‘What’s your deep truth?’ Valentina Sampaio e Lara Lisboa estrelam campanha e revelam seus segredos


Manifesto e campanha “What’s your deep truth?” marcam lançamento da coleção Verão 2021 da Schutz, que convida as mulheres a revelarem suas verdades mais íntimas. “É na minha vulnerabilidade que encontro forças”, garante Valentina. Já Lara diz: “Eu não consigo conversar com uma pessoa sem estar olhando diretamente no olho dela”

O isolamento social imposto pela pandemia causada pelo novo coronavírus fez boa parte das pessoas voltar os olhos para uma introspecção, mergulhando no que há de mais profundo na alma de cada um. É nessa pegada de autoconhecimento que a Schutz lança a campanha “What’s your deep truth?”, que também é um convite para as mulheres revelarem suas verdades mais íntimas. As musas Valentina Sampaio, primeira modelo transgênero a ser capa da Vogue Paris e angel da Victoria’s Secret, e  Lara Lisboa, a linda modelo cacheada que rompeu preconceitos e é um dos rostos da Lancôme, aceitaram o desafio de responder a essa pergunta e contaram suas descobertas e verdades mais profundas.

A força de Valentina e Lara é inspiradora. Em frases curtas, as duas contam o que as move e conferem muita personalidade ao short film do manifesto “What’s your deep truth?”. “Eu não consigo conversar com uma pessoa sem estar olhando diretamente no olho dela. Felicidade é você se sentir livre. Verdade sempre, independentemente se vai machucar ou não”, afirma Lara. “É na minha vulnerabilidade que encontro forças e equilíbrio. E precisamos de um mundo com mais respeito em que você possa viver como é”, garante Valentina.

A verdade de Lara passou por várias aceitações, que incluem até cabelo. No começo da carreira, em 2011, ela não gostava dos cachos que, atualmente, são sua marca registrada. Por isso, não teve problemas ao posar para seu book de estreia com os fios totalmente escorridos, por orientação da primeira agência pela qual passou, ainda em Belo Horizonte (MG). Atualmente, vive na ponte aérea Londres-Brasil e coleciona produtos específicos para manter os cachos bonitos, saudáveis e hidratados.

Lara Lisboa com a bolsa Double Face e a sandália Frida (Foto: Gil Inoue)

No caso de Valentina, a luta contra o preconceito vem desde a adolescência, quando ela deixou a pequena cidade de Aquiraz, uma vila de pescadores no Ceará, para batalhar pelo sonho de ser modelo internacional. A top comemora o fato de as empresas e a sociedade em geral estarem abraçando a diversidade, mas reconhece que ainda existe um longo caminho a percorrer quando se trata de representatividade transgênero.

Quando conversamos com Valentina no início da carreira e momento em que foi uma das modelos mais requisitadas da São Paulo Fashion Week, ela falou sobre a alegria  de ter alcançado esse momento da sua carreira e que esperava de verdade que isso trouxesse algumas mudanças para a comunidade LGBT.

“Sou orgulhosa e honrada por tudo o que tem acontecido, e espero sempre o melhor. Quero que as conquistas não sejam apenas minhas, mas que de alguma forma possibilitem melhorias para todos” falou a modelo à época ao site Heloisa Tolipan. Já com um nome reconhecido internacionalmente, ela ainda falava sobre se salvar do ódio irracional das pessoas: “É claro que o preconceito existe. Eu já fui alvo sim. Seria muita ingenuidade imaginar que não existe preconceito. É lamentável. Ainda há muito para progredirmos”.

Inspirada por ícones da moda como Grace Jones, David Bowie, Gisele, Milla Jovovich, Madonna e Jean Paul Gaultier, Valentina não se denomina um ícone da causa LGBT. A causa está intrínseca a sua vida: “Eu não me considero um ícone. Seria muito pretensioso. Esta causa sempre vai estar comigo, porque eu sou parte dessa bandeira. A minha luta é a luta de muitos. O tempo é o senhor de tudo. Com o tempo, só tenho a aprender, e dele preciso para assimilar o significado de tudo que tem me acontecido”, nos falou lá em 2017. E vejam que caminho lindo ela trilhou até aqui.  “Minha trajetória é de força e perseverança. Encaro as dificuldades como impulsos que me levam a algum lugar melhor. O Brasil é um país violento e não é apenas com a população trans. As taxas de violência são realmente altíssimas. Levantar esta questão e este debate é a forma que encontrei para colaborar com a reflexão, fazendo com que o futuro talvez seja melhor”, pontou.

