Minas Trend: Aquas Beachwear lança coleção ‘Do nascer ao pôr do sol’ e propõe viagem imersiva ao litoral alagoano


A label alagoana apresenta no maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), e que completa 15 anos, uma ode às belezas naturais de Alagoas “Da Praia de Maragogi aos cânions da Praia do Gunga, com um mix de peças que possam ser usadas do nascer do sol de um dia quente até a calmaria do pôr do sol com seus tons avermelhados e arroxeados, característicos da região”, conta a empresária e designer Goretti Acioli, que permeia seu trabalho por ações em prol do social. “Visamos o aumento da capacidade produtiva de mulheres que sustentam suas famílias, muitas vezes sem a figura masculina, pois é prática da região de Murici os homens viajarem para o corte de cana”

Minas Trend, Maior Salão de Negócios da América Latina comemora 15 anos

Tem sido extremamente prazeroso acompanhar a trajetória crescente do Coletivo Alagoas no Minas Trend, maior Salão de Negócios da América Latina, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), cuja edição comemorativa de 15 anos é realizada no Minascentro, patrimônio cultural de Belo Horizonte. A moda autoral brasileira tem caminhado para um maior encontro das várias representações do país, valorizando a identidade e contribuindo para o desenvolvimento da cultura, fortalecendo de uma ponta a outra da cadeia produtiva. Em se falando de Alagoas, vale pontuar que o filé é patrimônio cultural e imaterial do estado. Só na capital, Maceió, existem quase mil artesãs registradas pelo Programa do Artesanato Brasileiro, que tem como redutos as regiões de Marechal Deodoro e Pontal da Barra, onde está localizado o Instituto do Bordado de Filé de Alagoas. E hoje nossos holofotes estão direcionados para a marca Aquas Beachwear, que leva ao Minas Trend uma ode às belezas naturais de Alagoas ao lançar a coleção batizada ‘Do nascer ao pôr do sol’.

Aquas Beachwear: a autoralidade e a potência da moda alagoana

Valorizando o feito à mão em sinergia com o DNA da label, a empresária e designer Goretti Acioli nos conta que as “peças foram idealizadas para as mulheres que buscam elegância e conforto para desfrutar o sol e o mar nos diferentes cenários do litoral alagoano. O mix de produtos traz biquínis, bodies, saias, calças, shorts, camisas e vestidos, confeccionados em materiais nobres, e com os babados, ícones da marca”. Pontua ainda que “as mais diferentes paisagens inspiram as cores que transitam entre os tons escuros, como ocre, terracota, verde, preto e berinjela e, os claros como dourado, marfim, azul e o verde berilo, cor do nosso litoral. Nossas cestaria, redes e artesanatos são lembrados e reproduzidos em materiais de texturas macias como lycras texturizadas e cambarias de linho, que concedem a sofisticação para as modelagens que exaltam as formas femininas.

“Utilizamos materiais nobres e frescos como o ar de Alagoas, sendo uma genuína marca BeachWear e Resort”, diz Goretti Acioli

A coleção viaja por todo o litoral alagoano. Da Praia de Maragogi aos cânions da Praia do Gunga, com um mix de peças que possam ser usadas do nascer do sol de um dia quente até a calmaria do pôr do sol com seus tons avermelhados e arroxeados, característicos da região. A Aquas Beachwear sempre enfatiza em suas coleções a sinergia entre cultura e moda, as peças são versáteis, as modelagens plurais e transitam muito bem no universo Aqua Beachwear.

Voltar a participar do Minas Trend e de outras atividades presenciais tem sido uma alegria. O Salão de Negócios tem um papel muito importante na história da Aquas. Apresentamos as nossas criações para os mercados nacional e internacional através deste grande impulsionador de negócios e nada mais significativo do que estarmos presentes comemorando seus 15 anos. Se hoje a Aquas tem o reconhecimento no mercado se deve ao Minas Trend – Goretti Acioli, empresária e designer

A empresária frisa que pretende “ampliar a capacidade de produção, colaborando com a geração de empregos e renda da região Nordeste, onde estamos instalados com duas lojas físicas, sendo uma delas loja conceito na Rota de Milagres e um showroom na capital Maceió”. Observa ainda que “a autoralidade e a personalização de produtos são a grande chave para o sucesso dos muitos negócios de moda. Explorar a economia criativa, o regionalismo, artesanatos, belezas naturais… promovendo experiências e sensações às clientes é o diferencial competitivo”.

