SPFW comemora 25 anos de história, lança manifesto e ganha formato inédito e 100% digital


“O momento exige criatividade,” afirma Paulo Borges, diretor criativo da SPFW, acrescentando: “Ver o mundo com outros olhos é essencial para enxergar outras realidades e desbravar novos territórios. Em um mundo cada vez mais acelerado e volátil, as escolhas que fazemos e as direções que seguimos terão enormes impactos em nossas vidas e no mundo”

Com 25 verbos que se desdobram nas mais variadas realizações, a São Paulo Fashion Week comemora 25 anos – todos acompanhados por mim – e vai ganhar uma versão 100% digital em função da pandemia. A partir dos verbos, propõe reflexões como movimento de vanguarda, criadores, oportunidades, poesia, moda, arte, estilo, passado, futuro, diversidade, evolução, sustentabilidade, brasilidade, talento, paixão, alma e afeto.

O evento, que acontece de 4 a 8 de novembro, realiza uma série de ações que reverenciam a pulsão criativa plural e diversa da cidade de São Paulo e celebra o espaço urbano como o seu maior canal de expressão, oferecendo conteúdos inéditos e um formato democrático que promove interação com o público.

“O momento exige criatividade,” afirma Paulo Borges, diretor criativo da SPFW, acrescentando: “Ver o mundo com outros olhos é essencial para enxergar outras realidades e desbravar novos territórios. Em um mundo cada vez mais acelerado e volátil, as escolhas que fazemos e as direções que seguimos terão enormes impactos em nossas vidas e no mundo”.

A semana de moda mais importante da América Latina atinge a fase adulta e celebra sua história de construção, transformação e conquistas, que só são possíveis através da ação, do fazer e no agir. “Criamos uma semana dedicada às diversas manifestações culturais e que sempre encontraram no evento um espaço receptivo de conexão e visibilidade”, pontua Paulo Borges.

Serão mais de 500 conteúdos programados durante cinco dias em todos os canais do SPFW e com projeções mapeadas nas cinco regiões da cidade.

Trinta e seis marcas apresentarão seus trabalhos de maneira livre, em lançamentos e conteúdos digitais inéditos e seis delas fazem a sua estreia nesta edição. São elas: ALG, Freiheit, Irrita, Martins, Misci e Renata Buzzo.

No dia 4 de novembro, às 20h, será realizada uma ocupação audiovisual com luzes e projeções mapeadas em pontos do centro histórico da cidade, com direção do artista visual Alexis Anastasiou. “A moda faz parte da cultura e, cada vez mais, as duas se conversam”, afirma Anastasiou.

A partir do seu histórico acervo de imagens, fotografias e vídeos desses 25 anos, o SPFW preparou uma exposição digital, fazendo um recorte dos momentos mais marcantes do evento. A memória do SPFW passeará pela cidade, das 19h às 24h, com projeções mapeadas fixas e móveis atravessando as cinco regiões de São Paulo, convidando o público a interagir e viver uma experiência coletiva única.

“Fazer parte deste legado e ter o privilégio de resgatar momentos inesquecíveis através desta edição especial de clipes históricos, me deixa muito feliz e orgulhoso,” afirma o documentarista e diretor de audiovisual, Richard Luiz, curador das imagens registradas em vídeo nesses 25 anos de SPFW.

A curadoria de fotografia é assinada por Marcelo Soubhia, fotógrafo e criador da agência Fotosite. “Ao navegar pelas mais de 500 mil imagens de SPFW no arquivo da agência, fiquei muito orgulhoso em perceber a importância de – junto a tantos fotógrafos talentosos que passaram por nossa equipe – termos construído, organizado e armazenado esse acervo único e tão fundamental para contar a história da moda no Brasil”, diz ele. E complementa “Neste período de tantas transformações no planeta, a história pode nos ajudar a refletir e criar novos caminhos para o futuro”.

Ao longo da semana, o SPFW ocupará diversas áreas da cidade com uma instalação de arte urbana, criada pelo fotógrafo e artista plástico, Felipe Morozini, com imagens que destacam o caráter transversal da moda com as diversas áreas criativas. “Fazer parte desta edição é a confirmação de um caminho de ressignificação da moda e da minha própria pessoa”, afirma Morozini. As obras serão acompanhadas por QR Codes que darão acesso à transmissão digital do evento.

Leia o MANIFESTO:

  1. PROVOCAR O MUNDO QUANDO O MUNDO NÃO ERA PROVOCADO
  2. COLABORAR PARA UM MUNDO MAIS RICO, DIVERSO, CRIATIVO, ABERTO, INCLUSIVO
  3. TRANSFORMAR IDEIAS EM AÇÃO
  4. CONSTRUIR ESTILOS PARA VESTIR O MUNDO COM POESIA
  5. CRIAR SENTIDOS E OPORTUNIDADES
  6. COMPARTILHAR CONHECIMENTO, PERSPECTIVAS E CONQUISTAS
  7. DESEJAR O FUTURO E VALORIZAR O PASSADO
  8. INOVAR NA VONTADE, NA CRIATIVIDADE, NA SUSTENTABILIDADE
  9. CONTRIBUIR PARA A EVOLUÇÃO DO MUNDO E EVOLUIR JUNT0S
  10. ABRAÇAR AS PESSOAS, SEUS VALORES E MULTIPLICIDADES
  11. MANIFESTAR NOSSA BRASILIDADE COM ALMA E PAIXÃO
  12. RECONHECER TALENTOS E TRAJETÓRIAS
  13. TRANSPOR LIMITES E PRECONCEITOS
  14. VIVER COM ARTE, DA ARTE E PARA A ARTE
  15. CONECTAR MUNDOS, GERAR NOVOS NEGÓCIOS E PARCERIAS
  16. OCUPAR ESPAÇOS, DAR VISIBILIDADE, ABRIR POSSIBILIDADES
  17. AFETAR E SER AFETADO
  18. REVELAR IDENTIDADES
  19. TECER ENCONTROS, TECER RELAÇÕES, TECER A VIDA
  20. CUIDAR DAS PESSOAS E DO PLANETA PRODUZINDO E CONSUMINDO CONSCIENTEMENTE
  21. NUTRIR A ALMA COM SONHOS
  22. INSPIRAR NOVOS OLHARES
  23. DESAFIAR O SENSO COMUM, EXPERIMENTAR, OUSAR
  24. ALCANÇAR O IMPOSSÍVEL E O IMPROVÁVEL
  25. E ACIMA DE TUDO, ACREDITAR