A coleção Verão 2021 da Schutz ganha o e-commerce da marca, com entrega para todo o Brasil e as lojas em drops de lançamentos. O primeiro, que saiu no dia 13 de agosto, é a linha Candy, que traz shapes poderosos contrastando com tons como turquesa. Entre as peças, destaca-se a sandália Frida, cujas tiras finíssimas e trançadas, dentro da proposta lace-up, proporcionam um efeito sexy e arrebatador. Na hora de usar, a escolha é das Schutz Lovers: vale amarrar na perna, ao longo da canela, fazendo a linha gladiadora, ou no tornozelo, em versão mais curta. O salto retrô confere um charme ainda mais especial ao look.

Outro acessório que chama a atenção é a bolsa Double Face, com o metal de Duplo S, marca registrada da label, e fabricada em couro, tendo um lado liso e outro metalizado. O modelo é perfeito para quem gosta de versatilidade. De acordo com o mood do dia, dá para escolher entre o acabamento prata e o azul, sem abrir mão do glamour no visual.

Para celebrar o lançamento de “Deep truth”, a Schutz promove uma programação especial de talks no perfil do Instagram @schutzoficial. A roteirista e podcaster Camila Fremder é a mediadora e recebe convidadas como a modelo e comunicadora Rita Carreira, a criadora de conteúdo Thai De Melo, a stylist e editora de moda Suyane Yanaya e a artista Nathalie Edenburg. As conversas abordam temas como autenticidade e autoconhecimento feminino.

Lara Lisboa para Schutz (Foto: Gil Inoue)

Quando o assunto é presença online, aliás, a Schutz arrasa. Em julho, Alexandre Birman, à frente do Grupo Arezzo & Co e criador da Schutz, apresentou o Live Shop, primeiro live e-commerce via streaming da label, com foco no olhar do novo varejo estabelecido na internet.

A ideia foi oferecer uma experiência disruptiva, baseada no entretenimento 100% digital. Durante o Schutz Live Shop, a consumidora pode ouvir da própria equipe de produto informações sobre os lançamentos, ao mesmo tempo em que os acessórios foram apresentados por modelos reais em um desfile totalmente online, seguindo os protocolos de segurança tão necessários em tempos de pandemia. A primeira etapa da compra também foi efetivada na plataforma: um QR Code na tela direcionou a cliente para o e-commerce, onde a equipe de vendas concluirá o processo. As coleções para as Schutz Lovers foram batizadas Urban Sneakers, Glam e Tie-Dye Vibes.

Em agosto, a segunda edição do Live Shop teve a participação de Alexandre Birman, que abriu a transmissão apresentando os Schutz Insiders, pessoas à frente das áreas comerciais e de conteúdo e-commerce. Entre os destaques, os loafers coloridos, a bolsa Crush e o tênis personalizável Rush, que permite escolher o cabedal e o toque de cor da sola. Disponível em padrões como branco + metalizado, neon e animal print, o Rush é a aposta ideal para acompanhar tanto o clássico jeans + camiseta branca quanto peças de alfaiataria ou vestidos leves.

Ficha técnica da campanha “What’s your deep truth?”

Planejamento: Yöne
Criação: Magenta
Diretora: Cris Streciwick
Diretor Fotografia: Leo Kawabe
Diretora Arte: Ana Achcar
Diretor de Produção: Andre Bernardes
Montagem: Giovanna Zambianchi
Cor e Motion: Rodrigo de Carvalho
Fotografo Editorial: Gil Inoue
Retoques e Pós: Bruno Rezende
Modelos: Valentina Sampaio, Lara Lisboa
Stylist: Thiago Ferraz
Beauty: Mario Marques