Moda & Beleza

Todos os holofotes da dermatologia para a Linha Skin Savers, de U.SK Under Skin

Um papo com Letícia Moraes Pak, farmacêutica responsável pelo marketing científico da U.SK, sobre Clarify Booster, Acne Control, Age Defense, Firmness Booster, Hydra Balance e Hair Growth, produtos que são a síntese de inovação + high tech para potencializar tratamentos capilares e cutâneos feitos nos consultórios dos dermatologistas

Publicado em 09/10/2019 | Por Heloisa Tolipan

Um novo capítulo na história da dermatologia brasileira. Assim pode ser definido o lançamento da linha Skin Savers, da U.SK Under Skin, que auxilia os dermatologistas a maximizar o revolucionário método de Drug Delivery a obter o melhor de cada ativo e molécula, agindo diretamente no local da aplicação. Clarify Booster, Acne Control, Age Defense, Firmness Booster, Hydra Balance e Hair Growth foram desenvolvidos a partir de combinações de ativos clássicos e inovadores para promover eficácia e segurança e entregar os mais positivos resultados no tratamento de melasma e hiperpigmentação; acne; rejuvenescimento de pele fotoexposta e madura; flacidez; recuperação de danos e cicatrização; e melhora na ancoragem e densidade capilar e qualidade dos fios.

“O crescimento exponencial do mercado e a busca cada vez maior pela melhora da autoestima e da beleza fazem com que novos métodos de entrega, com uma maior eficiência, sejam necessários para otimizar o resultado destas moléculas ativas. Temos satisfação em anunciar ao mercado este lançamento”, afirma Jailson Bispo, CEO da U.SK Under Skin.

Os seis produtos foram desenvolvidos de acordo com o conceito de Drug Delivery. Essa é uma técnica que facilita a entrada e potencializa a penetração de ativos na pele. A aplicação dos produtos da linha Skin Savers é feita topicamente, logo após a utilização de qualquer procedimento que altere a permeabilidade de barreira da pele. A linha foi desenvolvida unindo o que há de mais moderno em ciência e tecnologia com ativos clássicos da dermatologia. De fato, estamos em plena era vanguardista dos tratamentos dermatológicos, com infinitas possibilidades de indicações e tecnologias associadas e ativos entregues juntos ou separados.

Leia mais – U.SK Under Skin marca a história da dermatologia brasileira com o lançamento de Skin Savers

O site Heloisa Tolipan conversou com Letícia Moraes Pak, farmacêutica responsável pelo marketing científico da U.SK Under Skin. Ela estudou Formulation Science na Monash University, na Austrália, é especialista em Biotecnologia e tem MBA em desenvolvimento de cosméticos, além de já ter participado de pesquisas científicas envolvendo a busca de novos ativos farmacêuticos, eficácia de produtos para a saúde e identificação de moléculas com atividade biológica.

Letícia Moraes Pak

Com sua expertise, Letícia explicou, detalhadamente, a indicação de cada um dos seis produtos da nova linha. As fórmulas de Skin Savers são inovadoras e foram desenvolvidas no centro de pesquisas Monteresearch, em Milão, com objetivo de oferecer aos dermatologistas muita inovação com a chancela da U.SK Under Skin, uma das empresas da holding NC – o segundo maior conglomerado da América Latina e líder em produção e vendas de medicamentos no Brasil.

Clarify Booster

Criado para tratamento e prevenção do melasma (surgimento de manchas escuras na pele) e hiperpigmentação, esse produto tem ativos com ação despigmentante, além de renovar e estruturar a pele e ter poderosa ação antioxidante e anti-inflamatória. O grande diferencial é o poder de atuação nas três etapas da melanogênese, o que garante um efeito sinérgico muito mais efetivo na ação despigmentante. Além disso, ação anti-inflamatória e antioxidante inibe os estímulos que desencadeiam a hipermelanose, que é a produção em excesso da melanina.

“Hoje, os ativos mais usados inibem a função da tirosinase, uma enzima que resulta na produção de melanina. Usamos um ativo com essa finalidade também, o Alpha Arbutin, mas colocamos outros dois que funcionam em outras vias: um para inibir a enzima de se converter para gerar melanina e outro para impedir a passagem da melanina do melanócito para os queratinócitos, que é quando o melasma se espalha na pele”, explica Letícia.

Ou seja, ele inibe a produção da enzima que gera melanina, o funcionamento dessa enzima caso ela já tenha sido produzida e, por último, caso a melanina já tenha sido formada, age impedindo sua passagem do melanócito para o queratinócito – que é onde conseguimos ver as manchas escuras.

O Clarify Booster também age caso o queratinócito já tenha sido tomado pela melanina. “Isso porque ele estimula a regeneração, proliferação e renovação celular, fazendo com haja renovação da pele. Ou seja: elimina aquela célula que está com melanina em excesso para que ela se renove, e, com isso, o melasma diminui visivelmente”, diz.

