SENAI CETIQT promove ‘Concurso Denim Day’ e estimula técnica ao uso do tecido no processo criativo de produto de moda


Faculdade SENAI CETIQT, sinônimo de inovação e que acaba de celebrar o Conceito 5, nota máxima concedida pelo Ministério da Educação, promoveu o “Concurso Denim Day”, com um desfile de moda totalmente voltado para a indústria, produzido por um grupo de 16 alunos, iniciantes e veteranos, do curso de Design de Moda da instituição

Uma das mais democráticas peças de vestuário – e de acessórios, também, claro -, o denim  reinou bonito em 2023. O estilo all denim foi mega trend incensada neste ano e, versátil como ele só, foi usado desde as mega festas do jet setter internacional ao street wear no mundo inteiro. E a Faculdade SENAI CETIQT, sinônimo de inovação e que acaba de celebrar o Conceito 5, nota máxima concedida pelo Ministério da Educação, promoveu o “Concurso Denim Day“, com um desfile de moda totalmente voltado para a indústria, produzido por um grupo de 16 alunos, iniciantes e veteranos, do curso de Design de Moda da instituição. O propósito? Estimular a capacidade técnica e o conhecimento dos estudantes em relação ao uso do tecido no processo criativo de um produto de moda. O Brasil é o segundo maior polo industrial e consumidor de jeans do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A movimentação brasileira em 2022 gerou R$ 26,5 bilhões.

O SENAI CETIQT tem a chancela de ser um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva das indústrias química, têxtil e de confecção e referência em tecnologia, consultoria e formação de profissionais qualificados. E foi na infraestrutura física e tecnológica de ponta, disponível na unidade SENAI CETIQT BARRA – , que inclui toda a operação da área de educação profissional e superior, por meio da Faculdade SENAI CETIQT, e dos serviços ofertados pelo Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção – que pudemos conferir in loco a criatividade e as construções de looks repletos de identidade de novas gerações que estão em alta potência de ideias e ideais para o mercado de trabalho.

O evento contou com a parceria com a Canatiba Textil, que forneceu a matéria-prima para os alunos; apoio da SANCRIS Linhas Fios e Zíperes, que forneceu os zíperes e linhas para as peças; da @HiTech, fornecedora de beneficiamentos químicos em lavanderia e equipamentos de alta tecnologia; da Outer., que doou os sapatos usados na composição do styling dos looks; da Audaces, que presenteou a dupla vencedora com uma licença de um ano da ferramenta Audaces 360; e do Portal Inova Moda Digital, que confeccionou os troféus dos looks premiados.

Criações em denim dos alunos do Curso de Design de Moda do SENAI CETIQT (Foto: Heloisa Tolipan)

A Canatiba Textil busca na tecnologia o caminho para a transformação e modernização do mercado jeanswear e tem como propósito “olhar para o futuro com os pés no presente. Entendemos as necessidades dos nossos clientes, antevemos as demandas do mercado, abrimos caminho para novas criações. Pulsamos com o sangue azul do denim, seguindo o fio da diversidade e integrando pessoas, meios e processos. Entrelaçamos ideias e tecnologias para imprimir as melhores resoluçõese compartilhamos cada uma delas, porque queremos disseminar e compor conhecimento. Somos a Canatiba Textil e tecemos inovação com inteligência todos os dias”.

Entre os processos em prol da sustentabilidade, a empresa destaca:

+ 779.400m³ tratados anualmente na ETE (Estação de Tratamento de Efluentes);

+ 38.900m³ tratados por mês;

Redução de 33% de consumo de água por metro;

A Canatiba utiliza 17 litros por metro de tecido enquanto o padrão de mercado é de 30 litros.

O denim é pura fonte de inspiração e o curso de Design de Moda da Faculdade SENAI CETIQT nos proporcionou um mergulho no trabalho de duplas que deixaram a imaginar fluir enquanto manuseavam a matéria-prima para a criação e produção de peças. Diante dessa realidade, o “Concurso Denim Day” surge como uma das ações realizadas pelo SENAI CETIQT para incentivar os alunos a trabalharem, desde o início da graduação, o uso desse material.

Segundo as professoras do curso de Design de Moda do SENAI CETIQT, Cristiane Santos e Diva Costa, encarregadas pela produção do concurso, eventos como esse mostram aos alunos como é o mundo real do trabalho, uma vez que são treinadas habilidades socioemocionais, responsabilidade social e inteligência emocional. Para ambas, tais elementos são fundamentais para a capacitação e qualificação de futuros profissionais.

Com uma infraestrutura admirável, o SENAI CETIQT possui instalações inovadoras, incluindo laboratórios de ponta, para que os alunos possam experimentar as últimas novidades do mercado durante a sua formação. Dentre eles, o laboratório de estamparia e a lavandaria têxtil, que são equipados com tecnologia de última geração, assim os alunos podem explorar uma variedade de materiais, incluindo o lendário denim. A abordagem prática adotada pela instituição prepara futuros designers de moda para enfrentar qualquer desafio no mercado global.

A metodologia SENAI é baseada em contextualizações reais do mercado de trabalho, sendo assim, o aluno já chega ao mercado preparado para encarar os desafios atuais e, inclusive, propor soluções inovadoras, que acompanham o conhecimento das novas tecnologias.

Look vencedor do primeiro lugar do concurso (Foto: SENAI CETIQT)

O SENAI CETIQT publicou que, de acordo com os alunos do quarto período, Rafael Kutno e Laila Alves, que levaram o primeiro lugar, o concurso foi muito importante para estimular a criatividade. “Fizemos uma peça inspirada na Vivienne Westwood, que foi a mãe de movimentos de contracultura e mãe da moda punk. Criamos um blazer com um coração atrás e a saia, com um estilo bem despojado. Buscamos explorar esse tecido de diversas formas”, explicou Rafael.

No ponto de vista da outra integrante da dupla, Laila Alves, iniciativas como essa acabam se tornando um grande incentivo para os estudantes, tendo em vista que eles também precisaram se reinventar durante o processo de criação.