SICC: Edição digital unirá indústria calçadista e varejo em um ambiente high tech de negócios para Verão 2021


Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o mundo digital acelera a expressividade, proporcionando um outro formato de negociações para players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios. As marcas brasileiras têm encontro marcado com o varejo especializado para negócios e troca de experiências e informações, no dia 7 de julho, das 9h às 21h na edição do Salão Internacional do Couro e do Calçado que vai ser realizado digitalmente na plataforma eMerkator. Este ano, o evento migra para o mundo virtual e traz as novidades do mercado para lojistas, que vão poder acessar todos os lançamentos Primavera-Verão através dos ambientes exclusivos dos expositores com projeção em 3D para navegação e detalhamento dos produtos com materiais especialmente trabalhados para este espaço como fotos, vídeos e catálogos virtuais. Portanto, a fomentação da comercialização do que há de mais inovador e tecnológico no mercado, funcionando como uma ponte entre compradores do Brasil de Norte a Sul e do mundo

*Com Brunna Condini

O neuropsiquiatra austríaco Viktor Frankl (1905-1997), autor de “Em busca de sentido” ao dar um conselho para evitar a frustração da busca pela felicidade idealizada frisou: “Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se”. A indústria de calçados no Brasil tem uma grande importância econômica para o país e está em quarto lugar na produção mundial do segmento. E uma das principais plataformas de fomentação desse setor é o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, promovido pela Merkator Feiras e Eventos, de Frederico Pletsch. O evento impulsiona o lançamento Primavera-Verão em calçados e acessórios, promovendo com qualificação o encontro anual da indústria calçadista com o varejo nacional e internacional. Em 2019, o bom resultado do encontro de três dias em Gramado, na Serra Gaúcha, gerou as melhores expectativas para este ano, já que o salão pioneiro pela diversidade e qualidade apresentou números significativos: foram 400 expositores, 1.800 marcas, 11 mil visitantes, lojistas de Norte a Sul do Brasil e cerca de 500 compradores do exterior, de mais de 50 países, com a constatação do crescimento de 15%, tanto do espaço da feira quanto do número de visitantes. Agora é vital uma nova empreitada para a realização do SICC, “transformando-se”.

SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado: dia 7 de julho, no ambiente digital, de 9h às 21h (Divulgação)

Com 2020 chegou a 29ª edição do SICC e a necessidade da reinvenção, já que tinha uma pandemia no meio do caminho. Por conta da Covid-19, o evento migrou do cenário físico para o cenário digital, mas destacando o mesmo compromisso com a qualidade e a inovação, possibilitando que o lojista e o visitante acessem todos os lançamentos através dos ambientes exclusivos dos expositores com projeção em 3D para navegação e detalhamento dos produtos com materiais especialmente trabalhados para este espaço como fotos, vídeos e catálogos virtuais. Outra novidade é que o internauta vai dar o tom do seu tour, já que a tela onde vão ser transmitidos os vídeos das palestras é móvel, podendo ser diminuída e arrastada, para que ele possa assistir e navegar pelos espaços dos expositores ao mesmo tempo.

“Já estamos na reta final para o lançamento desta edição histórica do SICC e da indústria de calçados. Tudo está sendo cuidadosamente planejado para oferecer a melhor situação possível dentro de um ambiente virtual. A plataforma é uma ferramenta potente de rede e de mercado que permite aos expositores aumentarem a sua visibilidade junto aos compradores nacionais e internacionais para ativar contatos de negócios. Estamos trabalhando com afinco para apresentar um evento único neste momento tão difícil do mundo. Esperando nossos clientes, nossos lojistas e os profissionais do setor para podermos, de uma maneira diferente, confraternizar e sair deste dia com mais informação para cada um agregar ao seu negócio”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do SICC.

Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos (Foto: Dinarci Borges)

Diretora de Relacionamento da Merkator, Roberta Pletsch salienta a relevância do evento no atual cenário. “Todos tivemos que nos reinventar. Nós, os lojistas, os empresários. Adiamos a feira que aconteceria fisicamente de maio para julho, e quando percebemos que não seria possível realizar de forma presencial, planejamos a virtual em menos de 60 dias. Foi corrido, mas valeu à pena. Sei que todos estão com saudade do calor humano deste evento, no entanto, dia 7, teremos muita troca. Será uma alternativa para as coleções e produtos serem expostos e para o empresário investir na ressignificação de suas vendas cada vez mais”, analisa.

O mundo digital acelera a expressividade, proporcionando um outro formato de negócios acelerado neste momento de pandemia. Assim como estamos diante da Quarta Revolução Industrial, momento de compreender o papel das máquinas. Assim como o das inovações que elas promovem, é essencial para entender as novas tendências e formas de comportamento. Mais do que qualquer outro fator, a indústria nacional precisa buscar conhecimento e saber reconhecer as transformações que a sociedade vem sofrendo. Neste momento atual, no qual players das indústrias calçadistas e de acessórios inseridos em toda a cadeia produtiva têm refletido sobre as práticas que permearão – com certeza – o produzir moda no Brasil e no mundo já sentimos o reverberar de vozes sobre zero waste, sustentabilidade + consumo consciente e upcycling ressignificando uma nova produção.

“No meio deste cenário difícil, entregamos a solução, a oportunidade de expor o trabalho e buscar alternativas para se recriar”, pontua Roberta Pletsch

E Roberta acrescenta: “A grade de conteúdo foi muito pensada para o lojista e o mais importante do SICC 2020 online é o fato do fabricante estar mostrando suas peças a partir de uma tecnologia democrática e todos vão ter a oportunidade de divulgar a coleção em nossa plataforma. No meio deste cenário difícil, entregamos a solução, a oportunidade de expor o trabalho e buscar alternativas para se recriar e fazer negócios para a roda da economia girar. A adesão foi total e a expectativa é das melhores”.

A diretora destaca ainda, o dinamismo do evento por conta da interatividade. “Normalmente você entra para ver as feiras virtuais, com uma espécie de catálogo. O nosso terá um stand virtual, vai ser mais interativo, em 3D. Queremos mostrar as novidades, as tendências, que este ano vem com muita cor. Além disso, o conforto, que já estava em alta, dita o tom. Os fabricantes que já tinham coleção, tiveram que se readaptar. Tem de tudo, até pantufa estilosa, colorida, cheia de vida. Acho que tudo isso vai dar uma animada no coração, essa coisa de aconchegar neste momento, chega de tristeza”, diz. “Todos tínhamos outras expectativas para este ano, mas acho importante dizer, que podemos tirar coisas boas desta experiência, repensar como fazemos o que fazemos, para sempre tentarmos oferecer o melhor. E além disso, este encontro, mesmo que virtual, é uma forma de nos fortalecermos, apoiarmos, porque tudo isso vai passar”.

O ambiente virtual do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado a ser realizado dia 7, das 9 às 21h, na plataforma eMerkator.

Pensando nisso, Roberta adianta uma novidade disponível na plataforma no dia do evento: “É muito importante em um cenário como este, também nos cuidarmos, trabalharmos nossas mentes. Então, quando entrarem em nossa plataforma, vai surgir a pergunta: “Oi, como você está?”, abrindo um atendimento proposto com uma psicóloga, com orientações de mindfulness (atenção plena)”. O SICC Digital vai reunir compradores do Brasil de Norte a Sul e do mundo em um universo na web encurtando distâncias para interação e geração de negócios, mas sempre abraçando, mesmo que virtualmente, o ser humano por trás de cada computador.

