Minas Trend: público participará gratuitamente de palestras como parte atuante do “tecer o futuro da moda”


Promovida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais, a 25ª edição da semana de moda e maior Salão de Negócios da América Latina irá movimentar o Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 22 e 25 de outubro, alinhavando reflexões sobre a inovação, a democratização, a responsabilidade e a diversidade. Nomes como Yamê Reis, Andre Carvalhal, Dudu Bertholini e Raquell Guimarães ministrarão debates sobre questões como sustentabilidade, marketing e responsabilidade social na moda

Quando ressaltamos que o Minas Trend está “tecendo futuros” é importantíssimo um olhar global e que todas as vozes possam ser ouvidas. E a 25ª edição da semana de moda e maior Salão de Negócios da América Latina, promovida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), a ser realizada entre os dias 22 e 25, no Expominas, em Belo Horizonte, vai escrever mais um capítulo para a história da moda brasileira. Na semana passada, eu fiz preview sobre a proposta de união de todas as artes e forças de profissionais de uma ponta a outra da cadeia da moda para lançar luz sobre o setor têxtil em sinergia com toda a plataforma criativa mineira e de Norte a Sul do país. Pois bem. E é essencial interagir e democratizar os talks, painéis e palestras para sentir o feedback do público. E voilà! Você, que é apaixonado por moda e também vislumbra um horizonte de criações no qual a sustentabilidade é a grande aliada, poderá participar gratuitamente e ter contato direto com nomes empoderados e repletos de identidade que vão debater ao longo da semana temas como empreendedorismo, responsabilidade social e futuro da cadeia produtiva da moda.

As ações são parte integrante do Minas Trend Outono-Inverno 2020 e fundamentais, segundo o diretor-criativo, Rogério Lima, que sonha com momentos de interação mais intensos e produções de conteúdos que agucem o interesse de outros segmentos. “A moda só poderá evoluir quando o setor reconhecer o que verdadeiramente instiga o desejo das pessoas e de nichos variados de mercado. A interação com o púbico é fundamental para determinar o comportamento que a moda deve seguir e contextualizar o processo produtivo das coleções”, pontua. Rogério Lima é conceituado designer e sente o pulsar de uma chancela profissional pautada pelo social em sinergia com a sustentabilidade. “Construir o futuro significa atuar no agora. E reconhecermos que, enquanto agentes ativos, não importa se pessoa física ou jurídica, precisamos criar bases capazes de suportar as necessidades das gerações presentes e vindouras”, frisa. E o presidente do Sistema FIEMG, Flávio Roscoe, tem reiterado sempre que a integração cada vez maior da cadeia produtiva da indústria da moda é fundamental. “Somente com todos os setores unidos poderemos gerar negócios e fortalecer a imagem do estado – o que nos fará ganhar mercados dentro e fora do Brasil”, afirma.

Portanto, a partir do algodão como o fio condutor das histórias a serem contadas sobre plurais perspectivas para a moda, o público participará de uma programação elaborada cuidadosamente e com muita empatia para ser a mais elucidativa e contundente possível. Vem com a gente para você já organizar a sua agenda!

Leia também: Minas Trend: com o tema “Tecendo futuros”, o protagonismo e a força do setor têxtil para a moda ‘made in Brasil’

Leia também: Minas Trend – Diretor criativo, Rogério Lima mostra o seu olhar sobre o tema “Tecendo futuros”

A partir da equação Inovação + sustentabilidade + o futuro dos negócios na moda + marketing, diariamente as palestras também proporcionarão um mergulho no perfil consumidor da nova geração. Já o Sebrae Talks voltará o olhar dos participantes para a gestão, em bate-papos sobre marketing digital na moda; a inteligência do varejo na era da experiência; acessórios como auto expressão e Varejo & Estilo.

