Schutz: Lançado Shop Live, o primeiro live e-commerce via streaming da label


Alexandre Birman, fundador da marca nos levou a uma imersão na fábrica da Schutz, antes de um desfile online seguindo os protocolos de segurança, e possibilidade de compra see now by now. Baseada no entretenimento 100% digital, a label ofereceu às clientes uma experiência disruptiva em três plataformas simultaneamente. As coleções para as Schutz Lovers foram batizadas Urban Sneakers, Glam e Tie-Dye Vibes. Você pode conferir tudo o que rolou no Youtube da Schutz

O futuro é agora. Em quatro meses pulamos uns 10 anos, talvez menos, posso estar exagerando. Mas, hoje, uma empresa precisa ser mutante e sabe se relacionar com o próximo de uma maneira extremamente diferente, sentindo o âmago de cada um. Estar em sinergia com o que há de mais high tech e captando o desejo da consumidora sempre foi a tônica da Schutz. E torna-se vital estando em um tempo complexo na saúde com a pandemia do novo coronavírus e nas relações socioeconômicas. Mas se eu tenho branding consolidada em vários padrões? Se eu sou um e-commerce ou market place? Eu posso acrescentar outros modelos que expressam a necessidade sempre de novos olhares no cenário atual. E que tal re-empreender o próprio negócio, aliando cada vez mais e mais empatia no olhar para a consumidora, estando atento aos seus anseios e necessidades?  Olhar para elas como pessoas com identidade fortes e plurais. E a Schutz sai na frente mais uma vez. Lançou ontem Schutz Live Shop pautada pelo olhar do novo varejo digital e que apresenta de maneira inédita uma plataforma de live commerce via streaming.

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Alexandre Birman, fundador da Schutz e CEO da Arezzo&Co, abriu os trabalhos lembrando que a label foi fundada há 25 anos. O cenário? O ambiente que mais ama: a fábrica da empresa. “Neste lugar que estou no mento são desenvolvidos os protótipos e as amostras dos acessórios”, pontua. Emocionado, ele lembra o nascimento da marca-mãe da família, a Arezzo, criada em 1972 pelo pai, Anderson Birman. Alexandre passou a infância brincando entre caixas de sapato e sempre teve o sonho de lançar sua própria marca. E o fez aos 18 anos. E eu me lembro perfeitamente. Trabalhou e trabalha duro. Só para vocês terem uma ideia acorda todos os dias às 5h, faz seus exercícios físicos e mergulha no trabalho. Não é homem de ficar em escritório. Viaja o Brasil inteiro e exterior para ver olho a olho sua equipe, conversar com clientes… sentir o desejo.

Uma marca poderosa é a que faz a diferença em qualquer momento, pois é uma label que transmite confiança para a cliente ressignificando branding voltado para a inovação. O mundo digital acelera a expressividade, proporcionando um outro formato de negociações para players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios. Tenho constatado nas mais diversas lives que acompanho que precisamos fazer em momentos como o de agora é arregaçar as mangas e construir conhecimento em conjunto. Ou seja, precisamos trabalhar de forma muito empática todas as situações estratégicas. O que precisamos ter em mente neste cenário? Que a cliente quer muito mais do que preço e benefício. Deseja interação, empatia, solidariedade…

Pensar na coletividade como premissa básica. Tem que ser fácil de usar e com design vanguardista. Tem que ser simples, com características minimalistas e requisitos funcionais. A ideia é também disponibilizar canais de acesso não convencionais. Alexandre Birman sempre tem pontuado que é altamente recomendável trabalhar com tecnologias verdes e produzir com fontes renováveis. E volto a dizer que os players das indústrias, profissionais inseridos em toda a cadeia produtiva e consumidores têm refletido sobre as práticas que permearão – com certeza – o produzir moda no Brasil e no mundo e já sentimos o reverberar de vozes sobre zero waste, sustentabilidade + consumo consciente e upcycling ressignificando uma nova produção.

Portanto, a fomentação da comercialização do que há de mais inovador e tecnológico no mercado funciona como uma ponte entre compradores do Brasil de Norte a Sul e do mundo. As coleções para as Schutz Lovers foram batizadas Urban Sneakers, Glam e Tie-Dye Vibes e foram lançadas, ontem, terça-feira, simultaneamente no Instagram, Facebook e YouTube, elevando a experiência de compra através do entretenimento.

Segundo a marca, a ideia foi oferecer uma experiência disruptiva, baseada no entretenimento 100% digital. Durante o Schutz Live Shop, a consumidora tem a experiência de ouvir da própria equipe de produto informações sobre os lançamentos, ao mesmo tempo em que os acessórios são apresentados por modelos reais em um desfile totalmente online seguindo os protocolos de segurança em tempos de Covid-19. A primeira etapa da compra também é efetivada na mesma plataforma: através de um QR Code na tela, a consumidora é direcionada para o e-commerce, onde a equipe de vendas concluirá o processo.

Entre os lançamentos, a coleção Urban Sneakers apresenta atitude bold, através de identidade urbana e contemporânea. Disponível em variações de modelos high-top (cano alto) e low-top (cano baixo), os itens apresentam tendências como logomania e mix de animal print. Destaque também para as diversas possibilidades de texturas presentes em uma única peça – espuma, borracha e pêlo.

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Já em Glam, as sandálias de linhas únicas dão um refresh para o novo glamour, através de construções modernas e materiais inusitados, como vinil e cristais. Alexandre pontua que agora, mais do que nunca, é momento de reflexão e auto-estima. Falei que estamos no tempo da união. E que tal a abelha ser o maior exemplo de trabalho em união. Ela foi parar nas bolsas objeto-desejo da Schutz. Assim como o novo monograma da marca.

Em Tye-Die Vibes, a gente faz um revival aos anos 70, mas com tecnologia de ponta dos tempos atuais. O processo de tingimento da print icônica cria um visual disruptivo em estampas exclusivas, através de slides, mules homewear e modelos de sneakers, como S-Retro e S-Light.

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