Tem inglesa no Morro? Não, tem brasileira na London Fashion Week!


Com 5 estilistas nacionais, Brasil participa do International Fashion Showcase pela primeira vez, com curadoria de Barbara Casasola!

*Por Alexandre Schnabl

A Mercedes-Benz Fashion Week termina hoje à noite, em Nova York, com o desfile de Pronza Schouler, mas cinco estilistas brasileiros já estão dando o que falar em exposição que abre a London Fashion Week nesta quarta-feira (12/02). Com coquetel de inauguração da exposição na embaixada brasileira em Londres, com direito a ambientação inspirada nos “penetráveis”, de Hélio Oiticica, cinco talentos da moda nacional serão promovidos pelo país. Há espaço para um pouco de tudo. Tem o dendê fashion de Vitorino Campos, o aroma matogrossense dos tricôs de Lucas Nascimento, o Brasil cosmopolita dos paulistanos Guilherme Vieira e Fernando Jorge e o trabalho esperto da gaúcha Barbara Casasola, que desfila na semana de moda londrina junto com Nascimento.

O International Fashion Showcase (IFS) é o evento por trás do evento, sendo voltado para embaixadas estrangeiras e institutos culturais em Londres. A ideia é acolher exposições através da curadoria de estilistas emergentes, conciliando instituições de moda e os veículos de comunicação mais importantes de seus países. Nos últimos dois anos, 40 países e mais de 200 estilistas participaram do Showcase Internacional. Como uma plataforma que acontece em paralelo a Semana de Moda de Londres, focada na mídia, novos negócios e compradores, o IFS com o objetivo de abrir a semana de moda de Londres para o grande público, “convidando-o a uma experiência de moda emergente e global na cidade”.

“Ao mesmo tempo em que a economia do Brasil ganha força, a moda brasileira emerge como parte do discurso de moda internacional. O objetivo desta exposição é apresentar o perfil dos talentos contemporâneos da moda brasileira, com o foco curatorial na herança modernista do Brasil como fonte essencial de inspiração para um grupo pequeno, mas assertivo, de estilistas brasileiros. Essa influência se traduz em uma linguagem estética que pode ser descrita como minimalista, refinada e sensual”, explica a estilista Barbara Casasola, também curadora da expo.

Barbara, assim como Lucas Nascimento e Daniela Halayel, faz parte daquel time de criadores brazucas que se firma fora do Brasil antes mesmo de fazer sucesso por aqui. Ela estudou na renomada Central Saint Martins, em Londres e, logo após se graduar, foi trabalhar com Roberto Cavalli. Com sua marca própria, atende celebrities como a Princesa Paola de Orléans e Bragança e a atriz Gwyneth Paltrow.

A instalação da exposição é inspirada na obra ‘Penetráveis’ de Hélio Oiticica. A proposta de um ambiente eclético faz referência à Tropicália e serve de pano de fundo para a moda em exposição. Hoje, na inauguração da exposição, também será lançado um pequeno catálogo sobre os 5 estilistas com texto de introdução de Lilian Pacce, que se encarrega de dar o bizou:

“Esta pequena amostra de jovens talentos brasileiros que expõe seu trabalho durante a London Fashion Week reflete essa riqueza multicultural que se instalou ao longo dos séculos em nossos 8,5 milhões de km². Por isso não espere desses jovens criadores apenas o estereótipo óbvio que o mundo conhece do Brasil. O talento deles vai muito além. Eles respiram o Brasil e o mundo ao mesmo tempo. Filtram, cada um a seu modo, essa miscigenação e essa miscelânea que convive tão bem por aqui.”, defende Pacce.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Fotos de Barbara Casasola (Divulgação)