A sinergia e fomentação da comercialização do que há de mais inovador e tecnológico no mercado, funcionando como uma ponte entre indústria e lojistas

E se hoje, ao voltar da rua precisamos seguir o protocolo de prevenção ao novo Coronavírus, limpando bem os calçados, que não podem ir muito longe, logo logo serão estes sapatos comprados no ambiente de negociação do SICC que vão nos levar para os lugares que sentimos saudades ou os que não devemos mais adiar para conhecer. “Isso, sem dúvida, é muito simbólico”, frisa Roberta. E deseja: “Que seja encontrada a cura, a vacina para esse vírus. Que as pessoas possam retomar suas vidas, se recuperar, não perder mais, tanto no fator humano quanto no econômico. E para o SICC desejo que ano que vem possamos ter a feira em Gramado, na Serra Gaúcha, com os corredores lotados de sempre, com o calor humano, a proximidade física que o ser humano tanto precisa. Mas este ano vamos nos esforçar para essa troca acontecer com a mesma energia circulando, mas online”.

Para participar, ficar por dentro e abraçar o setor

Para visitar o evento e participar deste formato inovador, basta o visitante se inscrever no site https://emerkator.com.br  e participar das 12 horas conhecendo as novidades e os lançamentos  da indústria e tendo acesso a conteúdos inéditos sobre economia, tecnologia, marketing e negócios com palestrantes especialmente selecionados para mostrar estratégias e diretrizes para o momento atual. E ainda, os materiais estarão disponíveis por 10 dias depois do evento, podendo ser acessados até 17 de julho.

As mais renomadas labels da indústria nacional vão avalizar este evento com os calçados e acessórios especialmente desenvolvidos para a próxima temporada quente do ano. Entre elas estão: Aniger Calçados com a marca Petite Jolie, Caçados Beira Rio com as marcas Actvitta, Beira Rio Conforto, Modare Ultra Conforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Vizzano; Calçados Bibi, Grendene com as marcas Grendene, Grendene Kids, Grendha, Ipanema, Rider e Zaxy; Lynd Calçados com a marca Lynd, Mariotta Calçados com as marcas Coratta e Mariotta, Sugar Shoes Indústria de Calçados com as marcas Diversão, Street Star, Urbann Boards, Coca Cola Shoes, Capricho Shoes e Reserva para Calçar; Werner Calçados; Zandow Indústria de Calçados com a marca Suzani Bissoli.

Também fazem parte do mix da plataforma https://emerkator.com.br a Estação Moda RS com 20 empresas e os produtos do Três Coroas Shoes representados por 12 empresas. As entidades: Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato – IBTeC, ACI NH – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e SEBRAE RS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas marcam presença neste evento digital, assim como os parceiros Universidade FEEVALE e Fashion Snoops. E todo o evento tem o patrocínio da Linx SetaDigital.

Para conferir a programação

A grade de speakers é a mais plural possível. Fashion Snoops apresenta Painel Tendências,  das 9h15 às 9h45; em seguida  Fred Rocha bate um papo virtual sobre “O futuro do seu negócio depende de você hoje”, das 10h às 11h30. Já a Universidade Feevale apresenta Painel Economia, das 12h15 às 13h.

O empresário Caito Maia abordará o tema “A loja do futuro: o varejo voltará muito mais forte!

Na parte da tarde, Juan Pablo Boeira fala sobre  “INNOVAÇÃO FRUGAL Uma nova metodologia de Inovação mais rápida e mais barata para tempos de crise”, das  13h15 às 14h15; na sequência  Caito Maia explica “A loja do futuro: o varejo voltará muito mais forte!”, das 14h30 às 15h30; a seguir Alessandro Gil  e Sacha Juanuk abordam o tema “Vamos falar de Omnichannel? Uma conversa sobre experiência de compra e estratégias de vendas”, das 15h45 às 16h30 e logo após Dayana Wasem aborda “Como montar uma estratégia de compra personalizada”, das 16h45 às 17h45. Maicon Dias explora o assunto “Na mente do consumidor”, das 18h às 19h; depois Linx SetaDigital apresenta “Painel Tecnologia”, das 19h15 às 20h e para fechar Rossandro Klinjey demonstra como o “Equilíbrio emocional é a chave para qualquer recomeço, pessoal e profissional”. O evento tem o patrocínio da Linx SetaDigital.

A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.