SICC 2020: a edição digital que fez história ao ressignificar o conceito de feira de negócios do setor calçadista


“O evento do dia de hoje trouxe otimismo, fez as empresas entenderem como uma retomada do setor. Logo pela manhã, a plataforma chegou a receber três mil visitantes. Recebemos até o início da tarde mais de oito mil acessos únicos nas lives, 19 mil visualizações de páginas no espaço dos expositores e cinco mil acessos únicos nos estandes. Olha que expressão, que felicidade”, disse Frederico Pletsch, diretor da Merkator

*Com Brunna Condini

O Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), promovido pela Merkator Feiras e Eventos, de Frederico Pletsch, fez história nessa terça-feira para toda a cadeia produtiva do calçado made in Brasil em sinergia com o varejo. Nesse contexto difícil de pandemia, o SICC migrou do cenário físico para o digital, mas destacando o mesmo compromisso com a qualidade e a inovação e possibilitando aos players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, lojistas e compradores nacionais e internacionais o acesso às negociações dos lançamentos das coleções Primavera-Verão através dos ambientes exclusivos dos expositores com projeção em 3D para navegação e detalhamento dos produtos com materiais especialmente trabalhados para este espaço como fotos, vídeos e catálogos virtuais.

Outra novidade foi a liberdade do internauta dar o tom do seu tour na plataforma digital, já que a tela onde foram transmitidos os vídeos das palestras é móvel, podendo ser diminuída e arrastada, para que ele possa assistir e navegar pelos espaços dos expositores ao mesmo tempo, com o evento transmitido diretamente da plataforma emerkator, criada com o intuito de oportunizar negócios, aumentar as redes de contatos e conhecer tudo o que está acontecendo em um dos segmentos nacionais que mais emprega mão-de-obra.

A edição 2020 do SICC foi desafiadora. Devemos observar muitas mudanças nas relações no mercado que, diante de projeções dos presidentes dos sindicatos calçadistas do país, deve prezar cada vez mais pela sustentabilidade, economia circular e aproximação total ao consumidor. E apesar das dificuldades vivenciadas no cenário, o evento digital veio apontar e inspirar novos caminhos através de palestras com divulgação de informações preciosas. O intuito foi trocar e trazer conhecimento sobre o atual panorama, abastecendo empresários e lojistas para atravessar o momento e fortalecer-se para o futuro.

“Logo pela manhã, a plataforma chegou a receber três mil visitantes. Recebemos até o início da tarde mais de oito mil acessos únicos nas lives, 19 mil visualizações de páginas no espaço dos expositores e cinco mil acessos únicos nos estandes. Olha que expressão, que felicidade”, disse Frederico Pletsch, diretor da Merkator. Num mesmo local, o visitante circulou por 12 horas, visitando expositores, olhando as coleções e elegendo seus produtos-desejo para a compra.

O ambiente virtual do SICC 2020 para que os lojistas, produtores e visitantes pudessem passear pela feira calçadista

Pensando fora da caixa

A direção da SICC representada por Frederico Pletsch, e pelas diretoras Roberta Pletsch, e Nice Barcellos, de Relacionamento e Comercial, respectivamente, também entrou ao vivo na transmissão, compartilhando a experiência da produção do Salão Internacional do Couro e do Calçado em tempo recorde (cerca de 60 dias), e convidando os empresários e lojistas para repensar as formas de fazerem negócio. Os três estavam emocionados em promover uma edição histórica para o setor calçadista brasileiro em meio a uma pandemia sem precedentes na história do mundo. E Frederico, fundador da empresa e criador do conceito de feira de negócios, comentou sobre a mudança no formato deste ano. “Criei esta feira nos anos 2000, sempre foi presencial, fisicamente falando. Mas precisamos nos adaptar por conta do cenário, claro. Fiquei feliz de ver hoje de manhã, que mesmo antes de começar o evento, já tinham mais de 2.000 acessos. Só faltou o olho no olho e o aperto de mão, porque todo resto aconteceu da maneira digital. Estou impressionado. Se esse formato é o futuro? Acredito que vai acontecer da forma presencial e digital. Vamos ter que mudar conceitos. Será uma mescla dos formatos”, diz ele que há décadas promove feiras de calçados. Em tempo: a plataforma disponibiliza todos os seus conteúdos até o dia 17 de julho.

Frederico e Roberta Pletsch

Diretora de Relacionamento da Merkator, Roberta Pletsch falou da agilidade da produção neste tipo de formato. “E isso hoje em dia, é tudo. Nossa feira física aconteceria em maio, passou para julho, mas sabendo que não daria para acontecer desta forma e a importância do evento, demos a solução do SICC online. Foi difícil, porque tivemos que aprender tudo sobre o formato rapidamente, mas também foi gratificante, porque, embora o cenário seja difícil, tivemos que acelerar uma presença nossa maior nos meio digitais”, diz Roberta. “Queremos daqui para frente melhorar mais ainda esta comunicação. O DNA da Merkator é a inovação. Então, eu estou muito feliz. É um marco para a gente. Hoje entramos definitivamente na era digital, lembrando que ele sempre vai andar paralelamente ao físico”.

Roberta Pletsch: “Foi gratificante porque, embora o cenário seja difícil, tivemos que acelerar uma presença maior nos meio digitais” (Foto: Dinarci Borges)

E a diretora comercial, Nice Barcellos, complementou: “Mesmo durante a pandemia, o Brasil teve um crescimento de 61% no e-commerce em relação ao ano anterior. Então, já digo que os eventos físicos voltarão e para caminhar com os digitais. Um não exclui o outro. Na edição deste ano, totalmente online, fizemos essa imersão com nossos clientes, assim eles já podem entender essa nova realidade”.

