Zero Grau: Do clássico ao urbano, a estética Y2K, o autoral e as texturas rústicas nos acessórios Fall-Winter 23


Sobre mais algumas marcas expositoras do evento promovido pela Merkator: além da tendência-queridinha do momento, a barbiecore, temos glittercore, dourado, metalizado, brilhos e pedrarias, em sapatos, boots e bolsas. Com espaço também para o handmade e retrô. Só vem conferir!

Zero Grau: Todos os holofotes para a geração de negócios e internacionalização da indústria calçadista brasileira

Estamos na Zero Grau! A feira que vai até 23 de novembro tem sido um expoente evidenciando que o mundo mudou e a forma de produzir, vender e comprar também se transformou. O futuro é hoje! Tanto que os players das indústrias e do varejo estão em conexão com a inovação, criatividade, desenvolvimento de conteúdo que fale direto com o consumidor, mostrando os valores da marca, e com ações voltadas para uma cadeia de ponta a ponta mais sustentável e com inclusão na mão de obra. Novos tempos, pedem novas atitudes! E é isso que vemos, in loco, na Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, referência da economia ativa do setor e promovida pela Merkator Feiras e Eventos, no Serra Park, em Gramado (RS). Na esperança de novos tempos com a retomada do girar a roda da economia e antecipando as novidades das principais marcas de calçados e acessórios para o Outono-Inverno 2023, o evento tem dado o tom apresentando produtos que agregam estilo, qualidade, beleza e conforto. Nessa edição também surgiram novos shapes e construções, como boots em modelos repaginados e para lá de criativos, destaque para os metalizados, solados tratorados, tendência barbiecore, furry fashion, releituras de animal print e muito brilho. Além dos modelos clássicos, como escolha certeira. O site HT está on! Vem conferir as apostas de algumas marcas:

Werner Calçados

Há meio século no mercado investindo em alta tecnologia e sofisticação como pilares nas suas criações, a Werner, label de calçados, com fábrica no Rio Grande do Sul, é a síntese da trajetória em alta potência do calçado brasileiro. São 200 mil pares de calçados produzidos em 2021; 45% destinados e entregues no exterior; 40 países nos 5 continentes; 50% etiquetados com a marca própria Werner. A empresa recebeu o Prêmio Exportação RS, na categoria Calçados, Couros e Artefatos. A premiação reconhece empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar produtos no mercado internacional, como a Werner Calçados que aposta no design conceitual e diferenciado de seus calçados. “Mais do que escolher temas para as coleções, damos importância a quais histórias elas irão contar por meio dos conceitos definidos. Ao buscar inspirações para coleção fazemos uma pesquisa aprofundada de ideias e tendências para garantir que nosso Fall Winter 23 seja um sucesso!”, diz CEO da empresa Werner Arthur Müller Junior, filho do fundador da marca, Werner Arthur Müller. 

Werner, uma das maiores empresas exportadoras de calçados do RS, apresenta criações Outono-Inverno 23 (Divulgação)

Werner, uma das maiores empresas exportadoras de calçados do RS, apresenta criações Outono-Inverno 23 (Divulgação)

“Exploramos os mais diversificados materiais a partir de um estudo sobre vitreos, que passam a ideia de vidro e o couro cristal, que tem uma textura diferente do couro tradicional. Nessa edição também surgiram novos shapes e construções, como platform, boots e os saltos arquitetônicos em muitos modelos”, nos detalha Werner Junior, sobre a marca que investe em sofisticado handmade. O empresário reforça o compromisso socioambiental da empresa: “A Werner está localizada em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, que foi a primeira cidade a ter um passivo zero de resíduos industriais, dando a destinação correta para o lixo e gerando uma consciência ambiental com o seu exemplo para outras cidades. As preocupações sociais e ambientais também fazem parte da metodologia da empresa, que colabora ativamente através de doações a órgãos carentes, entidades filantrópicas e ações comunitárias, com uma visão solidária e protetora”.

Giulia Domna

A mulher contemporânea quer investir em estilo próprio, mas não se vê mais obrigada à nada, não é mesmo? E isso inclui a moda. Por isso a Giulia Domna investe em praticidade e elegância no dia a dia, mas sem deixar de apostar nas principais tendências. Tanto que na sua coleção Inverno 2023, os clássicos mocassins surgem repaginados, com novas cores e enfeites, e seguem sendo protagonistas nas produções da estação. Além disso, a tendência western retorna e promete ser ícone de estilo, na coleção esses modelos se destacam com materiais metalizados, bordados, animal print e, claro, o clássico camurção. Os coturnos, que são peça chave do inverno, seguem trazendo novos recortes e texturas, bem como as botas, que são vistas em variadas alturas de salto e na trend absoluta da próxima estação, que são os modelos over the knee, com canos em napa stretch e knit. Os monogramas ganham destaque na temporada, com aplicação em diversos tipos de cabedais, podendo compor looks clássicos ou urbanos. E, os modelos de calçados meia pata, que já são sucesso nas passarelas internacionais, trazem cores vibrantes e um toque cool e alegre.
A marca Giulia Domma apresenta suas apostas na Zero Grau (Divulgação)