Mas quem tem melasma sabe: é uma (não da para falar em condição da pele?) crônica. Basta uma nova exposição desprotegida aos raios UV para novas manchas aparecerem. O produto também impede efeito rebote. “Se o melasma voltar, por conta de exposição solar, ele volta mais leve após o uso do Clarify Booster. Isso porque o produto muda o funcionamento da pele ao atuar sobre as enzimas”, explica a farmacêutica.

“Sabemos que se o melanócito tiver estímulo, ele continuará produzindo melanina em excesso, então inibimos o efeito dos raios UV ao controlarmos oxidação e inflamação”. O resultado é um produto com três diferentes mecanismos para controle de hiperpigmentação, com hidratação, sem efeito rebote e que não é agressivo e não descama a pele.

Resultado: Controla a hiperpigmentação e ação despigmentante; estimula a renovação e estruturação da pele e tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

 

Acne Control

Com ação nas quatro fases de formação da acne, ele consegue agir globalmente no combate desta patologia e trazer um resultado rápido e eficaz para o paciente.

A acne tem quatro fases de formação: a hiperqueratinização, que é quando as células da pele se multiplicam, mas não descamam, então acabam cobrindo os poros e gerando oclusão; o aumento da produção de sebo e oleosidade, que acabam ficando armazenados no folículo com a glândula sebácea; o surgimento da bactéria C.acnes, que encontra um ambiente propício para seu crescimento, e a inflamação que ela gera na pele. Agora, imagine um produto que consegue agir nas quatro fases? Pois é o que faz o Acne Control, que age globalmente no combate dessa patologia e promove um resultado rápido e eficaz no controle de sebo e hiperqueratinização, com equilíbrio da microbiota da pele e ação anti-inflamatória.

“Nosso produto tem mais de um mecanismo em cada pilar”, diz Letícia. “Primeiro inibimos a enzima que produz o sebo (que vem da testosterona, então quando tem uma desregulação hormonal, pode ter aumento na produção de sebo) e acrescentamos um mecanismo antipoluição, porque a nossa pele vive exposta a metais pesados, fumaça, poluentes… e isso gera uma resposta no organismo, que é o aumento da produção de sebo. Ao controlarmos e eliminarmos poluentes da células, a produção de sebo já diminui”, revela Letícia.

Para hiperqueratinização, há o ácido salicílico conjugado com o silício, que tem o poder de retirar as células que estão ocluindo poros, folículos e glândulas. Além disso, o Acne Control diminui o aparecimento da C.acnes por meio do aumento da microbiota benéfica da pele, que acaba ocupando espaços onde a C.acnes cresceria. Além de diminuir a adesão da bactéria na epiderme e um ativo inovador que dá imunocompetência para o sistema imune, o que melhora a resposta do corpo frente à bactéria.

Por último, o produto impede a inflamação em resposta à bactéria, que é o que gera a vermelhidão da acne. “Há o controle de mediadores inflamatórios endógenos – que são do nosso corpo, e os gerados pela C.acnes, então mesmo que ela, ainda assim, tenha crescido, não vai ter resposta inflamatória”, explica Letícia, ressaltando: “O Acne Control age em toda fisiopatologia e processos da acne, ou seja: tem ação global para resultado rápido e eficaz para o paciente”.

Resultado: Controla a produção de sebo e a hiperqueratinização; equilibra a microbiota e possui ação anti-inflamatória. Melhora visível da acne inflamatória a partir do primeiro uso.

Age Defense

O sol gera oxidação e inflamação na pele, então as células expostas perdem sua capacidade total. O efeito é visto a olho nu, com a perda do viço e de brilho da cútis, além de rugas e mudanças na textura. O Age Defense faz uma melhora global dos sintomas, pegando tudo o que foi degradado e corrigindo.

Foi desenvolvido para estimular a renovação e rejuvenescimento de áreas fotoexpostas e pele madura. Com ação antioxidante e anti-inflamatória, ele não só estimula o metabolismo das células, como protege-as dos danos causados pelos radicais livres, gerados principalmente pela exposição ao sol e poluição. O aumento de colágeno e elastina, evidenciado pelos realizados, garantem não só a melhora no aspecto geral da pele, como a diminuição de rugas e linhas de expressão.

“Ele repõe o colágeno e a elastina perdidos e estimula a produção. Chegamos aos incríveis valores de aumento em 157% de elastina e de 18% em colágeno. Além disso, há a melhora de antioxidantes endógenos – os do nosso corpo, e hidratação”, disse Letícia.

