Moda & Beleza

SENAI CETIQT e Stratasys: Tudo sobre o programa que lançará um olhar sobre a moda praia em 3D

O futuro da moda agora: quem participar do Programa de Imersão vai ter a oportunida de criar um projeto autoral com o tema “Praia 3D – Um olhar sobre o futuro da Moda na Praia”, que contenha descrição do conceito, mood board (painel de referências visuais para representar conceito do projeto), cartela de cores e proposta de produto com um look conceitual. Iniciativa é destinada a estilistas, modelistas e designers de produto e busca alavancar o uso da impressão 3D pela indústria da moda

Publicado em 11/08/2019 | Por Heloisa Tolipan

A gente sempre frisa aqui que o SENAI CETIQT desenvolve uma importante política educacional para atender à demanda dos alunos e a sinergia com o mercado de trabalho. Depois de acompanharmos a criação do curso de Pós-Graduação em Gestão e Planejamento de Modelagem: Moda Praia e Fitness, o site Heloisa Tolipan tem a oportunidade de compartilhar com você, leitor, mais uma inovação rumo ao futuro da moda: foi lançado o Programa de Imersão de Design 3D para alavancar o uso da tecnologia de manufatura aditiva (impressão 3D) pela indústria da moda. Os participantes serão estimulados a trocar conhecimentos, por meio do uso da criatividade, para o desenvolvimento de produtos de moda-praia utilizando impressão 3D.

O Fashion Lab é utilizado por todos os elos da cadeia têxtil e de confecção. São 400m² de área, destinada à criatividade e inovação

A equação é a seguinte: o SENAI CETIQT implementa medidas que direcionem os alunos a reconhecer a universidade como uma aliada, um instrumento singular para o impulsionamento de suas potencialidades. Os programas são exclusivos, os laboratórios de última geração e o reconhecimento é de uma instituição indutora da moda no Brasil. E eu pergunto a você: já conhece o Fashion Lab instalado na Unidade Riachuelo do SENAI CETIQT?  O espaço é destinado à experimentação de produtos e serviços no segmento têxtil e confecção, baseado nos conceitos de laboratório aberto e de maker spaces. A ideia é disseminar a tecnologia inovadora e sustentável nos processos relacionados ao desenvolvimento de produto, modelagem, fabricação aditiva e experiência de consumo. Um espaço aberto e colaborativo para a realização de experimentos que utilizem tecnologias inovadoras destinadas à indústria da moda. Pois é: o Programa de Imersão será realizado no Fashion Lab e é destinado aos alunos e egressos dos cursos de graduação, pós-graduação e técnico do SENAI CETIQT e a profissionais da indústria da moda (estilistas, modelistas e designers de produto), que queiram apresentar projetos focados em repensar a forma como nos vestimos.

Fashion Lab é o primeiro laboratório do país high tech para experimentação tecnológica no setor da moda

Para participar, os interessados deverão criar um projeto autoral com tema “Praia 3D – Um olhar sobre o futuro da Moda na Praia“, que contenha descrição do conceito, mood board (painel de referências visuais para representar conceito do projeto), cartela de cores e proposta de produto com um look conceitual. O processo seletivo do Programa de Imersão de Design 3D será realizado em apenas uma etapa, por uma banca composta por profissionais da Stratasys e do SENAI CETIQT.  Após a seleção de 12 participantes, o programa será estruturado em quatro etapas de imersão no espaço Fashion Lab do SENAI.

Em tempo: A Região Sudeste concentra 48,1% da produção de moda-praia, com destaque para a cidade do Rio de Janeiro, Regiões dos Lagos e Serrana.

A impressora 3D é capaz de nos proporcionar até seis tipos diferentes de materiais e cores variada ( a impressora full color multimateriais PolyJet J750, da Stratasys) e produz protótipos com aspecto de produtos acabados

“As imersões serão workshops conduzidos por nós do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção do SENAI CETIQT e pelos nossos parceiros da Stratasys. Nelas, iremos compartilhar conhecimentos e ajudar os participantes a desenvolver seus projetos utilizando a impressão 3D como principal recurso de produção. Entendemos que esse é o tipo de tecnologia fundamental para repensar a indústria da moda, pois preconiza elementos que compõem a quarta revolução industrial. A intenção não é apenas viabilizar novas formas de criação de produtos, mas também estimular novos modelos de negócio”, explica o responsável por coordenar as ações do Fashion Lab, Bernardo Barbosa.

Segundo ele nos contou, o objetivo do Fashion Lab e da Fábrica Modelo é traçar cada vez mais grandes parcerias com empresas visando levar o futuro para dentro de cada indústria. “A procura é constante e geramos movimento neste espaço e causamos a vontade de muitos participarem entendendo a nova realidade. Este é um espaço de experimentação para novas ideias, produtos e serviços. O Fashion Lab e a Fábrica Modelo nos remetem a um laboratório aberto e foram concebidos com exclusividade pelo SENAI CETIQT para a indústria da moda. Experimentamos conceitos e ideias e democratizamos acesso às novas tecnologias”, afirmou o consultor e responsável por coordenar as ações do Fashion Lab, Bernardo Barbosa.

O Fashion Lab é um espaço colaborativo para experimentação de tecnologias inovadoras

A participação no Programa de Imersão de Design 3D é voluntária e gratuita, sem qualquer cobrança de taxa ao longo das imersões ou evento de conclusão. As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto e devem ser realizadas pelo e-mail fashionlab@cetiqt.senai.br. Os interessados deverão encaminhar na mensagem: nome completo; cópia digitalizada do CPF; cópia digitalizada do CNPJ (se for representante ou sócio de uma empresa); portfólio; e a apresentação do projeto.

Fashion Lab no SENAI CETIQT

Mais informações no site do SENAI CETIQT: www.senaicetiqt.com.

SENAI CETIQT

Criado em 1949, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) é referência em educação, tecnologia e inovação para a indústria têxtil e de confecção. Sua atuação consiste em oferecer serviços transversais que o consagram como um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva desses setores.

Com cursos de nível superior, pós-graduação e extensão, promove formações técnicas, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional, em espaços que simulam o processo industrial, possibilitando a aplicação das teorias em situações práticas desde as primeiras aulas.

O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos foi criado para desenvolver soluções em Química Sustentável, por meio de biotecnologia e novos recursos renováveis, para o estabelecimento de produtos e processos, atendendo assim à demanda de PD&I da indústria química brasileira.

Já o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção é focado na prestação de serviços especializados de Metrologia (ensaios para avaliação da conformidade e calibração), Consultoria (moda, produção e qualidade) e Pesquisa Aplicada (criação ou aprimoramento de novos materiais, produtos, processos e sistemas).

Stratasys

A Stratasys é líder global em manufatura aditiva ou tecnologia de impressão 3D e é fabricante das impressoras 3D FDM® e PolyJet™. As tecnologias da empresa são usadas para criar protótipos, ferramentas de fabricação e peças de produção para indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, produtos de consumo e educação. Por 30 anos, os produtos da Stratasys têm ajudado os fabricantes a reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, o custo e o tempo de colocação no mercado, bem como reduzir ou eliminar os custos de ferramentas e melhorar a qualidade dos produtos. O ecossistema de soluções e expertise em impressão 3D da Stratasys inclui: impressoras 3D, materiais, software, serviços especializados e produção de peças sob demanda.

 

Pesquisas relacionadas