Moda & Beleza

SENAI CETIQT oferece Cursos de Curta Duração do setor têxtil e químico criados a partir de necessidades da indústria: “Identificamos as demandas do mercado para que os alunos saiam empregados”, afirma Celso Soares Junior, coordenador da escola técnica

As opções vão desde Operador de Lavanderia até Modelagem Industrial de Moda Praia. Ao se formarem, os alunos estão preparados para entrar no mercado de trabalho, pois as aulas são 60% práticas instigando o lado empreendedor de cada um. A novidade deste ano é o Confecções 4.0 Tecnologias e Estratégia voltado para as inovações digitais da chamada 4ª Revolução Industrial. Vem que a gente conta tudo!

Publicado em 05/04/2018 | Por Ana Clara Xavier

O compromisso com a inovação e com a formação de excelentes profissionais para o mercado de trabalho está presente em todas as faces do SENAI CETIQT, incluindo os Cursos de Curta Duração. Ao todo, são oferecidas 17 opções diferentes de aprofundamento acadêmico que passeiam por áreas da indústria têxtil e química indo desde Operador de Lavanderia até Modelagem Industrial de Moda Praia. As formas de ingresso são variadas recebendo desde estudantes que possuem Ensino Médio completo até quem está cursando alguma faculdade. As aulas são 100% presenciais e 60% delas são práticas. Os alunos vivenciam situações reais, no contexto educacional, que serão experimentadas futuramente. “O grande diferencial é o corpo docente que é extremamente capacitado com vivências de mercado. Temos uma grande estrutura tecnológica de máquinas e equipamentos que os aprendizes têm acesso. Além disso, os planos dos cursos são elaborados pensando na atuação no mercado de trabalho”, afirmou Celso Soares Junior, coordenador da Escola Técnica do SENAI CETIQT.

Leia Mais: Em busca de um mercado mais inteligente e competitivo, SENAI CETIQT promove MBI em confecção 4.0 para propagar conceito do futuro no setor

O curso de Costura Avançado é um dos mais populares do SENAI CETIQT (Foto: vgajic/istock.com)

O primeiro módulo de Curta Duração surgiu a partir de demandas que foram identificadas pela própria indústria têxtil e química. “Normalmente, o SENAI CETIQT organiza um Comitê Técnico Setorial, no qual reunimos empresários de determinadas áreas. Neste encontro, discutimos quais são os tipos de profissionais que as companhias necessitam. A partir disto, fazemos os itinerários dos cursos com capacidades e conhecimentos que os alunos vão precisar para serem inseridos no mercado de trabalho”, explicou Celso. Esta versatilidade dentro da carga horária acabou sendo um dos principais motivos que torna as aulas do SENAI CETIQT completas, inovadoras e atraentes.

Celso Soares Junior é coordenador da Escola Técnica do SENAI CETIQT (Foto: Divulgação)

A grande oferta de cursos com formatos muito específicos acaba valorizando o trabalhador e o empresário, porque os profissionais que serão formados por lá possuirão vivência e experiência completamente diferentes de um currículo tradicional. “Estamos agregando valor à competitividade da indústria. Ao mesmo tempo, temos a preocupação de responder as necessidades das empresas e, por isso, os nossos maiores desafios são identificar as demandas do mercado para que os alunos saiam empregados. Esta, inclusive, é uma das missões do SENAI CETIQT sendo um condutor de novas tecnologias”, informou o coordenador da Escola Técnica.

Leia Mais: Formada pelo SENAI CETIQT e à frente da grife Wasabi, Daniela Sabbag lembra das experiências da época da faculdade e dá dica para a próxima geração de fashionistas: “O essencial é estudar e abrir os horizontes”

Confecções 4.0 Tecnologias e Estratégia é a nova oferta deste ano (Foto: SENAI CETIQT)

Entre a gama de opções, as que mais fazem sucesso são as de modelagem feminina e costura. No entanto, esta preocupação com a atualização constante das aulas fez com que o SENAI CETIQT investisse em uma nova especialização que promete fazer muito sucesso pelos próximos anos. “Estamos antenados nas transformações tecnológicas que estão sendo solicitadas pela 4ª Revolução Industrial. A partir disso, estamos lançando alguns cursos voltados para esta demanda e um deles, chamado Confecções 4.0 Tecnologias e Estratégia, visa instigar o aluno a pensar em um projeto 4.0”, comentou. A carga horária desta nova modalidade é de 60 horas.

O curso de Auxiliar de Laboratório de Microbiologia é uma das especialidades que o SENAI CETIQT oferece na área química (Foto: gorodenkoff/istock.com)

Além da atualização do currículo, um dos motivos pelo qual os cursos do SENAI CETIQT são tão concorridos é a preocupação em instigar o lado empreendedor de cada estudante para que o profissional seja capaz, ao final dos estudos, de abrir sua própria empresa, por exemplo. “Existem dois tipos de módulos de Curta Duração. O primeiro é voltado para a capacitação profissional, onde preparamos o aluno desde o básico até estar pronto para começar no mercado de trabalho. São pessoas que, geralmente, não possuem uma formação anterior, mas não necessariamente é estudo final. O indivíduo pode se aprofundar ainda mais depois”, salientou. A carga horária dos cursos deste módulo é de 160 horas, sendo que a frequência varia entre cinco, três ou duas vezes na semana. Os destaques? Modelagem Industrial Feminina, Cronoanálise – que estuda tempos e movimentos e que é uma ferramenta bastante eficaz na melhoria dos processos industriais, e Costura Básico e Intermediário, entre muitos outros.

“O segundo modelo é voltado para o aprofundamento profissional no qual trazemos os alunos novamente para a área de estudo e pesquisa. Este formato é sugerido para quem quer dar continuidade a uma formação mais especializada ou deseja se inserir novamente no mercado de trabalho”, concluiu. Os alunos terão que dedicar entre 40 a 80 horas para a conclusão destes estudos. Entre as opções, destacamos os cursos de Modelagem Industrial de Moda Íntima e o de Modelagem Industrial de Moda Praia, já que o estado do Rio de Janeiro é um dos mais produtores destes segmentos, o de Silk Screen e o de Costura Avançada. Os professores de cada modalidade já fazem parte do corpo acadêmico da casa, contando com grandes nomes com vastas experiências profissionais no mercado.

Os cursos do SENAI CETIQT são voltados para as aulas práticas (Foto: Rawpixel Ltd/istock.com)

“Nenhuma formação deixa de lado o ensino que é passado nas universidades, mas pelo menos é uma opção. Ao instruir o aluno, queremos instigar o lado empreendedor e também colocá-los no mercado de trabalho. Dessa forma, o estudante vai melhorar a sua renda ao ganhar novas possibilidades de atuação”, informou Celso. Para conhecer todos os cursos de Curta Duração, é só clicar aqui. Nos vemos por lá!

Todas as aulas são 100% práticas (Foto: sanjeri/istock.com)

Pesquisas relacionadas