O start será no dia 22, terça-feira, às 13h30, com um talk realizado no espaço da Ecomaterioteca. Pedro Julião, da Dream Estamparia – Ecodream – falará sobre a estamparia digital sustentável. Hoje, o Brasil é um dos maiores exportadores de estampas e os estúdios crescem de vento em popa. O mercado de Design de Estampa agrega profissionais empreendedores e também profissionais exclusivos de marcas. Com previsão de crescimento de 34% em 2019 (dados do InfoTrends), o mercado global de impressão digital têxtil é um dos destaques nas pesquisas do setor. Tenho acompanhado o sucesso dos mais criativos estúdios de Norte a Sul do país e eles nos representam no exterior com seus resultados e materiais inovadores. O mercado de estamparia só cresce e é repleto de brasilidade e inspiração.

“O Futuro dos Negócios de Moda- Inovação e Sustentabilidade”

A partir das 14h de terça-feira, é o tema da conversa com Yamê Reis e Gianni Cinti. Uma grande mudança no mercado da moda está a caminho. Migraremos da economia linear para a economia circular. Novas tecnologias serão adotadas, revolucionando os processos produtivos e o relacionamento com o consumidor. Tudo em prol do desenvolvimento sustentável. Neste painel, os palestrantes abordarão os novos conceitos e meios de produzir com menos impacto, custos menores e maior aprovação do mercado e da sociedade.

Yamê Reis (Foto: Divulgação)

Ela é diretora criativa e executiva de moda, com extensa carreira à frente de projetos em empresas de médio e grande porte, como Cantão, Le Lis Blanc, Mercatto e Totem, tem experiência na gestão da área de estilo, com foco em inovação de produto e processos, comandou equipes de criação multidisciplinares nas áreas de estilo, branding, marketing e visual merchandising. Já Gianni é designer de moda e consultor, formado pelo Istituto Superiore per le Industrie Artistiche (I.S.I.A) em Urbino, Itália, e já trabalhou em projetos para alguns dos melhores designers de moda italianos e internacionais, com Alberta Ferretti, Ferré, Marithè + Francois Girbaud e outros. Professor no IED Moda Lab de Milão, ensina “Design Pessoal”, ajudando cada aluno a desenvolver uma linguagem expressiva pessoal e própria.

Gianni Cinti (Foto: Divulgação)

SEBRAE TALKS – “Marketing digital na moda: saiba como utilizar as ferramentas digitais de maneira estratégica no seu negócio”

A partir das 15h, de terça-feira, Jonas Bovolenta falará sobre como usar as estratégias do marketing digital para promover uma marca de moda.

Jonas Bovolenta (Foto: Divulgação)

“A Diversidade no Mundo da Moda”.

Em seguida, às 16h30, quem assume a batuta é o designer Dudu Bertholini. A moda é uma das responsáveis pela criação de certos padrões de beleza e de modelos estéticos adotados pela sociedade. Geração após geração, pessoas brancas, magras e altas dominaram as passarelas. Mas, cada vez mais, é possível notar a pluralidade e a valorização das diferenças no mundo da moda. Nesta palestra, Dudu Bertholini lança olhares e reflexões sobre como a diversidade está revolucionando a maneira de criar e consumir moda. O estilista, stylist e consultor destacará a pluralidade e valorização das diferenças, tônica de um mundo real e democrático nas passarelas. De fato, o mundo mudou em potência máxima e não há mais espaço para padronizações e estereótipos seja na passarela ou nas ruas. Dudu Bertholini lança olhar e reflexões sobre como a diversidade está revolucionando a maneira de criar e consumir moda. Fato esse que ele foi precursor em seus desfiles-happenings para todos e por todos.

Dudu Bertholini (Foto: Divulgação)

Ecomaterioteca – Oficina Interativa de Customização

Ainda no dia 22, às 17h30, na Ecomaterioteca instalada no Centro de Convenções Expominas, o público poderá participar de uma oficina interativa de customização gratuita ministrada por Denise FradeGabriela Marcondes na qual peças de poliamida biodegradável Amni Soul Eco ganharão desenhos em giz pastel e canetas para tecido, contas, miçangas e fios sustentáveis. Todos os materiais poderão se transformar no que a imaginação permitir.

