Moda & Beleza

Minas Trend: Grande vitrine da moda e a maior plataforma de Salão de Negócios da América Latina. Vem saber as novidades da 23ª edição!

Sob o olhar atento e inovador do diretor criativo, Ronaldo Fraga, o Minas Trend 'Agora e Para Sempre' será realizado entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Expominas, celebrando a moda democrática e abrangente

Publicado em 23/10/2018 | Por Ana Clara Xavier

Inclusivo, democrático, tolerante e um dos principais motores da indústria da moda. Assim é o Minas Trend. A semana de moda mineira, promovida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), se consolida como o maior salão de negócios da América Latina e a vitrine nacional da moda autoral. E mais: alinhada à 4ª Revolução Industrial dos setores têxtil e de confecção no país. O evento vai contar com 800 lojistas de todo o país, número 60% superior com relação às edições anteriores. Às vésperas de lotar a cidade de Belo Horizonte com o melhor das criações mineiras e nacionais, a 23ª edição foi batizada ‘Agora e Para Sempre’, visando extrapolar os limites do evento agregando visibilidade e inserção comercial global. Sob a tutela visionária do novo diretor criativo, Ronaldo Fraga, a promessa é de renovação. “Ronaldo é um profissional antenado com o presente e com o futuro, e este poder visionário será refletido em novas ideias e inspirações para que possam, através da criatividade, incrementar os negócios e os processos produtivos”, analisou o novo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe. Além de reafirmar o papel decisivo que o evento já possui na economia da região, o conteúdo será ainda mais inclusivo e sustentável, contando com a participação do público em geral em diversas atividades oferecidas entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro. “Esta é a 23ª edição do Minas Trend. Isto não é pouco. A semana de moda cresceu, fortaleceu marcas e gerou empregos. Já deixou há muito tempo de ser um evento mineiro. É a grande plataforma de lançamentos e o maior salão de negócios do Brasil e da América Latina”, comemorou Ronaldo Fraga. Vem conferir todas as novidades!

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Ao longo de sua história, a semana tem se consolidado como o celeiro de inovações da moda. E os números são altos. No total, esta edição está movimentando o melhor da indústria regional com quase 7 mil empresas de vestuário e acessórios que empregam mais de 65 mil pessoas, além de mais de 10 mil empresas do setor como um todo, com mais de 130 mil cidadãos na sua folha de pagamento. “A moda mexe com a autoestima das pessoas, além de ter a capacidade de transformar e realizar o sonho. O Minas Trend pertence ao segmento de produtores de vestuário, bolsas, calçados e acessórios. E é ele que vai escrever o presente para definir o futuro”, salientou Flávio Roscoe. As alterações estruturais e organizacionais estão contribuindo para este sucesso da semana de moda. “A começar pela renovação no layout do salão de negócios, com a qual devemos aumentar a área ocupada em 30%, e o aumento e qualificação dos expositores, com ênfase na inclusão de empresas dos principais polos produtivos do estado, como Monte Sião e Jacutinga, regiões reconhecidas pela alta qualidade e conceito de moda de sua malharia retilínea”, destacou o presidente da FIEMG.

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, com o diretor criativo do Minas Trend, o estilista Ronaldo Fraga (Foto: Divulgação)

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, com o diretor criativo do Minas Trend, o estilista Ronaldo Fraga (Foto: Divulgação)

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Há 22 edições, o Minas Trend está movimentando a cadeia produtiva da moda mineira, impulsionando negócios e oportunidades para este setor. E isto vai se ratificar ainda mais com a presença mais intensa do público. “O que vamos fazer é dar mais acesso aos eventos e aos desfiles para mostrar um pouquinho o que acontece no processo criativo e integrar a moda à sociedade”, explicou o presidente da FIEMG. O salão de negócios continuará com acesso restrito para compradores especializados, já que a maior finalidade do evento é movimentar a indústria. Por outro lado, estudantes, moradores e interessados terão o privilégio de ficar por dentro de tudo o que está rolando. “Queremos que a cidade respire e participe do Minas Trend. Vamos promover eventos gastronômicos, palestras, pop ups com cerca de 30 marcas dentro do Expominas oferecendo produtos à venda em tempo real”, explicou Rogério Lima, estilista e gestor do Minas Trend. A gastronomia entra com força total nesta nova estratégia que, segundo o presidente da FIEMG, tem o objetivo de expandir o negócio e o diálogo entre o consumidor e a cadeia produtiva.

