Schutz + label Ginger, de Marina Ruy Barbosa: “A nossa crença é em um mundo mais colaborativo e criativo”


A neo marca da atriz em sociedade com Vanessa Ribeiro assina uma parceria com a Schutz, lançada com um Reality Doc. “A collab Schutz + Ginger nasce em um momento muito marcante para a Schutz, que neste ano completou 25 anos. Foi uma colaboração que de fato empregou o significado da palavra; criamos juntos, o tempo todo, em um processo muito completo de discussão de ideias, mistura de estéticas e trocas de conhecimento”, diz Alexandre Birman, CEO do grupo Arezzo & Co e fundador da Schutz

Em um mundo cada vez mais acelerado, as escolhas e direções que seguimos têm impactos e o momento é de criatividade e união. De um olhar para novas realidades desenhadas à potência máxima. Temos acompanhado o cenário desenhado pelo Grupo Arezzo&Co de promover estratégias inovadoras e disruptivas com o mainstream agregando novos modelos de gestão de negócios e proporcionando ao consumidor-protagonista mais e mais experiências completas para a jornada (cada vez mais aguçando os sentidos) de compra. Hoje venho comentar sobre o start da collab Schutz + Shop Ginger, neo marca de moda, criada por Marina Ruy Barbosa e Vanessa Ribeiro, com o lançamento do primeiro capítulo de um Reality Show de sete episódios em ambiente digital semanalmente.

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A Shop Ginger nasceu em 2020 mostrando a garra de um investimento nesses meses que muitos tiveram que se reinventar e seguir em frente e sempre atentos às novas relações interpessoais e a um total consumo consciente. “A collab Schutz + Ginger nasce em um momento muito marcante para a Schutz, que neste ano completou 25 anos. Foi uma colaboração que de fato empregou o significado da palavra; criamos juntos, o tempo todo, em um processo muito completo de discussão de ideias, mistura de estéticas e trocas de conhecimento”, diz Alexandre Birman, CEO do grupo Arezzo & Co e fundador da Schutz. Em tempo: no primeiro capítulo do reality, Alexandre tem uma frase que sintetiza bem o seu espírito de constante novas ideias: “A collab Ginger com nossa estrutura vai decolar. Foguete não dá ré”.

Fomos sentir como Marina Ruy Barbosa tem se engajado nessa sua verve empresária de moda, sinergia com Schutz e sustentabilidade. “Estou muito feliz com essa collab com a Schutz. Não só por podermos estar ao lado de uma grande marca do mercado brasileiro, mas também porque essa parceria representa um passo importante na história da Ginger. Somos uma marca muito nova e é um passo grande para se dar. Acreditamos em uma cultura colaborativa e pudemos colocar em prática. Sustentabilidade também é fazer escolhas melhores, optar por caminhos que façam mais sentido para o mundo. É uma jornada constante de aprendizado”, disse com exclusividade.

A pandemia acelerou processos nas empresas e uma nova realidade de conexão do varejo com o consumidor oferecendo compra com excelência e integração de todos os canais de comunicação. É o Omnichannel ou Ominicanalidade fazendo a diferença com um relacionamento direto com o cliente e sempre sabendo ouvir seus desejos. Como venho frisando aqui, essa integração entre os canais da loja física, do e-commerce, site, mobile e marketplace precisam estar completamente unificadas com ações integradas e em tempo real.

O foco é também mudar o mindset dos profissionais nas empresas com mais especialização, iniciativas e criatividade para chegar ao consumidor, o grande protagonista. É ele que, no final das contas, terá a maior voz no processo do desenvolvimento da cadeia circular dentro da moda, pois é total a preocupação com o meio ambiente e o destino dos resíduos. Questões como comportamento do novo consumidor, os diferentes momentos da crise e seus efeitos sobre as atitudes de clientes e empresários são mudanças que vieram para ficar assim como tendências na maneira de consumir.

Cada vez mais as ações para implantação de práticas, como sustentabilidade e economia circular, com a utilização de processos de fabricação e matérias-primas que regeneram a natureza + uso consciente de recursos, ressignificam a produção e são a tônica para presente e futuro. A transformação permite a conexão com o ecossistema de inovação e o compartilhamento de informações. O mundo mudou e a forma de se consumir e produzir moda também deu um salto nesses sete meses. Podemos dizer que era algo que se esperava para os próximos quatro anos. Estamos observando empresas adotarem um modelo mais justo e sustentável reflexo também de um consumidor cada vez mais consciente. O tema é real e já vinha se destacando como uma tendência clara antes desse período pandêmico.

