões sábias”, comentou Roberta. Além dele, o especialista na área de vendas Rodrigo Ribeiro falará sobre ‘O encantador mundo infantil: resultados são frutos de conhecimento’; o CEO da SetaDigital, Vanderlei Kichel, levantará questionamentos sobre ‘Qual o ritmo de crescimento do varejo calçadista? Conheça indicadores recentes do setor’; o CEO da Sapato Show, Rafael Reolon, comentará sobre ‘Sua loja está preparada para ter um e-commerce? Conheça a visão de quem atua na área há 10 anos’; e, para completar, a Gestora de Expansão da SetaDigital, Rúbia Fernanda Vitt, vai trazer o tema ‘Seu cliente pede desconto? Descubra como tornar sua marca mais desejada’.
E mais: A Merkator também está promovendo, na Zero Grau, o famoso Papo Legal. O tema do encontro a ser realizado no dia 18, na Sala Rubi do hotel Serra Azul, às 19h, é “Moda, Glamour e Calçados” e terá a participação do jornalista Bruno Astuto com intermediação de Heloisa Tolipan, sim, a criadora do site Heloisa Tolipan. “Nós não poderíamos ter feito uma escolha melhor. A Heloisa é nossa parceira há anos em nossas feiras e o Bruno Astuto é um expert. Os dois juntos possuem uma sintonia muito interessante. Vão conseguir agregar muita informação para o lojista fazer boas escolhas no dia seguinte. Acho que todo mundo que for vai ficar encantado”, comentou Roberta. Com expectativa de receber cerca de 300 pessoas para assistir ao Papo, o evento conta com a experiência de renomados profissionais do setor que representam o final de toda esta cadeia produtiva. O evento é um preview da Zero Grau e também é promovido pela Merkator.
Outro crescimento na Zero Grau. A feira contará com cerca de 50 micro e pequenas empresas calçadistas dos pólos de Franca, em São Paulo, com o apoio do Sindifranca, e do Rio Grande do Sul.“Estas presenças nos diferenciam, pois oferecemos custos otimizados e somos aliados de entidades e de prefeituras que ficam ao lado destes industriais a fim de fomentar o crescimento destas unidades. Por outro lado, o lojista se beneficia com um mix mais completo e novas opções de compras”, salientou o diretor Frederico Pletsch. Dentre eles, o número de expositores do estande coletivo do Rio Grande do Sul aumentou 30%. “Este crescimento demonstra que a parceria entre a feira e as entidades foi muito eficaz, o que atraiu novas e diferentes marcas. A presença do Estande Coletivo do Rio Grande do Sul enriqueceu a feira com calçados e acessórios inovadores. Também auxiliou as empresas menores a ocuparem um espaço de grande relevância, permitindo que elas fossem vistas por lojistas de todo o Brasil e também importadores”, apontou Frederico.
A realização do Estande Coletivo do Rio Grande do Sul é uma ação conjunta da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS (SDECT) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RS). As entidades vão trazer empresas de Três Coroas, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Igrejinha e Porto Alegre.
Entre as empresas selecionadas para o Estande Coletivo do Rio Grande do Sul na Zero Grau estão: Ana Flex / Ana Vitória, A3 Espadrilles, Ana Boss, Anasofí, Angels Feet, Bem Amada, Brunelly Bolsas, Carmello, Catri, Cleanup, D’Amare, Dieneto, Dina Mirtz, Dutti, Eléia, Estilo Exclusivo Calçados, Francesinha, KLB Calçados, Liver, Menta e Hortelã, Mr. Silver, Rosella Boutique, Rosi Delai, Rzilio, Tênis Fillon, Tricouro, Trieste Calçados, Valeiko Calçados, Vanessa Neves, Viavivi, Villa Rosa e Zadora.
A parceira entre a Merkator e os sindicatos é fundamental para o crescimento e sucesso da feira. Atualmente, a Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas. “O nosso negócio é organizar, empregar, promover, comercializar e entregar o evento pronto. Somos responsáveis desde a parte operacional e contratação de montadora até a limpeza. Para que o nosso produto seja ainda mais valorizado, nós precisamos da contribuição e da parceira de especialistas no setor, representados na figura dos sindicatos. Os expositores sabem exatamente em qual lojista confiar. Os sindicatos possuem uma sensibilidade incrível e fazem um trabalho qualitativo para realmente trazer para a feira quem é importante no cenário”, salientou Roberta.
A Zero Grau é um sucesso. Além de fortalecer a máquina da economia, a Merkator ainda tem uma longa tradição ao criar uma simbiose entre o turismo de lazer e o de negócio. Sendo assim, se torna fundamental para o mercado da região de Gramado. “Para a cidade é mais uma garantia de que o comércio, os restaurantes e a rede hoteleira também ficarão efervescentes com a realização da nossa feira”, comentou Roberta. A Zero Grau é uma potência econômica e mercadológica em todos os sentidos possíveis. Quem aí está curioso para conferir as novidades que vão lotar os corredores do Serra Park?
Artigos relacionados