Um novo capítulo na história da dermatologia brasileira. Assim pode ser definido o lançamento da linha Skin Savers, da U.SK Under Skin, que auxilia os dermatologistas a maximizar o revolucionário método de Drug Delivery a obter o melhor de cada ativo e molécula, agindo diretamente no local da aplicação. Clarify Booster, Acne Control, Age Defense, Firmness Booster, Hydra Balance e Hair Growth foram desenvolvidos a partir de combinações de ativos clássicos e inovadores para promover eficácia e segurança e entregar os mais positivos resultados no tratamento de melasma e hiperpigmentação; acne; rejuvenescimento de pele fotoexposta e madura; flacidez; recuperação de danos e cicatrização; e melhora na ancoragem e densidade capilar e qualidade dos fios.
“O crescimento exponencial do mercado e a busca cada vez maior pela melhora da autoestima e da beleza fazem com que novos métodos de entrega, com uma maior eficiência, sejam necessários para otimizar o resultado destas moléculas ativas. Temos satisfação em anunciar ao mercado este lançamento”, afirma Jailson Bispo, CEO da U.SK Under Skin.
Os seis produtos foram desenvolvidos de acordo com o conceito de Drug Delivery. Essa é uma técnica que facilita a entrada e potencializa a penetração de ativos na pele. A aplicação dos produtos da linha Skin Savers é feita topicamente, logo após a utilização de qualquer procedimento que altere a permeabilidade de barreira da pele. A linha foi desenvolvida unindo o que há de mais moderno em ciência e tecnologia com ativos clássicos da dermatologia. De fato, estamos em plena era vanguardista dos tratamentos dermatológicos, com infinitas possibilidades de indicações e tecnologias associadas e ativos entregues juntos ou separados.
Leia mais – U.SK Under Skin marca a história da dermatologia brasileira com o lançamento de Skin Savers
O site Heloisa Tolipan conversou com Letícia Moraes Pak, farmacêutica responsável pelo marketing científico da U.SK Under Skin. Ela estudou Formulation Science na Monash University, na Austrália, é especialista em Biotecnologia e tem MBA em desenvolvimento de cosméticos, além de já ter participado de pesquisas científicas envolvendo a busca de novos ativos farmacêuticos, eficácia de produtos para a saúde e identificação de moléculas com atividade biológica.
Com sua expertise, Letícia explicou, detalhadamente, a indicação de cada um dos seis produtos da nova linha. As fórmulas de Skin Savers são inovadoras e foram desenvolvidas no centro de pesquisas Monteresearch, em Milão, com objetivo de oferecer aos dermatologistas muita inovação com a chancela da U.SK Under Skin, uma das empresas da holding NC – o segundo maior conglomerado da América Latina e líder em produção e vendas de medicamentos no Brasil.
Clarify Booster
Criado para tratamento e prevenção do melasma (surgimento de manchas escuras na pele) e hiperpigmentação, esse produto tem ativos com ação despigmentante, além de renovar e estruturar a pele e ter poderosa ação antioxidante e anti-inflamatória. O grande diferencial é o poder de atuação nas três etapas da melanogênese, o que garante um efeito sinérgico muito mais efetivo na ação despigmentante. Além disso, ação anti-inflamatória e antioxidante inibe os estímulos que desencadeiam a hipermelanose, que é a produção em excesso da melanina.
“Hoje, os ativos mais usados inibem a função da tirosinase, uma enzima que resulta na produção de melanina. Usamos um ativo com essa finalidade também, o Alpha Arbutin, mas colocamos outros dois que funcionam em outras vias: um para inibir a enzima de se converter para gerar melanina e outro para impedir a passagem da melanina do melanócito para os queratinócitos, que é quando o melasma se espalha na pele”, explica Letícia.
Ou seja, ele inibe a produção da enzima que gera melanina, o funcionamento dessa enzima caso ela já tenha sido produzida e, por último, caso a melanina já tenha sido formada, age impedindo sua passagem do melanócito para o queratinócito – que é onde conseguimos ver as manchas escuras.
O Clarify Booster também age caso o queratinócito já tenha sido tomado pela melanina. “Isso porque ele estimula a regeneração, proliferação e renovação celular, fazendo com haja renovação da pele. Ou seja: elimina aquela célula que está com melanina em excesso para que ela se renove, e, com isso, o melasma diminui visivelmente”, diz.
Mas quem tem melasma sabe: é uma (não da para falar em condição da pele?) crônica. Basta uma nova exposição desprotegida aos raios UV para novas manchas aparecerem. O produto também impede efeito rebote. “Se o melasma voltar, por conta de exposição solar, ele volta mais leve após o uso do Clarify Booster. Isso porque o produto muda o funcionamento da pele ao atuar sobre as enzimas”, explica a farmacêutica.
