Minas Trend: ‘Qual o segredo de uma loja de sucesso?’. Vem saber com Janaina Ortiga, expert em gestão de varejo


Durante a live realizada na 28ª edição do Minas Trend, maior  Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Janaina pontua que “sem controle dos números não há negócio. O mercado não aceita mais amadorismo e o lucro só vem através do controle. Controlar a saúde financeira, as compras, fazendo o diagnóstico da loja todo mês, independente do tamanho da loja, é cuidar da coluna vertebral de uma loja”

Minas Trend: Maior Salão de Negócios da América Latina comemora 15 anos

“Criei a sigla AEI para apontar as três palavras vitais: ajudar, ensinar e inspirar a equipe, o cliente, os fornecedores e o mercado. Mostrar que não existe fórmula mágica, existe esforço, dedicação, persistência, método e gestão também”, afirma Janaina Ortiga, administradora na área de gestão de varejo e à frente do projeto “O lojista de sucesso”, no qual colabora com empresários para que seus negócios sejam mais lucrativos e com uma equipe motivada.

Durante a live “Qual o segredo de uma loja de sucesso?”, realizada na 28ª edição do Minas Trend, maior  Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Janaina pontua que “sem controle dos números não há negócio. O mercado não aceita mais amadorismo e o lucro só vem através do controle. Controlar a saúde financeira, as compras, fazendo o diagnóstico da loja todo mês, independente do tamanho da loja, é cuidar da coluna vertebral de uma loja. Sem isso o lojista não tem um negócio, tem um hobby. Temos que trabalhar todo dia como se fosse segunda-feira, continuar sempre com a mesma empolgação com a qual começamos nosso negócio”.

Janaina Ortiga à frente do projeto “O lojista de sucesso” (Foto: Gui Barros)

Minha missão sempre foi fazer o cliente feliz, isso que trabalho nos treinamentos de equipe. O cliente tem sempre razão sim, e vale mais que o lucro. Tudo precisa ser avaliado quando é relacionado a satisfação do cliente – Janaina Ortiga, administradora na área de gestão de varejo

Outro ponto abordado foi o visual merchandising, o pilar que encanta, abre portas. “O visual merchandising é tudo, e junto com o despertar de sensações se torna inesquecível”, pontua, acrescentando ainda que “sem ação não tem venda, nada vende sem que antes o desejo seja despertado. Tem que fazer barulho, movimentar. Varejo é movimento todo dia. E esse movimento deve ser voltado para ajudar o próximo sempre. O varejo pode ser uma ponte, um canal entre quem pode ajudar e quem precisa de ajuda. Os propósitos e os valores tão falados hoje nada mais são do que ajudar através do seu negócio em tudo que puder. E também sem pós-venda não tem fidelização. Cuidar, se relacionar e respeitar o cliente é o que garante o futuro de qualquer negócio”.

E como se tornar hoje referência no mercado de moda? “Esquecendo a concorrência e focando no cliente. O que fazer para o cliente sentir que na sua loja ele sempre tem mais? Por que a sua loja é a melhor opção para ele? Eu peço sempre que em todas as ações o lojista pense ‘O que o cliente vai ganhar nessa ação’. Tem que pensar, planejar, estudar para fazer bem feito e diferenciado. Dá trabalho, mas não existe resultado sem esforço no mercado da moda”, observa.

Sobre a relevância do Minas Trend com o maior Salão de Negócios da América Latina, Janaina ressalta que é parte integrante do evento desde a primeira edição. “Como lojista convidada em todas as edições e depois como parceira em palestras, talks e lives. Um evento como o Minas Trend aproxima o lojista das marcas, abre novos mercados e parcerias e ainda leva conhecimento de gestão, moda e mercado através de conteúdo. É bom para todos”, frisa.

Perguntamos a ela como uma marca pode contribuir para o socioambiental, economia, circular e processos responsáveis. “Marcas com propósito sempre fizeram a diferença. Lojas com propósito também. Mesmo as multimarcas, cada uma tem o seu DNA e quando agregam um propósito especial ela se destaca. As novas gerações são movidas por seus valores e o mercado tem que se adaptar a essa nova forma de consumir. Há anos, as pesquisas mostram que de 2 a cada 10 clientes que compravam em marcas que se conectavam com seus valores, esses números iriam crescem rapidamente. Hoje já estamos em 6 a cada 10 e a tendência é crescer mais”.

O cliente hoje busca menos negócio ele quer mais conexão, boas sensações e lembranças. É isso tem que estar ligado aos valores que movem a pessoa – Janaina Ortiga, administradora na área de gestão de varejo

“Varejo é movimento todo dia. E esse movimento deve ser voltado para ajudar o próximo sempre” (Foto: Gui Barros)

E quais os avanços tecnológicos que percebeu que foram lançados com a aceleração tecnológica a partir da pandemia? “Quem não estava no digital entrou, o varejo se desenvolveu para atender do pequeno ao grande de forma mais rápida e fácil para o cliente. Um ganho enorme sem volta. Já existem lojas de moda onde o cliente paga sua conta, tira alarme, embrulha… com provador virtual… avanços que nunca imaginávamos antes”, comenta.

Janaina Ortiga aborda qual o caminha da moda brasileira: “Cada vez mais criativa e diferenciada. Os estilistas brasileiros estão voltados para o novo, mesclando cada vez mais a arte brasileira com a moda, valorizando a mão de obra local, os artistas nacionais. E o cliente vem apoiando esse movimento, o mercado está aquecido, as lojas voltaram a vender bem no físico além do digital, o brasileiro valoriza, gosta e consome as nossas coleções, nosso povo é antenado, chique e sexy ao mesmo tempo, qualidade exclusiva da mulher Brasileira. O Brasil está literalmente na moda, tanto aqui quanto fora”, afirma.

De acordo com Janaina Ortiga, o impulso para o futuro sustentável da moda é principalmente liderado pelos consumidores. “Eles estarão muito mais seletivos, com uma mentalidade de qualidade, valor e sustentabilidade. Estarão preocupados com a origem da moda; se ela é fabricada eticamente e tão boa quanto possível para o meio ambiente”, pontua.