Talk – Redesign de joias
Na quarta-feira, dia 23, às 13h30, Patrícia Dias estará na Ecomaterioteca recebendo os convidados

“As Novas Gerações e o Novo Perfil do Consumidor”

O mundo mudou e as novas tecnologias estão redesenhando a jornada de compra e a maneira como as marcas se comunicam com seus consumidores. As novas gerações estão mais informadas, conectadas, ativas e o seu comportamento e valores, influenciam cada vez mais o  modo de produzir e comercializar moda. Laís Cobra e Eloísa Artuso debaterão a competitividade das marcas, em uma cenário que exige criatividade, inovação e rapidez para se adaptar às exigências deste novo consumidor.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Propaganda e Marketing pela ESPM-SP e com cursos de extensão em branding e jornalismo pela NYU, Lais constrói marcas há 10 anos. No time da Ana Couto Branding desde 2010, já desenvolveu e liderou projetos para clientes como Itaú Unibanco, Coty, BASF, Rosa Chá, Jequiti, Somos Educação e Grupo RBS. Já atuou também com gestão de contas em agências de publicidade. Na Santa Clara, desenvolveu projetos para marcas como Leão, Fox e National Geographic. Desde 2016, é coordenadora do curso de branding da Laje onde também é facilitadora das aulas de estratégia de marca.

Laís Cobra (Foto: Divulgação)

Já Eloísa é designer, diretora educacional do Fashion Revolution Brasil (movimento global que promove sustentabilidade e ética na indústria da moda) e professora de Design Sustentável do IED – Istituto Europeo di Design. Juntas, abordarão como novos nomes estão redesenhando a jornada de compra e a maneira como as marcas se comunicam com seus consumidores e como comportamento e valores influenciam cada vez mais o modo de produzir e comercializar moda.

Eloísa Artuso (Foto: Divulgação)

“A inteligência do varejo na era da experiência: como performar bem no varejo das incertezas”

Em seguida, às 15h, no Sebrae Talks, Morgana Linhares falará sobre como performar bem no varejo das incertezas.

Morgana Linhares (Foto: Divulgação)

“A inteligência do varejo na era da experiência”

A busca por produtos que tragam experiências, que não gerem impacto ao meio ambiente e que se tornem mais que uma breve tendência, é cada vez maior. A mudança, envolve outros aspectos da vida moderna, como saúde, música e espiritualidade. André Carvalhal demonstra que tudo que for cultural está conectado à moda e influencia a sua transformação. Assim, a Moda com Propósito, revoluciona a forma como as empresas enxergam o processo de criação, produção e venda e abre uma nova perspectiva de conexão entre marcas e consumidores.

A palestra fica por conta de André Carvalhal, autor dos best sellersA moda imita a vida – Como construir uma marca de moda” e “Moda com propósito – Manifesto pela grande virada” e do recém-lançado “Viva o Fim – Almanaque de um novo mundo” e professor de cursos de extensão e pós-graduação em Marketing e Branding no IED, ESPM e FGV – entre outras, além de consultor e idealizador de projetos especiais para empresas como Coca-Cola, Do Bem, Grendene e Unilever. André é diretor co.criativo da AHLMA, nova marca de moda sustentável.

André Carvalhal (Foto: Reprodução)

Oficina Interativa de modelagem Zero Resíduo

Na Ecomaterioteca, às 16h30, de quarta-feira, Lourdes Campos e Kelly Mendes ministrarão uma oficina interativa de modelagem zero resíduo utilizando malhas de poliamida biodegradável Amni Soul Eco da Rhodia.

Pedro Themoteo (Foto: Divulgação)

O Poder Transformador da Moda com Sustentabilidade”

Na quinta-feira, dia 24,  a palestra de Pedro Themoteo e Gabriela Leite Marcondes Schott abordará a sustentabilidade no mercado da moda muitas vezes ligada apenas ao meio ambiente, ou seja, como repensar os processos produtivos industriais. Na verdade, pensar apenas em um dos pilares da gestão sustentável, restringe a oportunidade que temos de pensar na responsabilidade socioambiental. Neste painel, os palestrantes debaterão as questões éticas, as relações de trabalho, a cultura e a diversidade como instrumentos fundamentais para construir a moda do futuro, com baixo impacto ambiental e ampla valorização do potencial humano. questão da sustentabilidade no mercado da moda e como, muitas vezes, ela está ligada apenas ao meio ambiente. A ideia é repensar os processos produtivos industriais, já que focar em apenas em um dos pilares da gestão sustentável restringe a oportunidade de foco na responsabilidade socioambiental.

