Modelo brasileira com Síndrome de Down ganha destaque nas passarelas internacionais: ‘Tem que brilhar sem medo’


Uma das jovens reconhecidas pela lista Forbes Under 30 em 2021, a modelo Maju de Araújo é a primeira brasileira com Síndrome de Down a desfilar nas mais importantes passarelas do mundo. Aos 21 anos, ela luta contra os estigmas e preconceitos enquanto mostra que pode brilhar como profissional. Com projetos de inclusão, como o “Maju convida”, a influenciadora joga luz na pauta da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs), sobretudo portadores da Síndrome de Down. A convite do governo de Portugal, elas estão levando o projeto para as terras lusitanas. “Eles entendem que a Maju é referência. A gente começou aqui, no Brasil, fazendo esse trabalho. ‘Maju Convida’ fez tanto sucesso que a gente levou para fora”, comenta a chef de cozinha Adriana, mãe e porta-voz de Maju devido à dificuldade da filha com a fala. A ideia é espalhar a iniciativa por muitos outros países.

A modelo Maju de Araújo é a primeira profissional brasileira com Síndrome de Down a desfilar nas principais passarelas do mundo (Divulgação)

*por Luísa Giraldo

Maju de Araújo sempre desejou ser modelo. A jovem foi alçada à posição de uma das pessoas mais influentes do país e alcançou a lista Forbes Under 30 em 2021. Com 1,49m de altura, ela foi a primeira modelo brasileira com Síndrome de Down a desfilar nas passarelas do circuito Paris-Milão-Londres e em muitos outros lugares. O movimento de representatividade ganhou força com a estreia da australiana Madeline Stuart nas passarelas em 2015 e da britânica Ellie Goldstein, em 2020. Com projetos de inclusão, como o “Maju convida”, a influenciadora joga luz na pauta da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs), sobretudo portadores da Síndrome de Down. A carioca compartilha a trajetória profissional com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais.

Maju de Araújo não vê problemas em compartilhar os holofotes. É o que mostra o projeto “Maju Convida”, no qual a modelo traz outras pessoas com deficiência para desfilar com ela nas passarelas. A iniciativa está, agora, conquistando o mundo. A convite do representante do governo de Portugal, o atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, elas estão levando o projeto para as terras lusitanas. “Eles entendem que a Maju é referência. A gente começou aqui, no Brasil, fazendo esse trabalho. ‘Maju Convida’ fez tanto sucesso que a gente levou para fora”, comenta a chef de cozinha Adriana, mãe e porta-voz de Maju devido à dificuldade da filha com a fala. A ideia é espalhar a iniciativa por muitos outros países.

Aos 21 anos, Maju é criadora de conteúdo desde 2017, trabalho que recebe todo suporte e apoio da família. O ponto de partida para a carreira como modelo aconteceu no ano seguinte, quando enfrentou um coma após ter meningite bacteriana. “’Quando sair daqui, serei uma modelo famosa’”, relembrou a mãe.

Maju foi à Itália e à França como modelo representante da L’Oréal Paris, que a consagrou embaixadora internacional da marca. Já em Londres, esteve na passarela de London Represent, uma semana de moda que traz visibilidade para PCDs. “Me senti tão feliz. Chorei. As pessoas me aplaudiram”, descreve a modelo, ao recordar a experiência.

Para além da gratidão pela inclusão do mercado, a confiança da criadora de conteúdo e modelo inspira outras mulheres. Esse é o objetivo dos vídeos que compartilha nas redes.

A modelo Maju de Araújo é a primeira profissional brasileira com Síndrome de Down a desfilar nas principais passarelas do mundo

A modelo Maju de Araújo é a primeira profissional brasileira com Síndrome de Down a desfilar nas principais passarelas do mundo — Divulgação

“A deficiência não paralisou ela; nem os olhares; nem o que as pessoas pensam. Isso faz total diferença. Ela brilha”, opina a mãe de Maju, que a acompanha nas entrevistas. “‘Não me importo se você acha que não sou bonita, que não estou no padrão. Estou satisfeita comigo’”, repete o que a filha costuma dizer.

Maju segue à risca o bordão que a acompanha em todos os momentos da carreira e é conhecido pelos seguidores: “Tem que brilhar sem medo”. A frase se tornou uma forma de espalhar o amor e a autoconfiança. Celebridades que admiram o trabalho da modelo carioca são a atriz Larissa Manoela, a apresentadora Tatá Werneck e a cantora Preta Gil, que não economizam elogios nas redes.

Não me importo se você acha que não sou bonita, que não estou no padrão. Estou satisfeita comigo. — Maju de Araújo

Embora o peso da indústria da beleza seja grande, Maju segue forte: natural, satisfeita com a própria aparência e inspirando outras mulheres com deficiência. “O nosso propósito de vida é dar luz a pauta da diversidade e da inclusão. Desejamos abrir portas para que outras pessoas [com deficiência] tenham êxito no mercado de trabalho, como a Maju.”

Agenda lotada em 2025

Embaixadora internacional da L’Oréal desde 2021, a jovem Maju de Araújo repete a dose de desfiles dos dois últimos anos na Paris Fashion Week (Semana de Moda de Paris), na capital francesa, e Milano Fashion Week (Semana de Moda de Milão), na Itália. A modelo também desfilará no São Paulo Fashion Week, considerado o evento de moda mais importante da América Latina.

A-modelo-Maju-de-Araújo-está-quebrando-tabus-e-vencendo-os-preconceitos-do-mundo-da-beleza

A modelo Maju de Araújo está quebrando tabus e vencendo os preconceitos do mundo da beleza (Divulgação)

Adriana comemora a parceria com marcas e demais agentes do mundo da moda. O desafio, no entanto, é deixar claro que Maju, além de trabalhar como influenciadora digital, tem capacidade de exercer a profissão de modelo.

Tem que brilhar sem medo. — Maju de Araújo

“Com muita calma, a gente está tentando desmistificar isso. Queremos que entendam que ela pode sim participar dos castings de modelo; que pode receber como modelo. Mas são passos lentos: É um processo bem lento para a nossa sociedade. O ‘bonito’ ainda é o que está no padrão”, lamenta Adriana.