SENAI CETIQT: Vem saber sobre a vanguarda do sequenciamento de DNA através do PacBio Sequel II


“O SENAI CETIQT é a única organização que possui este tipo de serviço no Brasil. O PacBio Sequel II System entrega uma das melhores experiências solo de sequenciamento possíveis na atualidade, fornecendo fragmentos longos de DNA de altíssima qualidade”, diz Carlos Xavier, Consultor Pesquisador da área de Biotecnologia do SENAI CETIQT

O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT conta com equipamentos pertencentes a cada uma das três gerações de tecnologias de sequenciamento de DNA, incluindo alguns dos mais modernos, que sequenciam milhões de regiões de DNA ao mesmo tempo. A PacBio, uma das principais fabricantes atuais de sequenciadores, tem se diferenciado por conseguir alcançar em seus equipamentos mais recentes um equilíbrio entre a geração de sequências longas de DNA – uma novidade entre os instrumentos deste mercado, que costumam produzir apenas fragmentos pequenos – e  a qualidade do sequenciamento, apresentando baixíssimas taxas de erro, comparáveis às alcançadas pela Illumina, fabricante cujas máquinas costumam ser consideradas o padrão-ouro neste aspecto. 

O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT oferece aos clientes soluções para quaisquer demandas com relação a sequenciamento (Foto: Divulgação)

“O SENAI CETIQT é a única organização que possui este tipo de serviço no Brasil. O PacBio Sequel II System entrega uma das melhores experiências solo de sequenciamento possíveis na atualidade, fornecendo fragmentos longos de DNA de altíssima qualidade. Com outras tecnologias de sequenciamento, isso só é possível combinando os resultados obtidos por diferentes equipamentos.”, comentou Carlos Xavier, Consultor Pesquisador da área de Biotecnologia do SENAI CETIQT.  

 O PacBio traz como principais vantagens a geração de sequências denominadas Hi-Fi Reads, que são as sequências de fragmentos longos (até 20 mil bases) de alta precisão (maior que 99.9%) e a possibilidade de identificar modificações químicas que naturalmente podem ocorrer nas bases do DNA, chamadas modificações epigenéticas. Essas informações podem ser muito úteis em certos estudos e é algo nativamente disponível de maneira automática em qualquer sequenciamento feito com esta tecnologia. 

 “Com essa tecnologia conseguimos alcançar resultados muito mais interessantes do que com qualquer outro sistema existente, conseguimos obter genomas que não seriam possíveis de outra forma.”, explica Carlos.Por ter equipamentos que cobrem as diferentes gerações de tecnologias de sequenciamento, o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT oferece aos clientes soluções para quaisquer demandas que eles tenham com relação a sequenciamento, além da flexibilidade de oferecer serviços que se acomodem melhor ao orçamento do cliente.