“Sabemos que se o melanócito tiver estímulo, ele continuará produzindo melanina em excesso, então inibimos o efeito dos raios UV ao controlarmos oxidação e inflamação”. O resultado é um produto com três diferentes mecanismos para controle de hiperpigmentação, com hidratação, sem efeito rebote e que não é agressivo e não descama a pele.
Resultado: Controla a hiperpigmentação e ação despigmentante; estimula a renovação e estruturação da pele e tem ação antioxidante e anti-inflamatória.
Acne Control
Com ação nas quatro fases de formação da acne, ele consegue agir globalmente no combate desta patologia e trazer um resultado rápido e eficaz para o paciente.
A acne tem quatro fases de formação: a hiperqueratinização, que é quando as células da pele se multiplicam, mas não descamam, então acabam cobrindo os poros e gerando oclusão; o aumento da produção de sebo e oleosidade, que acabam ficando armazenados no folículo com a glândula sebácea; o surgimento da bactéria C.acnes, que encontra um ambiente propício para seu crescimento, e a inflamação que ela gera na pele. Agora, imagine um produto que consegue agir nas quatro fases? Pois é o que faz o Acne Control, que age globalmente no combate dessa patologia e promove um resultado rápido e eficaz no controle de sebo e hiperqueratinização, com equilíbrio da microbiota da pele e ação anti-inflamatória.
“Nosso produto tem mais de um mecanismo em cada pilar”, diz Letícia. “Primeiro inibimos a enzima que produz o sebo (que vem da testosterona, então quando tem uma desregulação hormonal, pode ter aumento na produção de sebo) e acrescentamos um mecanismo antipoluição, porque a nossa pele vive exposta a metais pesados, fumaça, poluentes… e isso gera uma resposta no organismo, que é o aumento da produção de sebo. Ao controlarmos e eliminarmos poluentes da células, a produção de sebo já diminui”, revela Letícia.
Para hiperqueratinização, há o ácido salicílico conjugado com o silício, que tem o poder de retirar as células que estão ocluindo poros, folículos e glândulas. Além disso, o Acne Control diminui o aparecimento da C.acnes por meio do aumento da microbiota benéfica da pele, que acaba ocupando espaços onde a C.acnes cresceria. Além de diminuir a adesão da bactéria na epiderme e um ativo inovador que dá imunocompetência para o sistema imune, o que melhora a resposta do corpo frente à bactéria.
Por último, o produto impede a inflamação em resposta à bactéria, que é o que gera a vermelhidão da acne. “Há o controle de mediadores inflamatórios endógenos – que são do nosso corpo, e os gerados pela C.acnes, então mesmo que ela, ainda assim, tenha crescido, não vai ter resposta inflamatória”, explica Letícia, ressaltando: “O Acne Control age em toda fisiopatologia e processos da acne, ou seja: tem ação global para resultado rápido e eficaz para o paciente”.
Resultado: Controla a produção de sebo e a hiperqueratinização; equilibra a microbiota e possui ação anti-inflamatória. Melhora visível da acne inflamatória a partir do primeiro uso.
Age Defense
O sol gera oxidação e inflamação na pele, então as células expostas perdem sua capacidade total. O efeito é visto a olho nu, com a perda do viço e de brilho da cútis, além de rugas e mudanças na textura. O Age Defense faz uma melhora global dos sintomas, pegando tudo o que foi degradado e corrigindo.
Foi desenvolvido para estimular a renovação e rejuvenescimento de áreas fotoexpostas e pele madura. Com ação antioxidante e anti-inflamatória, ele não só estimula o metabolismo das células, como protege-as dos danos causados pelos radicais livres, gerados principalmente pela exposição ao sol e poluição. O aumento de colágeno e elastina, evidenciado pelos realizados, garantem não só a melhora no aspecto geral da pele, como a diminuição de rugas e linhas de expressão.
“Ele repõe o colágeno e a elastina perdidos e estimula a produção. Chegamos aos incríveis valores de aumento em 157% de elastina e de 18% em colágeno. Além disso, há a melhora de antioxidantes endógenos – os do nosso corpo, e hidratação”, disse Letícia.
Não há idade para começar a usar o Age Defense. “O dermatologista é quem avalia. Se a pele tem sinais de envelhecimento pelo sol, já é indicado. Não tem idade mínima, é questão de dano. Quando a pele fica muito exposta há efeitos deletérios e a célula perde a capacidade total. Ou seja: diminui viço, brilho, muda textura… O Age Defense proporciona uma melhora global de todos esses sintomas e reparo tecidual”, explica. Ou seja: é visível a imensa melhora no aspecto geral da pele, como a diminuição de rugas e linhas de expressão.