Nice Barcellos: “Mesmo durante a pandemia, o Brasil teve um crescimento de 61% no e-commerce em relação ao ano anterior”

Frederico Pletsch finalizou agradecendo a confiança dos lojistas e empresários e a dedicação da equipe na realização do salão digital. “Estou muito emocionado. É uma sensação muito pior de frio na barriga do que a feira presencial. Na física, se vejo um caminhão torto, sei o que fazer. Aqui, se acontece algo na transmissão, não sei que fio plugar (risos). Mas deu tudo certo, precisamos e o Brasil precisa. Tem muita gente precisando”, aponta. “Estamos fazendo tudo para nosso expositor e lojista, porque acreditamos demais nessa relação. Acreditamos no sapato. Comecei a vida fazendo salto para sapato. Acredito que o futuro da Merkator vai ser o melhor, teremos a Zero Grau em novembro para expandir esse trabalho. E vamos fazer o SICC bem maior no ano que vem. Acho que o digital e o físico vão se complementar cada vez mais. Mas o evento do dia de hoje trouxe otimismo, fez as empresas entenderem como uma retomada. Isso é muito bom, porque como já falamos, esse é um novo caminho, não temos como voltar atrás”.

Quem esteve por lá

Na plataforma eMerkator, o varejo nacional teve condições de conferir os lançamentos de marcas expressivas da produção nacional e ter condições de planejar as suas compras. Empresas como Aniger Calçados com a marca Petit Jolie, Calçados Beira Rio com as marcas Actvitta, Beira Rio Conforto, MOdare Ultra Conforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Vizano; Calçados Bibi, Grendene com as marcas Grendene, Grendene Kids, Grendha, Ipanema, Rider e Saxy; Lynd Calçados com a marca Lynd, Mariotta Calçados com as marcas Coratta e Mariotta, Sugar Shoes Indústria de Calçados com as marcas Diversão, Street Star, Urbann Boards, Coca Cola Shoes, Capricho Shoes e Reserva para Calçar; Werner Calçados; Zandow Indústria de Calçados com a marca Suzani Bissoli também fizeram história. “Como nós, da promotora, estas marcas estão inaugurando no mundo estandes virtuais, uma modalidade inédita”, diz Frederico Pletsch. Como frisamos, todo o visitante que acessa a plataforma conhece os lançamentos destas empresas e navega com projeção em 3D pelo pavilhão virtual. Todo o evento tem o patrocínio da Linx SetaDigital.

Fredrico Plescht: “Acho que o digital e o físico vão se complementar cada vez mais. E o evento de hoje trouxe otimismo de uma retomada do setor” (Foto: Dinarci Borges)

Umas das palestras que começou o dia dando boas-vindas ao público e inspirando foi a de Fred Rocha, que comandou o painel “O futuro do seu negócio depende de você hoje”. O profissional especialista em varejo e consumo, eleito três vezes Profissional de Marketing em 2016 e agora em 2019, começou sua palestra com questionamentos fundamentais no momento atual: que atitudes tomar em relação ao consumo neste cenário? Como restabelecer nossos negócios para viver mais e melhor? Fred também aproveitou para responder e trocar com o público que acompanhava a apresentação online. “O mais importante é pararmos de vender do jeito velho. O digital é um canal, mas precisamos entender os desafios culturais que temos. As habilidades que trouxeram os negócios até aqui não serão as mesmas que levarão os negócios para o futuro. É muito importante não parar de empreender”, destaca.

“Precisamos aprender a reconstruir não pelo o que o produto vale, mas pelo o que ele pode fazer pelas pessoas, o que o seu produto pode fazer pelo consumidor? Pensar nisso é exercitar a empatia, a chave de relacionamento neste momento”, frisa. Fred foi um dos pioneiros no e-commerce no Brasil, com mais de 26 anos no mercado, e compartilhou essa experiência hoje com lojistas e visitantes do evento digital. “O modelo de negócio passivo já era. Precisamos verdadeiramente pensar como consumidor, identificar os problemas como ele. Muitos me perguntam como vender um produto em um momento como este, e sempre respondo o mesmo: acredito muito em empatia, nos colocarmos no lugar dos outros”, aconselha. “E é aí que pergunto: ‘como o seu produto ou serviço vai melhorar, mudar a vida dos outros hoje’? Convido a pensar em re-empreender o seu negócio, que significa readequá-lo, movimentá-lo sempre. Quando pensamos em montar um negócio para o futuro, pensamos em uma empresa que ajude as pessoas, o dinheiro será consequência disso, agora mais do que nunca”.

Fred Rocha: “O modelo de negócio passivo já era: precisamos verdadeiramente pensar como consumidor, identificar os problemas como ele” (Divulgação)

Além de Fred, estiveram na SICC 2020 online, dividindo conhecimento e trocando ideias: Fashion Snoops que  apresentou Painel Tendências,  dois professores – José Moura e Lisiane Fonseca -, Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, participaram do Painel Economia, Juan Pablo Boeira palestrou  sobre  “Innovação Frugal” Uma nova metodologia de Inovação mais rápida e mais barata para tempos de crise”,  Caito Maia conversou sobre “A loja do futuro: o varejo voltará muito mais forte!”, Alessandro Gil  e Sacha Juanuk abordaram o tema “Vamos falar de Omnichannel? Uma conversa sobre experiência de compra e estratégias de vendas”, Dayana Wasem  ensinou “Como montar uma estratégia de compra personalizada”, Maicon Dias explorou  o assunto “Na mente do consumidor”, depois Linx SetaDigital apresenta “Painel Tecnologia”, Rossandro Klinjey fechou os trabalhos demonstrando como o “Equilíbrio emocional é a chave para qualquer recomeço, pessoal e profissional”.