A marca Giulia Domma apresenta suas apostas na Zero Grau (Divulgação)

As bolsas da label se destacam com alças diferenciadas, enfeites e a grande novidade fica por conta das bolsas injetadas, que entregam uma cartela de cores vibrantes, leveza e praticidade em modelos full plastic. A nova coleção está inserida em um contexto disruptivo e moderno, inspirado na liberdade feminina, o conceito “The presente is female” veio para contar que não é o futuro que é das mulheres, e sim o presente, o hoje! Mostrando que as mulheres podem ir e estar onde quiserem, sendo donas do seu mundo.
Giulia Domma nova coleção na Zero Grau (Divulgação)

Giulia Domma nova coleção na Zero Grau (Divulgação)

Dora Lis

Fundada em 2020, a Dora Lis preza por modelos confortáveis, minimalistas e atemporais possível, respeitando a essência da marca. “A bolsa é um dos acessórios mais importantes e versáteis para compor um look e pode transformá-lo completamente. E muito além de agregar informações de moda, elas são funcionais e utilitárias, guardando todos os itens necessários para o dia a dia. Em nossa coleção, o acessório vem em uma grande variedade de formas e estruturas, além de uma infinidade de enfeites que podem levá-los de um look minimalista a um super fashion statement. Acompanhamos os shapes que vão bombar em 2023 e trazemos para os modelos, como a bolsa mala de couro que todo mundo precisa quando quer carregar muita coisa. Uma peça que vai durar pra vida. Ou ainda, a Bolsa Couro Bolsos Laterais Média, em couro legítimo, que também cabe muita coisa”, diz Lucas Barcikofki, à frente da grife.

“A empresa foi criada há dois anos em Sapiranga (RS), mas o amor pelo trabalho artesanal e o couro são heranças que acompanham a família há mais de 20 anos. Chegamos para tornar real o acesso a um produto de alto valor agregado, com a qualidade e com atenção aos detalhes que só são possíveis pelas mãos daqueles que movem o mundo. Humanizando processos, aproximando pessoas e fortalecendo conexões em busca da satisfação de quem consome nossos produtos. A marca tem como missão humanizar processos, aproximar pessoas e fortalecer conexões”, completa Lucas, que criou a Dora Lis ao lado da mãe, Lourdes Barcikofki.

A Bolsa Couro Bolsos Laterais Média exclusiva Dora Lis ((Divulgação)

A Bolsa Couro Bolsos Laterais Média exclusiva Dora Lis ((Divulgação)

Artesana Bag

Novidades na Zero Grau! Inicialmente produzindo private label, a Artesana Bag foi fundada em 2021e esse ano deu início a um novo projeto de marca própria. Ganhou bastante espaço na feira da SICC 22, onde teve a sua primeira participação. Luciana Nunes, proprietária e estilista, com mais de 20 anos de experiência em design de bolsas, lidera a marca. “Nesta feira estamos mais amadurecidos. Fortalecemos nosso time, sempre com foco na qualidade e estilo de nossos produtos. Em nossas bolsas, trabalhamos diferentes texturas de couros premium, como croco, snake, pirarucu, além de novos shapes e cores. Nossa campanha de Inverno valoriza o Rio Grande do Sul, líder em exportação de couros. Além do trabalho artesanal em diversos outros ramos, destacamos o vale dos vinhedos, a arquitetura”, diz. 

Bolsa Matelassê em Couro da Artesana Bag (Divulgação)

Bolsa Matelassê em Couro da Artesana Bag (Divulgação)

ScamboO

A proposta da nova coleção ‘Raízes’, da marca ScamboO que cria e produz sapatos, bolsas e acessórios, é transmitir a mensagem de conexão: relembrando nossas raízes e estando em contato consigo mesmo e com a natureza. A conceito por trás da criação, é que saber de onde viemos nos guiará para onde devemos ir. A grife investe na tendência boho, trazendo de volta as franjas para o street style, dessa vez em produções mais modernas. O dourado é uma das tendências de moda que marcou presença durante as mais diversas fashion weeks. A cor, que sempre esteve presente em acessórios, marca seu retorno para todas as peças, sendo acompanhada dos outros tons de metalizados, como o prata e o grafite.

A nova coleção da ScamboO está na Zero Grau (Divulgação)

A nova coleção da ScamboO está na Zero Grau (Divulgação)

A marca também aposta na glittercore, já que a moda que brilha ainda é absoluta. Dos acessórios desejo como bolsas em cores variadas até uma paleta que exalta tons de pedras preciosas nos calçados. A empresa fundada em 1991, em Goiás, utiliza 100% de energia solar no processo de fabricação de seus produtos. Todos os retalhos de couro são reutilizados para produção de acessórios. A grife também conta com uma cooperativa com mais de 30 bordadeiras que fazem o handmade com todo cuidado e dedicação.

Model de bolsa da ScamboO que está na Zero Grau (Divulgação)

Model de bolsa da ScamboO que está na Zero Grau (Divulgação)