Resultado: Ação antioxidante e anti-inflamatória; recuperação do dano estrutural e controla senescência celular e queda metabólica.
Firmness Booster
Faz um estímulo de colágeno e melhora a flacidez corporal. Sua ação abrange desde a geração de fatores de crescimento até a reativação de células envelhecidas.
Assim como o Age Defense, o Firmness Booster controla senescência celular e queda metabólica, e, além disso, estimula a proliferação e diferenciação celular e a renovação e estruturação da pele para melhora de flacidez nas mais diversas áreas do corpo. Sua ação abrange desde a geração de fatores de crescimento até a reativação de células envelhecidas. “Focamos na estruturação da derme para melhorar flacidez externa. O Firmness Booster promove um estímulo muito intenso de colágeno e aumento de fibroblastos, que são as células que produzem esse colágeno”, diz Letícia. “A diferença dele para o Age é que o Firmness é bem focado em colágeno. A pele flácida não necessariamente precisa de antioxidação. Às vezes, ela precisa de fibroblastos para melhorar sua textura”, diferencia.
“Os ativos do Firmness Booster contam com dois silícios diferentes, um ligado a ácido hialurônico e outro a açúcar, que preenchem a derme, aumentam produção da matriz extracelular, melhoram a junção entre derme e epiderme e aumentam colágeno e elastina independente do stress por raios UV. Ou seja: há uma melhora bem específica no caso da elasticidade”, define Letícia.
Resultado: Proliferação e diferenciação celular; estimula a renovação e estruturação da pele e controla senescência celular e queda metabólica.
Hydra Balance
Indicado para hidratação da pele sensível ou sensibilizada, o Hydra Balance atua na homeostase da pele, promovendo aceleração da recuperação da barreira cutânea, além de cicatrização e regeneração para pós-procedimentos.
A associação de moléculas de ácido hialurônico em três tamanhos diferentes garante o excelente resultado do Hydra Balance. “Ele é um produto super coringa, porque tem função de cicatrização e regeneração e pode ser usado numa pele que perdeu o viço, em uma mais sensível que precisa de recuperação de barreira cutânea ou no pós-procedimento. Nessa condição, melhora o desconforto promovendo alívio instantâneo, diminuição da temperatura da pele, ação anti-inflamatória imediata, diminuição da ardência e queimação, além, é claro, da melhora na hidratação”, diz Letícia. “O blend de ácido hialurônico age em hidratação imediata, a longo prazo e cicatrização, através do estímulo de células que se ligam para repor a lesão da barreira cutânea”, explica.
Além disso, já que é comum a pele ficar exposta no pós-procedimento, o Hydra Balance tem mecanismos antipoluição e de desintoxicação, anulando o efeito de poluentes para uma recuperação mais ágil e confortável.
Resultado: Cicatrização e regeneração; recuperação de barreiras e homeostase da pele.
Hair Growth
Focado na ação contra queda, perda de densidade e ancoragem dos fios de cabelo, o Hair Growth foi desenvolvido para tratar dois tipos de problemas: alopecia (inflamação crônica que provoca a queda de cabelo) e eflúvio (enfraquecimento temporário dos fios, que pode ter inúmeros causadores, como fatores emocionais, doenças metabólicas, dietas muito restritivas, entre outros).
“O Hair Growth aumenta a quantidade de nutrientes no folículo, e um dos ativos é o silício, a nova vedete entre os dermatologistas para o tratamento capilar. Quando temos queda, literalmente o folículo destaca do cabelo. O silício se liga ao colágeno e fortifica essa ancoragem, e é importante tanto para estruturação do cabelo como da pele”, explica Letícia, acrescentando: “É uma inovação, porque juntamos os ativos. Geralmente os produtos são setorizados: alguns funcionam mais para homens, outro para mulheres, e nós conseguimos atender tanto eflúvio como alopecia com forma de entrega inovadora, aumentando a densidade de folículo, ou seja, promovendo aumento de células para multiplicação de cabelo. O melhor é que a ação é rápida, então os resultados são visíveis nas primeiras aplicações. O Hair Growth apresenta melhora global, com aumento do número de folículos, densidade e ancoragem capilar”.
Além do silício, o produto é composto de aFGF, VEGF – uma combinação única no mercado brasileiro. Entre outros ativos, há aqueles que doam aminoácidos, aumentam hidratação, aumentam o estimulo ao crescimento dos fios, entre outras funções.
Resultado: ancoragem e reestruturação do fio; proliferação e diferenciação celular e crescimento e nutrição capilar.
Artigos relacionados