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Com um conceito e identidade renovados, o Minas Trend está mais visionário do que nunca. A partir do olhar avant-garde de Ronaldo Fraga, a semana vai muito além da roupa, tendo como palavras de ordem inclusão e diversidade. “Nós estamos aqui com a indústria do efêmero, que como nenhuma outra consegue marcar época e ser inesquecível, porque é isso que a roupa provoca. A moda é um retrovisor do tempo. Queiramos ou não, ela tem que refletir isso. Exatamente por isto queremos levar para a cidade inteira o que é de fato o Minas Trend”, salientou Ronaldo, estilista famoso por encarar a passarela como canal de comunicação e resistência. A mega reestruturação conta com a consolidação do Salão de Negócios como o maior da América Latina, a criação de um evento Gourmet e, até mesmo, com a participação do Sindivest de Alagoas, o que ampliou os holofotes para a moda nacional na passarela.

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Sustentabilidade é uma das pautas mais relevantes sob a ótica cuidadosa de Ronaldo Fraga. O diretor criativo possui uma estratégia ambiental especial para esta edição. “A FIEMG está projetando o Minas Trend para o futuro de forma autossustentável e com a moda mineira falando mais alto”, garantiu o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe. ‘Agora e Para Sempre’ visa encher os olhos dos visitantes e expositores através de reflexões com relação ao futuro da moda. O tema nada mais é do que uma alusão à industria do efêmero que consegue marcar épocas. Inclusive, a grande proposta é pensar em como o Minas Trend estará daqui a 20 anos. “O momento é o de pensar de outro jeito. A moda para sobreviver, tem que ir além da roupa e, por isso, pensamos no Minas Trend para a próxima década. Em 2030, ao falarmos da 23ª edição, veremos que fizemos história e trilhamos caminhos onde ninguém antes havia pisado”, salientou Ronaldo Fraga, que pretende levar esta discussões para as próximas edições do evento.

O Minas Trend Agora e Para Sempre vai além da roupa e propõe um diálogo sobre o nosso tempo atual, abrindo mão da imagem anglo-saxônica dos eventos e empregando elevados toques de brasilidade. E a identidade visual imprime exatamente esta ideia de fugir do efêmero e comum. Foi idealizada pelo próprio Ronaldo Fraga em parceria com Paola Menezes, da agência Árvore de Design. As imagens relembram tatuagens que ocupam os corpos como uma roupa imaginária. O primordial, sendo assim, é impulsionar a discussão do setor têxtil do presente de olho no futuro. “A partir do traço que marca a pele, defendemos aquilo que fica para sempre e nos apresenta para o mundo através das marcas que podem ser tatuagens, rugas, curvas do corpo e, claro, as suas roupas. Passados 10 anos, você não vai lembrar quanto lucrou neste ano, mas se você deixou marcas, se você fez parte de um processo de transformação e então sentirá orgulho de ter feito parte dessa história”, salientou o diretor criativo, que vai promover um desfile especial de abertura do evento no dia 28 de outubro.

Como sempre, o Minas Trend está unindo forças na busca de inovar na forma de criação, comercialização e no diálogo da moda. O tema ‘Agora e Para Sempre’ simboliza, também, a valorização da criatividade e da autoria de cada um. “É muito mais do que comercializar roupas. É a criação de novos empresários, produtores, industriais e empreendedores. Todo o setor têxtil ganhou com esta vitrine. Houve um grande aumento em torno da cadeia produtiva que o circunda, o que significa que o Minas Trend pode mais e, hoje, fortalece o pensar na cultura a partir da moda. Muito foi feito e ainda será realizado”, completou Ronaldo. O Minas Trend e a FIEMG estão olhando para o futuro da moda, afinal, é o nosso presente que afeta as nossas ações futuras.

Serviço:

Minas Trend – Outono-Inverno/2019

Data: 29 de outubro a 1 de novembro de 2018 – 2ª a 5ª feira

Horário: 10h/20h

Local: ExpoMinas – Belo Horizonte – MG

Informações: www.minastrend.com.br – https://www.facebook.com/minastrend

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