Minas Trend: Rosana Bernardes une arte e história em bijoias inspiradas em Tarsila do Amaral e no Mar Egeu


A incensada designer apresenta no maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), e que completa 15 anos, peças exclusivas da coleção inspirada no universo da artista plástica ícone modernista e lança no evento Coleção Resort que propõe um mergulho no Mar Egeu em peças com corais e muito turquesa, além de tons navy

Minas Trend, Maior Salão de Negócios da América Latina comemora 15 anos

Todos os holofotes da moda nacional se voltam para o Minas Trend, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), e sua missão de ser uma plural semana de ênfase à geração de negócios e do novo fazer e pensar sobre toda a cadeia produtiva da moda. Na edição comemorativa dos 15 anos do maior Salão de Negócios da América Latina, realizada no Minascentro, patrimônio cultural de Belo Horizonte, quem também levará história em forma de bijoias é a designer Rosana Bernardes à frente da label que leva sua chancela. A convite da família da artista plástica Tarsila do Amaral (1886-1973), ela criou a coleção Tarsila Por Rosana Bernardes. “Estou no Minas Trend desde o início e sempre acreditei no evento. A cada ano, as edições ganham mais força e visibilidade e como parceira desde o início, sigo acreditando no trabalho sério feito por eles em projetar marcas brasileiras. E com certeza estarei nas próximas edições”, pontua Rosana.

A designer frisa que “foi maravilhoso e enriquecedor” mergulhar no universo dos vigorosos traços, cores e formas do trabalho autoral da artista. “Um prazer trazer as grandes referências do trabalho da artista para o meu universo de acessórios. Criei peças inspiradas nas telas do Abaporu, Manacá e A Lua”, comenta Rosana, que apresentará ainda em primeira mão outro trabalho com a sua assinatura: a Coleção Resort com inspiração no Mar Egeu. “As peças vêm com corais e muito turquesa, além de peças em tons navy”, observa.

Rosana Bernardes lança coleção de acessórios puro-desejo inspirada na arte de Tarsila do Amaral, ícone modernista

No mês passado, em sua casa no Joá, no Rio de Janeiro, Rosana recebeu Tarsilinha do Amaral, sobrinha da pintora. Rosana detalhou as referências presentes no trabalho da artista, das quais lançou mão para elaborar as belíssimas peças: “Na coleção usei os cactos, os corações, o manacá e o sapo. Na cartela de cores busquei a mesma força que Tarsila aplicava em suas telas, de forma que as peças pudessem combinar entre si”. Na cartela de cores busquei a mesma força que Tarsila aplicava em suas telas, de forma que as peças pudessem combinar entre si. “Tarsila, uma mulher à frente de seu tempo, foi definitivamente empoderada e de fibra. Assim como ela, eu também sou do interior do país e criada em fazenda. Lembro de meu pai ter plantado um manacá em frente à cada janela dos quartos das filhas e ao abrir a janela eu sentia o cheiro do manacá. Isso me conectou diretamente com o mundo da Tarsila do Amaral”.

Rosana Bernardes e Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista plástica Tarsila do Amaral (Foto: Divulgação)

Com 30 anos no mercado, Rosana é pura energia em alta potência. Quem vai ao estande dela no Minas Trend sabe que vai encontrá-la criando, ali, sempre, novas peças. “Dou muito valor ao relacionamento com as minhas clientes, isso para mim é uma grande inspiração”. frisa ela, cujos acessórios estão presentes em mais de 250 multimarcas em 34 cidades do país e em 15 países. “Levar a marca Rosana Bernardes para todas as mulheres do mundo, eu chego lá!”, afirma. Ninguém tem dúvida. Suas criações primam pela elegância e identidade como forma de expressão, uma construção estética fenomenal.

A coleção inspirada na obra de arte Manacá, de Tarsila do Amaral

O Brasil é um celeiro de novos designers e criadores e um grande incentivo de que a moda brasileira é realmente um ativo a ser valorizado – Rosana Bernardes, designer

O universo da moda está atravessando mudanças de mindset em que aprendemos também a conviver mais do que nunca com experiências de compras digitais e físicas, ou seja: em ambiente phygital. A forma de produzir, vender e comprar também deu um salto gigantesco. A realidade que estamos vendo agora era algo que se esperava para os próximos quatro anos e que foi acelerado. Perguntamos a ela como foi lançar mão de um omnichannel: “Criamos sempre campanhas e muita inovação é pensada em canais de comunicação com a nossa cliente. As colaborações também são um diferencial do nosso trabalho e dão nossa projeção à nível nacional e internacional”, observa.