Se a 23ª edição do Minas Trend está olhando para o agora e para o futuro, o SENAI CETIQT é parte integrante nesse processo, principalmente por ser a única instituição de educação profissional voltada ao mercado e à indústria promovendo o conhecimento prático e teórico. O evento – promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG –, e, agora, sob direção criativa do estilista visionário Ronaldo Fraga, une o melhor da moda autoral mineira em simbiose com criadores nacionais e tem o maior Salão de Negócios da América Latina. E pensa inovação e diversidade como ponto chave para a indústria da moda, subvertendo os caminhos tradicionais de um segmento que muda a todo instante. O SENAI CETIQT, fazendo parte desta história, é participante ativo do Minas Trend e agrega inovação, educação e tecnologia.
O diretor executivo do SENAI CETIQT, Sérgio Motta, e o Gerente de Estudos Prospectivos e Projetos Especiais, Marcelo Ramos, também curador do projeto SENAI Brasil Fashion, vieram do Rio para prestigiar as inovações da 23ª edição do Minas Trend e trouxeram a exposição SENAI Brasil Fashion, além da realidade virtual para vislumbrar os caminhos da indústria 4.0, em colaboração com o SENAI-MG. Essas iniciativas são parte do objetivo de apoiar as mudanças industriais facilitadoras e às tecnologias que estão surgindo nos setores das indústrias têxtil e de confecção, sempre com responsabilidade social e ambiental. O SENAI CETIQT unido ao Minas Trend capta o momento histórico no qual a moda segue o rumo autoral, sustentável e renovador.
Incrementando ainda mais o Minas Trend, o SENAI CETIQT do Rio de Janeiro trouxe para o público looks e peças de edições passadas do SENAI Brasil Fashion, projeto que seleciona alunos em doze duplas do SENAI de diversos Departamentos Regionais para vivenciar a experiência de criar um desfile tendo como coaches nomes como Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Lenny Niemeyer. As 12 duplas, que são compostas por um modelista e um estilista, criam, desenvolvem e apresentam minicoleções de três composições no fim do projeto com base em um tema. Na edição 2018, tudo gira em torno de “Todo mundo Tá na Moda”. O grande final será um desfile dia 22 de novembro, no Centro Cultural Ação Cidadania, no Rio, com os tops internacionais na passarela e também modelos que vão representar a diversidade da sociedade. A exposição, em Belo Horizonte, no Expominas, conta a história desses quatro anos da iniciativa inovadora e trouxe para perto do Minas Trend a criação de alunos que são jovens estilistas e modelistas em formação e que aprendem fazendo, celebrando, assim, o trabalho de capacitação do projeto.
O SENAI CETIQT é uma das mais conceituadas instituições de ensino voltado para pensar a indústria e o mercado. A conectividade dinâmica formada pela relação das áreas de Educação, Tecnologia e Inovação é um dos diferenciais da instituição, oferecendo um leque de serviços que o consagram como um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia desses setores.
Segundo Marcelo Ramos, o trabalho executado em parceria com a indústria e o Minas Trend é essencial para a continuação nos próximos anos. “A ideia é que nós possamos trabalhar em colaboração todas as unidades do SENAI no Brasil, principalmente quando se trata da cadeia têxtil e de confecção. Nós procuramos estar sempre em parceria para promover a indústria têxtil de confecção e da moda e, nesse ano, temos uma parceria com a FIEMG e apresentamos a exposição e atividades que impulsionam a indústria 4.0”, contou Marcelo.
No SENAI CETIQT, a combinação de ensino superior, escola técnica, institutos de tecnologia e de inovação faz com que seja a única instituição no país onde o aluno aprende fazendo, tanto a teoria quanto a prática. Ao pensar nisso, expondo e pensando no futuro, a instituição, em parceria com o SENAI-MG, oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a Planta de Confecção 4.0, através de óculos de realidade virtual, simulando seu funcionamento. “A moda é a tangibilização de todo o setor têxtil e de confecção. Junto com o Minas Trend, o SENAI CETIQT fortalece a cadeia em ação conjunta com o SENAI-MG. O evento é sólido e há muitos anos a nossa instituição participa e colabora. É um evento essencial para pensarmos a moda do futuro”, comentou Sérgio Motta.
Artigos relacionados