Moda, arte e inspiração

Dirigido por Bruno Ilogti, o reality capta o todo o desenrolar da produção da coleção que envolveu Marina Ruy Barbosa, Vanessa Ribeiro e Leandro Benites, diretor de estilo da Ginger, em uma profunda imersão na sede e fábrica da Schutz, no Rio Grande do Sul, ao lado de Alexandre Birman, CEO do grupo, e Milena Penteado, head da Schutz, que conduziram um verdadeiro laboratório criativo entre todos, que mostrou o rico passo a passo da construção de sapatos, roupas e bolsas, e todo o processo de produção da Schutz. No início do reality vemos Marina Ruy Barbosa, Vanessa Ribeiro e Leandro Benites conversando sobre o projeto para a Schutz e, ao olhar um desenho, Marina se apaixona pela ideia de um coração pautar as inspirações para os acessórios.

“Colaborar com uma grande marca brasileira fazia muito sentido no início da nossa história. A collab Schutz + Ginger foi a escolha certa para esse primeiro passo, concretizando a nossa crença em um mundo mais colaborativo e criativo. Poder trocar ideias e visões com ambos os times foi uma experiência incrível, que todos poderão acompanhar de perto”, comenta Marina.

Ao conhecer o acervo histórico da Schutz, instalado dentro do complexo produtor de calçados da label, e que conta com 40 mil modelos de sapatos para inspirações, Marina exclamou: “Ahhh!!!!”e correu pelas galerias mil com sapatos. “É impressionante a forma como Alexandre Birman se atenta a todos os detalhes, estrutura, acabamento dos sapatos. Ele conhece absolutamente tudo”, pontua Marina. Sim, Marina. O primeiro brinquedo de Alexandre foi uma caixa de sapato. E passou uma vida inteira acompanhando o trabalho na fábrica da Arezzo ao lado do pai, Anderson Birman, fundador da marca.

“ Marina tem uma humildade incrível e viu a forma como as pessoas trabalham com tanto carinho e como é complexo o processo de um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento para calçados do mundo. São quase 20 mil metros quadrados com pessoas extremamente dedicadas”, disse Alexandre.

Perguntei para Marina Ruy Barbosa como ela analisa as novas plataformas de lançamentos de marcas e as parcerias. Como falei, a pandemia fez empresas inovarem em meses o que fariam em anos. “A troca de ideias e experiências é algo que valorizo muito. Tinha muita vontade de fazer uma collab, mas precisava ter um elemento diferente. Nesse projeto, trouxemos um formato inovador para o nosso mercado – a criação de um reality show com 7 episódios que contaria toda a história e o processo da nossa parceria. Foi uma forma de inovar e trazer esse formato de uma outra perspectiva. Inovar faz muito parte do DNA da Ginger e da Schutz, então não teríamos feito diferente. Queremos trazer o público para mais perto das marcas e fazer com que se sinta parte dessa história”, pontua.

E Marina, você sempre esteve engajada em causas sociais e a label deu a mão ao projeto Gerando Falcões que faz um trabalho lindo. Como foi sua aproximação? E o feedback recebido de tantas pessoas? “Minha relação com o Gerando Falcões vem antes da criação com a Ginger. Conheço o projeto há muitos anos e me aproximei muito do Edu Lyra, a pessoa que fica à frente dessa organização. Ele se tornou um grande amigo e, ao longos do tempo, tive a felicidade de poder colaborar em diversos projetos dentro da ONG. Quando decidi lançar a minha marca e realizar um dos meus sonhos, senti a necessidade de devolver para o mundo também. Por isso, fez muito sentido trazer o Gerando Falcões para o lançamento da nossa coleção – 100% dos lucros foi revertido para eles, com o primeiro drop esgotado em menos de 12 horas. Não poderia ter ficado mais feliz com o resultado”, afirma.

A vontade de fazer o novo não para por aí: com o lançamento da collab, as duas marcas vão anunciar uma vaga de estágio para a equipe Schutz SP, buscando captar novos talentos e criativos para a marca, que serão selecionados pelos times das duas labels.

A coleção tem seu lançamento marcado para 7 de dezembro e será composta por 11 modelos de sapatos, 4 bolsas e 4 peças de roupa, que prometem desaparecer das lojas Schutz de todo o Brasil, seu e-commerce e também pelo site da Shop Ginger.