Olivier Rousteing, diretor criativo da Balmain, declara em entrevista: “Fico feliz quando veem que a moda não pertence às pessoas brancas”


Em entrevista à OUT, o francês ainda comentou sobre a globalização de sua marca e o racismo na indústria fashion

Desde que saiu da Roberto Cavalli e assumiu o posto de diretor criativo da Balmain em 2011, Olivier Rousteing tem pouco a pouco inserido seu nome entre o clã de designers-celebs que chamam tanta atenção quanto suas criações ou suas estrelas de campanha. Claro, essa ascensão não foi algo do dia para a noite. Até a curadoria de suas redes sociais é pensada cuidadosamente, assim como as pessoas com quem ele decide envolver o nome de sua marca – todas elas de grande valor na era do Instagram.

Entre a nova turma associada à Balmain e responsável por transformar a marca em sinônimo de “cool”entre os jovens, gente como Rihanna, Kendall Jenner, Jourdan Dunn, Joan Smalls, Naomi Campbell e o casal do momento, Kim Kardashian e Kanye West (os rostos da última campanha, como você viu aqui). Além de serem estrelas e personalidades do mundo fashion, todas elas, assim como Rousteing, têm ajudado a quebrar paradigmas como o racismo e a falta de representatividade na indústria, algo que o próprio estilista fala abertamente em entrevista à edição “Power”, da revista OUT: “As pessoas ficaram tipo: ‘meu Deus, ele é uma minoria tomando conta de uma casa francesa!’. Para mim, eu sou apenas francês. Sim, eu sou negro, mas olhe na rua – há preto, branco, chinês, árabe…”.

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O papel de destaque que o estilista tem ganhado na indústria fashion é realmente pioneiro e, de acordo com ele, há uma vontade de expandir essa diversificação para além dos bastidores: “Olhe as campanhas de perfume. Você nunca vê garotas negras e, se vê, elas estão com tanto Photoshop que parecem quase brancas. É simplesmente errado. As pessoas postam no meu Instagram que estão muito satifsfeitos de ver garotas e garotos negros. Eu fico feliz que eles vejam e não achem que a moda pertença apenas às pessoas brancas. Esses comentários no meu Instagram são mais importantes do que o que a crítica diz. Eu não me importo se você acha que meus ombros foram muito grandes ou muito pequenos nesta estação. Eu não ligo se você acha que meu casaco não era grande o suficiente. Vai vender de qualquer maneira”.

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Olivier Rousteing comenta ainda sobre a escolha um pouco controversa de escalar o casal Kardashian-West, dois americanos, para a sua recente campanha: “Os franceses acham que eu estou menos francês do que antes. No entanto, eu acho que estou mais francês ainda. Kanye e Kim têm esse novo gosto francês. Eles são o novo casal francês. Você precisa de alguém de fora para te dar vontade de querer redescobrir Paris. Eu precisava de americanos na minha campanha. Ela é americana e armênia e tem um bebê de raça mestiça. Isso é o que eu quero mostrar. Eles são globais. Paris e a Balmain precisam se tornar globais”.

Olivier Rousteing entre o casal Kardashian-West, estrelas da atual campanha da Balmain (Foto: Reprodução)

Olivier Rousteing entre o casal Kardashian-West, estrelas da atual campanha da Balmain (Foto: Reprodução)

As declarações mostram por que, mesmo com apenas 29 anos, Olivier é a escolha certa para a Balmain. Sua relação com mídias sociais e a visão de que a moda precisa se globalizar e expandir para além da modelo-Barbie branca e perfeita correspondem às crenças de outros novos estilistas que têm tomado à frente de grandes casas tradicionais. Mas sobre isso, você pode ler mais aqui.