Minas Trend: franjas, maximalismo, floral, sobreposição de peças mais fluidas são inspirações para Primavera-Verão 24


Durante a 29ª edição do Minas Trend – maior Salão de Negócios da América Latina, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), acompanhamos a live com a designer Evyllen Kethlen, 21 anos, nascida em Uberlândia (MG), especializada em corte e costura industrial e modelagem geométrica e, atualmente, estilista da marca Glória Morais Ateliê. “Tenho boas expectativas para o mercado de vestuário no país, ainda teremos uma longa jornada, mas vejo que estamos trilhando um bom caminho”, pontua, acrescentando: “Nos matérias têxteis temos um destaque para os tecidos texturizados, o artesanal, os brilhantes e os translúcidos, como as rendas, e aí vemos a tendência da lingerie à mostra voltando nessa próxima temporada”

Minas Trend: o Maior Salão de Negócios da América Latina realizado no Minascentro

Muitas franjas, laços, plissados e cores com energia. Estas são algumas inspirações para as coleções Primavera-Verão 2024. Durante a 29ª edição do Minas Trend – maior Salão de Negócios da América Latina, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), acompanhamos a live com a designer Evyllen Kethlen, 21 anos, nascida na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, especializada em corte e costura industrial e modelagem geométrica, atualmente estilista da marca Glória Morais Ateliê, que completa 15 anos criando moda festa com sofisticação e qualidade. A label nasceu do amor e da afinidade de duas irmãs, Simei e Janei Morais, ambas fundadoras e diretoras criativas.

Leia mais: Minas Trend: Gloria Morais Ateliê apresenta handmade deluxe e transmite paixão familiar para moda-festa exclusiva

Evyllen Kethlen (à direita), designer de moda, acredita que o Verão 24 terá muito 3D, franjas, laços, plissados e cores incríveis

O propósito vem como principal motor das tendências para as próximas temporadas, e assim vemos uma moda mais fluida, moldável para o verão 2024 – Evyllen Kethlen, designer

E  pedimos à designer para comentar um pouquinho sobre as inspirações ponto a ponto e você, leitor (a), confere abaixo:

FRANJAS

Continuam em alta para o Verão 2024, trazendo referência aos anos 70. Elas vêm com um design moderno e sofisticado, principalmente na área da moda festa e trabalhadas com toque do feito à mão.

CORES

Verão colorido, leve e alegre. A moda dopamina continua, mas com novas nuances. O Verão é uma época de muitas cores, mas, agora, com um olhar para nossa cultura e enxergando as cores através da riqueza do nosso país, temos a possibilidade de encontrar uma gama de novas experiências de cores.

DESIGN DEMOCRÁTICO

Estamos caminhado para 2024 ser um ano muito importante para a moda. E, neste momento, estará saindo dos designs comuns para adaptar modelagens personalizadas que atendem a todos os públicos. As roupas funcionam como instrumento de de inserção em contextos sociais.

MAXIMALISMO

Essa tendência vem como uma forma de expressar a arte através da moda. Marcado por cores e modelagens diversificadas, vamos ver o maximalismo unido com outras tendências no Verão 24.

FLORAL

Seja em estampas ou no floral tátil, ou seja o floral 3D, que permanece na Primavera-Verão 24. Veremos os elementos também através de bordados em pedrarias, crochês ou aplicações manipuladas em tecidos.

COEXISTÊNCIA

Sobreposição vem como foco principal. A junção de materiais e peças que criam composições únicas e a criação de novos sentidos para materiais já existentes através do biomimetismo.

Nos matérias têxteis temos um destaque para os tecidos texturizados, o artesanal, os brilhantes e os translúcidos, como as rendas, e aí vemos a tendência da lingerie à mostra voltando nessa próxima temporada – Evyllen Kethlen, designer

Perguntei à designer antes mesmo de ela participar da live, como sente o mercado de vestuário no país? “Apesar de ter sido um dos setores mais afetados pela a pandemia, a moda vem crescendo de forma positiva no país, devido ao acesso de informações que vem sendo facilitado através da tecnologia. As pessoas vêm mudando a maneira de consumo. Acredito que um fator importante de fonte de informação para a área de moda foi o Tik Tok, pode parecer papo de geração Z, mas por ser uma rede social com um algoritmo de fácil acesso, as informações de moda, sejam tendências, desfiles, pautas de sustentabilidade estão mais expostas ao público que recebem informações que antes eram mais restritas. Devido a essas mudanças, vemos um consumidor que procura cada vez mais uma experiência ao comprar uma roupa e com uma responsabilidade socioambiental maior”, frisa.

“Franjas, maximalismo, floral, sobreposição de peças mais fluidas são inspirações para Primavera-Verão 24”, diz Evyllen Kethlen

Tenho boas expectativas para o mercado de vestuário no país, ainda teremos uma longa jornada, mas vejo que estamos trilhando um bom caminho – Evyllen Kethlen, designer

O que mais atrai hoje o consumidor, na opinião da designer é “a experiência de compra, em todos os sentidos. Conectar-se com o cliente é fundamental para entender quais as suas necessidades. Para nós, que atuamos no moda festa, termos um olhar voltado para as necessidades de cada mulher, para cada ocasião. São fatores mais importantes para nós nas pesquisas na hora da criação ter conhecimento de cada cliente que já passou pela marca, entender que uma boa modelagem, um design criativo e autenticidade nas peças fazem com que as mulheres que vestem nossa marca em qualquer ocasião tenham uma experiência”.

Acrescenta ainda que estamos caminhando para um cenário de valorização cada vez maior da indústria nacional. “Ponto fundamental para nós da área de criação. Estamos parando de enxergar para fora e olhando mais para dentro, valorizando nossas histórias, trabalhos, que são únicos, e esse fator vem sendo importante para atrair os olhares do mundo todo. Os  novos horizontes apontam para uma moda nacional com mais poder de compra.Temos que parabenizar também que, diante ao cenário global e em meio a tantas questões, a moda nacional vem sendo uma das mais democráticas. E, em todos os aspectos, as marcas estão abrindo mais espaço tanto para o mercado de trabalho, quanto para pautas de diversidade,  e inclusão”.