Não há idade para começar a usar o Age Defense. “O dermatologista é quem avalia. Se a pele tem sinais de envelhecimento pelo sol, já é indicado. Não tem idade mínima, é questão de dano. Quando a pele fica muito exposta há efeitos deletérios e a célula perde a capacidade total. Ou seja: diminui viço, brilho, muda textura… O Age Defense proporciona uma melhora global de todos esses sintomas e reparo tecidual”, explica. Ou seja: é visível a imensa melhora no aspecto geral da pele, como a diminuição de rugas e linhas de expressão.

Resultado: Ação antioxidante e anti-inflamatória; recuperação do dano estrutural e controla senescência celular e queda metabólica.

Firmness Booster

Faz um estímulo de colágeno e melhora a flacidez corporal. Sua ação abrange desde a geração de fatores de crescimento até a reativação de células envelhecidas.

Assim como o Age Defense, o Firmness Booster controla senescência celular e queda metabólica, e, além disso, estimula a proliferação e diferenciação celular e a renovação e estruturação da pele para melhora de flacidez nas mais diversas áreas do corpo. Sua ação abrange desde a geração de fatores de crescimento até a reativação de células envelhecidas. “Focamos na estruturação da derme para melhorar flacidez externa. O Firmness Booster promove um estímulo muito intenso de colágeno e aumento de fibroblastos, que são as células que produzem esse colágeno”, diz Letícia. “A diferença dele para o Age é que o Firmness é bem focado em colágeno. A pele flácida não necessariamente precisa de antioxidação. Às vezes, ela precisa de fibroblastos para melhorar sua textura”, diferencia.

“Os ativos do Firmness Booster contam com dois silícios diferentes, um ligado a ácido hialurônico e outro a açúcar, que preenchem a derme, aumentam produção da matriz extracelular, melhoram a junção entre derme e epiderme e aumentam colágeno e elastina independente do stress por raios UV. Ou seja: há uma melhora bem específica no caso da elasticidade”, define Letícia.

Resultado: Proliferação e diferenciação celular; estimula a renovação e estruturação da pele e controla senescência celular e queda metabólica.

 Hydra Balance

Indicado para hidratação da pele sensível ou sensibilizada, o Hydra Balance atua na homeostase da pele, promovendo aceleração da recuperação da barreira cutânea, além de cicatrização e regeneração para pós-procedimentos.

A associação de moléculas de ácido hialurônico em três tamanhos diferentes garante o excelente resultado do Hydra Balance. “Ele é um produto super coringa, porque tem função de cicatrização e regeneração e pode ser usado numa pele que perdeu o viço, em uma mais sensível que precisa de recuperação de barreira cutânea ou no pós-procedimento. Nessa condição, melhora o desconforto promovendo alívio instantâneo, diminuição da temperatura da pele, ação anti-inflamatória imediata, diminuição da ardência e queimação, além, é claro, da melhora na hidratação”, diz Letícia. “O blend de ácido hialurônico age em hidratação imediata, a longo prazo e cicatrização, através do estímulo de células que se ligam para repor a lesão da barreira cutânea”, explica.

Além disso, já que é comum a pele ficar exposta no pós-procedimento, o Hydra Balance tem mecanismos antipoluição e de desintoxicação, anulando o efeito de poluentes para uma recuperação mais ágil e confortável.

Resultado: Cicatrização e regeneração; recuperação de barreiras e homeostase da pele.

Hair Growth

Focado na ação contra queda, perda de densidade e ancoragem dos fios de cabelo, o Hair Growth foi desenvolvido para tratar dois tipos de problemas: alopecia (inflamação crônica que provoca a queda de cabelo) e eflúvio (enfraquecimento temporário dos fios, que pode ter inúmeros causadores, como fatores emocionais, doenças metabólicas, dietas muito restritivas, entre outros).

“O Hair Growth aumenta a quantidade de nutrientes no folículo, e um dos ativos é o silício, a nova vedete entre os dermatologistas para o tratamento capilar. Quando temos queda, literalmente o folículo destaca do cabelo. O silício se liga ao colágeno e fortifica essa ancoragem, e é importante tanto para estruturação do cabelo como da pele”, explica Letícia, acrescentando: “É uma inovação, porque juntamos os ativos. Geralmente os produtos são setorizados: alguns funcionam mais para homens, outro para mulheres, e nós conseguimos atender tanto eflúvio como alopecia com forma de entrega inovadora, aumentando a densidade de folículo, ou seja, promovendo aumento de células para multiplicação de cabelo. O melhor é que a ação é rápida, então os resultados são visíveis nas primeiras aplicações. O Hair Growth apresenta melhora global, com aumento do número de folículos, densidade e ancoragem capilar”.

Além do silício, o produto é composto de aFGF, VEGF – uma combinação única no mercado brasileiro. Entre outros ativos, há aqueles que doam aminoácidos, aumentam hidratação, aumentam o estimulo ao crescimento dos fios, entre outras funções.

Resultado: ancoragem e reestruturação do fio; proliferação e diferenciação celular e crescimento e nutrição capilar.

 

Pesquisas relacionadas