Vogue Fashion’s Night Out: moda-coruja para todos os gostos!


A gente foi conferir o evento que fez o Rio bombar do dia à noite

Passei a tarde de ontem, na companhia do stylist Alexandre Schnabl em um périplo pelos diversos eventos da Vogue Fashion’s Night Out. O que esperar de um evento que começou em Nova York com a proposta de impulsionar o consumo chancelado por uma publicação de prestígio como a Vogue? Bom, quando se trata de Rio de Janeiro, a resposta só pode ser festa! O evento, que está crescendo a cada edição, hoje acontece em 14 países e parece ter se firmado no calendário de borbulhas da Cidade Maravilhosa como um acontecimento super esperado. Essa é a conclusão que a gente chegou após conferir a ação que, dessa vez, transcorreu em três dos shoppings classe AA da cidade: Village Mall, Rio Design Barra e Fashion Mall. Em época de tecnologia avançada, a equipe da coluna se clonou em várias e foi conferir o FNO em cada um dos três pólos da ação. E haja fôlego, solado de calçado – e degustação de champanhe gelado! – para conseguir dar cabo de tudo, tal a quantidade de ações em curso. Sim, teve mesmo de tudo.

A jornada começou pelo Village Mall, o templo das marcas internacionais em solo carioca, com os desfiles da Loungerie, de Paula Barcellos, e da Cia Marítima, de Benny Rosset, que merecem até posts separados por a gente amar. Além disso, a franco-brasileira Anne Fontaine, por exemplo, organizou talk show bacaninha sobre como usar uma camisa branca do dia para a noite. Essencial, não é mesmo? E, óbvio, tudo a ver com as fabulosas camisas brancas que a marca produz, sempre cheias de detalhes espertos como laçadas, babadinhos e outros frufrus. A nova coleção lançada no evento se chama Modern Parisian e conta agora com opções coloridas.

Em seguida, o jornalista Bruno Astuto comandou uma divertida palestra, na qual apresentou ao público do shopping o who’s who da sociedade carioca. Fundamental em época de globalização. Ele também deu dicas de cultura geral e, também, dicas de consumo específicas para as cariocas. O momento funny do acontecimento? A divertida saia justa foi quando uma das presentes afirmou que canga faz parte do must have atual na cidade. “Nananinaninha”, disse Bruno. Segundo ele, “ninguém mais usa canga e o hype agora é descolar a camisa social do boyfriend como saída de praia”. É, faz sentido.

Algumas grifes optaram por desfiles concorridos, como a Loungerie, que apresentou sua coleção de roupas íntimas, Cia. Marítima – que trouxe seus biquínis, caftãs e túnicas poderosas em animal e etnical prints – e o mineiro Victor Dzenk que, óbvio, caprichou na exuberância. Outras marcas optaram por receber os convidados com um champanhe geladinho, como as grifes irmãs, Arezzo e Schutz, cujas novas coleções de acessórios estão de arrepiar! A cartela de cores da primeira e a linha de peças listradas em preto e branco desta última causaram rebuliço nos presentes.

Já de noite, o babado se dividiu entre o Fashion Mall e o Rio Design Barra. Enquanto o público desses dois shoppings é mais notívago, o do Village é composto em sua maioria pela mulherada que, após saracotear o dia todo, precisa estar em casa para dar de comer ao maridinho e aos filhos. Daí que houve, of course, uma espécie de Tratado de Tordesilhas entre os shoppings e os acontecimentos iam se deslocando de lugar. O Rio Design apostou em um concorrido bate-bola fashion do diretor de moda da Vogue, Giovanni Frasson, com a eterna diva Cristina Franco e em algumas ações isoladas em lojas como Mara Mac e Iódice. Mara, por exemplo, editou bolsas de couro coloridas com alças intercambiáveis especialmente para o evento. Parece que quase houve quebra-quebra entre as clientes que disputavam o mimo, tal o sucesso das peças!

No Fashion Mall, a onda era ser cool. A Le Lis Blanc recebeu os convidados com espumante no ponto e uma fornada de brigadeiros de colher que, mal acabava, era reposta. Algumas clientes foram até vistas fazendo farnelzinho e levando um mini estoque na bolsa. E chamavam atenção os displays com a linha de homewear decorada com estampa de azulejaria, aliás, um dos hits dessa estação, tanto nas araras quanto no modelito das convidadas. É, pegou. A Salinas recebeu os convidados com Melissas de coração como brinde. Na loja, a public relations Samantha Szczerb recebia o bonde de famosas composto por Fiorella Mattheis, Bianca Castanho, Dani Monteiro, Emanuelle Araújo, Lavínia Vlasak, Fernanda Pontes e Amandha Lee. A Missoni atacou de arte rua e convidou o street artist Marcio PXE para grafitar um quadro com prints da nova coleção e reinterpretações de Owlie, a corujinha que é a imagem do evento. Juntou gente. O grafiteiro carioca é conhecido por investir em áreas onde as intervenções urbanas seriam impensáveis, como no Museu do Exército, em pleno Forte de Copacabana.

O estilista André Scalercio convidou a editora de moda Iesa Rodrigues para a curadoria de uma exposição em sua loja com fotos de estilistas emblemáticos dos anos 80, clicados por Eduardo Alonso. Uma delícia rever imagens de bambas como George Henri, Pilar Rossi, Gregório Faganello e Marco Rica vestindo tops da época como Tereza Cristina Schmidt, Carla Souza Lima e Jaqueline Sperandio. E, enquanto isso, Alexandre Herchcovitch batia ponto em sua loja carioca e, logo ali, a grife Ricardo Almeida lançava sua linha feminina, oferecendo brindes charmosinhos aos convidados. O resultado, no fundo, foi só um: shopping cheio. Os restaurantes, por exemplo, lotaram. A Brasserie CT, do chef Claude Troisgros, de tão cheia já não aceitava mais clientes e o Pobre Juan, a certa hora, transbordava de gulosos comensais.

Para fechar, a coluna fez uma hot list daquilo que predominou no visual das bem-nascidas presentes nos três shoppings, não necessariamente nessas ordem:

1) estampa de azulejaria

2) animal print whatever, whenever, forever!

3) mini topetes e cabelos longos

4) maxi acessórios, sobretudo braceletes avantajados e maxi colares

5) ostentação auto-ostentável

6) detalhes em franjas (ainda!)

7) rasteirinhas x plataformas e anabelas

8) bolsas Chanel e Prada

9) calças compridas

10) looks em branco, off white ou cru.

 

No Village Mall, o desfile de Victor Dzenk e as celebridades que marcaram ponto durante todo o dia no FNO, que contou com shows de Léo Jaime e Tiago Abravanel (Fotos: Murillo Tinoco)

 

 

Confira quem passou pelo Fashion Mall (Fotos: Bruno Ryfer)

 

Confira a expô em homenagem aos estilistas e modelos dos anos 80 em exibição na loja de André Scalercio, no Fashion Mall