Minas Trend: Nos 32 anos da Arte Sacra, label faz fashion happening e lança coleção inspirada no Barroco mineiro


Promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, a 28ª edição do Minas Trend tem a participação da label que celebra 32 anos e está presente desde a primeira edição do maior Salão de Negócios da América Latina. A coleção da Arte Sacra para o Outono-Inverno 23 foi batizada ‘Rosário’. Como é clássico na marca, muitas peças levam ornamentos especiais e que, desta vez, foram criados com flores artesanais, arabescos bordados, plumas e jóias removíveis. Um grande destaque da coleção é o uso do lamê, tecido metalizado que acentua a exuberância, decorando toda a coleção para interpretar o
ouro, a arte barroca e os rococós muito presentes nas igrejas de Minas Gerais

Minas Trend: Maior Salão de Negócios da América Latina comemora 15 anos

label mineira Arte Sacra celebra seus 32 anos, jornada em que apresentou muitas criações ao longo das edições do Minas Trend, maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). E para comemorar, a marca lança a coleção ‘Rosário’, em um Fashion Happening especial dentro da programação da 28ª edição do evento, realizada no Minascentro, Patrimônio Histórico de Belo Horizonte. “Vamos celebrar a vida e essas três décadas de história da Arte Sacra com um atraso de dois anos, mas com muito amor à moda acumulado. Finalmente poderemos encontrar nossos clientes e parceiros desta longa trajetória para comemorar o sucesso e o futuro da nossa marca e da moda mineira”, comenta a diretora criativa e segunda geração à frente da empresa, Carolina Malloy.

Em formato “phygital”, os convidados poderão conferir um filme do desfile, seguido de apresentação da Orquestra Opus com o músico Arnaldo Antunes, além de uma instalação com as peças da coleção ‘Rosário‘. A proposta foi agregar tradição e inovação, celebrando a arte barroca de Minas Gerais, e também a própria história da label, com um retorno à essência e arquivo de ensaios, criações e campanhas.

Para produzir o belíssimo filme da coleção, a Arte Sacra reuniu um time de peso com mais de 40 profissionais envolvidos, entre eles Lu Nacif na direção de arte; Gustavo Marx na direção de fotografia; João de Castro responsável pelo vídeo; beauty de Bruno Cândido; styling de Aline Meni; produção executiva de Rodrigo Câmara. A direção geral e criativa foi de Maria Rita Malloy e suas filhas Fernanda Malloy, Renata Malloy e as gêmeas Carolina e Marcela Malloy. Destaque ainda para a top Raica Oliveira.

A proposta da marca é agregar tradição e inovação, celebrando a arte barroca de Minas Gerais, e também a própria história da grife, com um retorno à sua essência e arquivo de ensaios, criações e campanhas. “Nesta coleção fomos beber na arte Barroca e no berço da arte sacra, que são as referências das cidades históricas, principalmente de Ouro Preto, onde temos uma infinidade de pinturas, esculturas, ouro, flores,  coisas muito rebuscadas. Trazemos a questão do Barroco, do mistério, da luz e da sombra”, comenta Carolina Malloy. Dentro dessa estética, fonte de inspiração para artistas e criadores, vemos o destaque para a riqueza e a especificidade das formas, a variedade de expressões dramáticas de quem é retratado, e a relevância da iluminação, com jogo de luz e sombras. Os contrastes também são bem-vindos e existe a preferência pelas linhas curvas. É moda imagética, sensorial e para os que amam a intensidade.

Há 32 anos, a artista plástica Maria Rita Malloy sonhou que via seus vitrais pendurados em cabides, e teve a inspiração de criar uma nova arte em forma de moda. Com inspiração na riqueza do Barroco Mineiro, a marca desenvolve peças que prezam pelo feminino e o exuberante, e agora se volta para essa trajetória de sucesso em sua nova coleção. A nova coleção retoma elementos icônicos da Arte Sacra, em uma moda festa sempre elegante e muito feminina. As peças são construídas em tecidos que transitam do rígido ao mais suave, com cetim bucol e fluido, tule, renda, tafetá, lamê e crepe. A paleta de cores é refinada e vai dos tradicionais preto, off white, branco, dourado, nude, até o roxo e o jovial azul tiffany. Como é clássico na marca, muitas peças levam ornamentos especiais e que, desta vez, foram criados com flores artesanais, arabescos bordados, plumas e jóias removíveis. Um grande destaque da coleção é o uso do lamê, tecido metalizado que acentua a exuberância, decorando toda a coleção para interpretar o ouro, a arte barroca e os rococós muito presentes nas igrejas de Minas.

A label Arte Sacra formada pela Familia Malloy: Marcela, Maria Rita, Fernanda, Carolina e Renata (Acervo)

A label Arte Sacra formada pela Familia Malloy: Marcela, Maria Rita, Fernanda, Carolina e Renata (Acervo)

A Arte Sacra participa desde a primeira edição do Minas Trend e Carolina Malloy comenta sobre a relevância do Salão de Negócios. “Sempre trazemos o melhor das nossas criações para um evento de extrema importância e que destaca o mercado mineiro. É um momento onde a produção de Minas Gerais ganha voz, tônus e luz dentro do mercado nacional e internacional. O Minas Trend alimenta essa nossa riqueza e acredito que, no futuro, será fundamental que as grandes marcas ‘âncoras’ do estado estejam envolvidas neste propósito altruísta de união para construir um laço cada vez mais forte do mercado mineiro de moda”.

E analisando os rumos da moda autoral no país, Carolina observa: “Acreditamos que o Brasil é um berço de grandes talentos. Temos o privilégio de lançar mentes brilhantes no mercado da moda. É importante as pessoas se voltarem sempre para sua essência para continuarem construindo esse caminho de autoralidade, originalidade, de uma criação surpreendente, que é como somos conhecidos nacionalmente e internacionalmente. É fundamental ressaltarmos os pontos fortes da nossa criação e cuidar para que isso não seja abalado por tanto massacre de informações, concorrências cruéis de preços, e para que consigamos manter viva essa criatividade”.

A diretora criativa frisa ainda, que a sustentabilidade das relações sempre foi um dos principais pilares da empresa ao longo da sua jornada. “Temos uma equipe de trabalho companheira, envolvida, dedicada, celebramos cada ano dos colaboradores na marca, e já tem gente fazendo bodas de prata (risos). Acreditamos que essa é a maior contribuição social que podemos trazer como fruto do nosso trabalho. Manter colaboradores satisfeitos, construindo conosco o sucesso feito a várias mãos. Além disso, propomos uma moda pautada em vestidos ‘Joia’, que podem ser passados por gerações. Peças que não são descartáveis. Acreditamos no reuso, para que mesmo sendo criados para ocasiões de holofotes, possam se transformar, trazendo versatilidade e atemporalidade”, pontua Carolina Malloy.