Projeto Ready to Go do Minas Trend premia quatro marcas e segue capacitando novos talentos da indústria da moda


Chris Gontijo e Meniax foram as vencedoras da 12ª edição do concurso e ganham um estande no próximo Salão de Negócios da semana de moda mineira

Minas Trend 22a edição - Fiemg (Foto: Henrique Fonseca)

*Por Karina Kuperman

Em sua 12ª edição, o Ready to Go já se consolidou como o maior concurso voltado para os talentos criativos da moda mineira. Promovido pelo Sindicato das Indústrias e do Vestuário de Minas Gerais (Sindivest-MG), ele contou com marcas que se reuniram em um estande coletivo no Salão de Negócios do Minas Trend e apresentaram suas coleções do verão 2019 para um júri formado por jornalistas especializados, designers, empresários e formadores de opinião que escolherão a melhor e mais preparada grife para ganhar seu espaço próprio na próxima edição do Salão de Negócios.

(Foto: Henrique Fonseca)

A partir da curadoria do TS Studio, que também assina a organização do projeto, as grifes escolhidas foram Meniax, Libertees – que, vale destacar, tem as peças confeccionadas pelas detentas do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte -, Chris Gontijo, Broderie, Dona Jandira Couture, D. Dora, Jessica Andrade, Lav, Nin e Noveau Jour. Elas trabalharam em cima do tema “transformação”, que guiou a disputa do projeto.

Vale destacar que a experiência como integrante do estande do Ready to Go garante aos pequenos empresários uma imersão ao mercado com todo apoio por trás. Participar desse concurso é mais do que a possibilidade de ganhar um estande próprio: permite essas jovens apostas se capacitarem para imergir ao mundo dos negócios. “O objetivo é dar a eles uma ampla realidade de tudo que, eventualmente, poderia acontecer profissionalmente. Uma completa introdução à realidade”, ressaltou Terezinha Santos, diretora da TS Studio.

O concurso premiou quatro marcas antes do primeiro desfile dessa quarta-feira, 18. Em terceiro lugar, Libertees, que chegou ao seu segundo Minas Trend ainda mais madura e com conceito consolidado. Com concepção da estilista Letícia Leão, a marca retratou seu clima solar e alegre nas peças através de muitas cores, xadrez, flores, rostos e desenhos feitos a partir do tema “liberdade”. Pela primeira vez, a marca apostou em calças, saias e até macacão. Tecido em telas estampadas e com leve transparência chamaram atenção dos fashionistas.

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A Lav ocupou o segundo lugar e Chris Gontijo e Meniax dividiram o ouro. A Meniax é uma marca de underwear masculino lançada em 2017 e desenvolvida para valorizar os diferentes homens que buscam se expressar de forma única e cheia de atitude. No início, o carro-chefe era um underwear arrojado e acessórios, mas a ideia se ampliou e, atualmente, a marca desenvolve o vestuário como um todo. O trabalho para o verão 2019 foi desenvolvido em collab com o estilista Lucas Magalhães e teve como tema a descoberta dos tesouros perdidos, que afundaram durante grandes expedições marítimas entre o velho e o novo mundo. Alfaiataria contemporânea, camisetas de malha e silks gráficos são destaque ao lado das cuecas premium que vêm em uma cartela de cores com tons de azul, laranja, preto e branco.

(Foto: Henrique Fonseca)

Chris Gontijo também trabalha com underwear. Suas lingeries femininas chamam atenção proposta contemporânea de sair às ruas. Tecidos nobres como rendas, tule e sedas são base de suas criações, muito femininas e delicadas. A flor de cerejeira determinou a escolha da cartela de cores do verão 2019, que veio com variações de rosa, framboesa, menta e branco.A coleção apresenta, além do underwear, o loungewear, caftãs e sobreposições.

Em doze edições, o Ready to Go reafirma a missão de ser a vitrine de jovens apostas em um evento da magnitude do Minas Trend. Na trajetória, entre as 60 marcas que já passaram pelo projeto, a iniciativa do Sindivest revelou nomes como Lucas Magalhães, Plural, Anne Est Folle e diversos outros. Precisa dizer mais?