Pedro é diretor de design e sócio-fundador da Materiabrasil, no mercado há 14 anos, e Gabriela, designer de moda com 18 anos de trajetória profissional na área da indústria de confecção do vestuário, pesquisadora, professora universitária e consultora em gestão socioambiental dos resíduos têxteis, idealizadora e diretora-executiva da Ecomaterioteca. Em pauta: as questões éticas, as relações de trabalho, a cultura e a diversidade como instrumentos fundamentais para construir a moda do futuro, com baixo impacto ambiental e ampla valorização do potencial humano.

Gabriela Leite Marcondes Schott (Foto: Divulgação)

“Acessórios como autoexpressão”

O SEBRAE Talks terá uma palestra, às 16h, ministrada por Sandra Carvalho e Rogéria Maciel, e outra sobre “Varejo & Estilo”, para quem deseja empreender, crescer na carreira e se destacar no mercado da consultoria para o varejo de moda, com as palestrantes Alanka Nasser e Janaína Ortiga.

Sandra Carvalho e Rogéria Maciel (Foto: Divulgação)

Ainda no dia 24, às 16h30, a Ecomaterioteca promoverá a oficina interativa de estampa manual com cunhos e carimbos em tecidos de poliamida biodegradável Amni Soul Eco da Rhodia sob a supervião de Antônio Fernando Santos, coordenador do curso de Design de Moda da Universidade FUMEC.

Ecomaterioteca (Foto: Reprodução)

“Moda Responsável no Séc XXI”

A palestra, às 17h, fica por conta de Raquell Guimarães, criadora da marca Doisélles, expert em peças de tricô e crochê, feitas em laçadas milenares, mas com agulhas grossas e modelagens ampla. A confecção dos produtos é feita por homens, mais especificamente por presidiários. No desejo de ensinar o ofício de tricotar às pessoas, principalmente àquelas que quisessem e precisassem aprender uma profissão, Raquell foi parar em um presídio de segurança máxima com suas agulhas e tesouras e treinou 40 homens. Nesse painel, intitulado “Moda responsável no século XXI”, os participantes poderão compreender os desafios dos negócios da moda para gerar prosperidade econômica e social. O que a pouco tempo era apenas uma tendência, hoje é fato no mercado da moda. Empreender no mundo fashion, significa planejar e produzir com sustentabilidade. Significa atender as demandas da sociedade por processos limpos, tecnologia, inovação, relações de trabalho transparentes, tudo que gere relações duradoras entre marcas e consumidores. Neste painel, os participantes poderão compreender os desafios dos negócios da moda para gerar prosperidade econômica e social.

Raquell Guimarães (Foto: Divulgação)

Palestra de Inspirações parte do projeto Conexão Inspiramais e start 2021-I norteado pela palavra Sincronia

No dia 25, às 14h30, Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Design do Inspiramais – Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina fará a palestras de Inspirações, um ciclo que ocorre presencialmente em diversas cidades do país, que tem como objetivo promover o desenvolvimento de materiais inovadores para a produção de novos produtos ligados à moda. A Palestra de Inspirações acontece quando a indústria da moda inicia seus processos produtivos para as próximas estações. Buscando a identidade nacional como ponto central na produção de produtos competitivos no mercado mundial, os setores da moda poderão atuar com metodologias resultantes das pesquisas de referências Inspiramais. Enfeites, tecidos, aviamentos, componentes e acessórios, estampas, solados e todos os produtos que compõe a construção de produtos para o consumidor final estarão alinhados em um único tema e cartela de cores, atingindo setores moveleiro, calçadista, confecção e bijuterias.

Marnei Carminatti (Foto: Divulgação)

Em seguida, às 16h30, a Ecomaterioteca fará uma oficina interativa de bordado manual com contas diversas e fios sustentáveis em tecidos de poliamida biodegradável Amni Soul Eco da Rhodia, sob supervisão de Geanneti Tavares.

MODA E MARKETING 4.0
“Influenciadores e a construção da moda que queremos”
Às 16h30, Carla Lemos, fundadora do ‘Modices‘, e Joana Cannabrava, co-criadora do projeto “Papo sobre Autoestima” (antigo Futilidades) abordarão questões como viver bem, com escolhas mais conscientes. Este é o lema dos influenciadores digitais que estão buscando novos ares para o mercado de moda, propagando a produção e o consumo sustentáveis.

Carla Lemos, do Modices (Foto: Divulgação)

Elas falarão sobre tentam produzir conteúdos com informação e recheados de produtos e marcas que já investem em práticas sustentáveis tornam-se cada vez mais comuns nas redes sociais e transformam todos os processos de compra. Carla e Joana entregarão como interagem com seus seguidores, reformulando conceitos, incentivando novos valores e atitudes.

Joana Cannabrava (Foto: Divulgação)

SERVIÇOS:

Minas Trend

De 22 a 25 de outubro

Local: Expominas (Endereço: Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte)

Horário de funcionamento:

22/10 – de 12h as 22h

23 e 24/10 – de 10h as 20h

25/10 – de 10h as 17h

Programação aberta:

Terça-Feira, 22/10

14h- Painel “O Futuro dos Negócios de Moda- Inovação e Sustentabilidade”

Palestrantes: Yamê Reis e Gianni Cinti

Local: Sala de desfile

15h – “Marketing digital na moda: saiba como utilizar as ferramentas digitais de maneira estratégica no seu negócio”

Palestrante: Jonas Bovolento

Local: Lounge do Sebrae

16h30- Palestra “A Diversidade no Mundo da Moda”

Palestrante: Dudu Bertholini

Local: Sala de Desfile

16h30 – Ecomaterioteca – Oficina Interativa de Customização

Palestrante: Denise Frade e Gabriela Marcondes

Local: Stand Ecomaterioteca

Quarta-Feira, 23/10

 14h- Painel “As Novas Gerações e o Novo Perfil do Consumidor”

Palestrantes: Laís Cobra e Eloísa Artuso

Local: Sala de Desfile

15h- “A inteligência do varejo na era da experiência: como performar bem no varejo das incertezas”

Palestrante: Morgana Linhares – empresária

Local: Lounge Sebrae

16h30: Palestra magna: “Moda com Propósito”

Palestrante: André Carvalhal

Local: Sala de Desfile

16h30 – Ecomaterioteca – Oficina Interativa de Modelagem Zero Resíduo

Palestrante: Denise Frade e Gabriela Marcondes

Local: Stand Ecomaterioteca

Quinta-feira, 24/10

14h: Painel “O Poder Transformador da Moda com Sustentabilidade”

Palestrantes: Pedro Themotheo e Gabriela Marcondes

Local: Sala de Desfiles

15h: “Acessórios com Auto expressão- Ferramentas do Visagismo e da Consultoria de Imagem no Uso dos Acessórios”

Palestrantes: Sandra Carvalho e Rogéria Maciel

Local: Lounge Sebrae

16h: “Varejo e Estilo”

Palestrantes: Alanka Nasser e Janaína Ortiga

Local: Lounge Sebrae

16h30 – Ecomaterioteca – Oficina Interativa de Estampa com Carimbos

Palestrante: Denise Frade e Gabriela Marcondes

Local: Stand Ecomaterioteca

17h: Palestra magna: “Moda Responsável no Séc XXI”

Palestrante: Raquell Guimarães

Local: Sala de Desfile

Sexta-feira, 25/10

14h30: Palestra Magna: “Inspirações”

Palestrante: Marnei Carminatti

Local: Sala de Desfile

16h30: Painel “Influenciadores e a Construção da Moda que Queremos”

Palestrantes: Carla Lemos e Joana Cannabrava

Local: Sala de Desfile

Todos os eventos têm entrada gratuita.

Os painéis e palestras promovidos na Sala de Desfile deverão ter seus ingressos

retirados na Sympla, até 22/10.

Os talks promovidos no Lounge Sebrae não necessitam de ingresso, vagas limitadas por ordem de chegada.

* O projeto “Os Clássicos estão na moda” é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por intermédio do patrocínio da CEMIG.