Coleções socialmente justas e economicamente rentáveis, são práticas que permeiam a Aquas Beachwear. “Nossa missão é o cuidado com a mulher. Por este motivo, em 2010, instalamos a nossa produção no interior do Estado de Alagoas, mais especificamente no município de Murici, localizado a 54 km da capital alagoana, Maceió. O objetivo com a mudança foi dar oportunidade de emprego e renda para as mulheres, até então donas de casa. Mulheres que foram capacitadas e contratadas, mudando completamente a qualidade de vida e dando autonomia financeira”, conta Goretti. E ela acrescenta: “Visamos o aumento da capacidade produtiva de mulheres que sustentam suas famílias, muitas vezes sem a figura masculina, pois é prática daquela região os homens viajarem para o corte de cana”.

Aquas Beachwear: modelo no ateliê da marca que investe na capacitação de mulheres do município de Murici, em Alagoas

A matéria-prima da coleção que a Aquas Beachwear apresenta em Minas Gerais é o trilobal beach, criado para a moda-praia. “É composto por poliamida brilhante trilobal, tem visual sofisticado de brilho iridescente. Com elasticidade em ambos os sentidos (Biway), alonga sem deformar. A tecnologia foi desenvolvida pelo Grupo Rosset, cujos processos sustentáveis de fabricação foram implementados desde 1985, como, por exemplo, a implantação do novo projeto de beneficiamento têxtil, que contemplou um processo pioneiro de captação e tratamento de água”, observa a empresária, acrescentando: “Buscamos estar alinhados às práticas socioambientais de ponta a ponta, desde a preocupação com as pessoas que trabalham na nossa marca, assim como fornecedores”.

Aquas Beachwear leva ao Minas Trend a coleção ‘Do nascer ao pôr do sol’

Aquas Beachwear leva ao Minas Trend a coleção ‘Do nascer ao pôr do sol’

Empreender hoje para levar a moda brasileira ao mais alto patamar, de acordo com Goretti Acioly, requer extrema perseverança: “Enfrentamos a alta carga tributária, a manutenção da própria sustentabilidade da empresa, lançamos mão da responsabilidade socioambiental em todas as etapas. E somos recompensados pela gratidão das pessoas, em sua maioria mulheres que fazem parte do nosso processo produtivo e daquelas que desfrutam das nossas peças, que tem a função de empoderamento, sofisticação e ao mesmo tempo conforto”.

Somos inspirados em nosso lindo estado de Alagoas e suas belezas naturais, promovendo a felicidade das pessoas em poder usar Aquas Beachwear do nascer ao pôr do sol com muita sofisticação e conforto – Goretti Acioli, empresária e designer

“Como falei anteriormente, o nosso propósito é promover a transformação na vida das mulheres. São as mãos de mulheres do interior do Estado de Alagoas que produzem 100% das nossas peças. Mulheres antes sem a perspectiva de colocação no mercado de trabalho, totalmente sem oportunidades e hoje chefes de família, que se sustentam através da costura.
São essas mulheres guerreiras, que perdem seus companheiros para o corte de cana, que fazem da Aquas uma marca reconhecida pela produção de peças de alta qualidade em acabamento, modelagem e design”, ressalta Goretti.

Aquas Beachwear: as mãos que tecem as mais lindas peças de moda-praia

Sobre o lançar mão do omnichannel para um contato cada vez mais diversificado com sua consumidora/protagonista, a empresária disse que interligará todos os nossos canais de comunicação online e offline, com o apoio do marketplace do SINDIVEST/AL, com o objetivo de melhorar a experiência. “Não possuímos site, mas faremos parte do marketplace do SINDIVEST. As redes sociais sem dúvidas têm um maior peso no quesito comunicação, mas ainda temos a nossa loja conceito, localizada na Rota de Milagres, o nosso maior fluxo de clientes, promovendo uma experiência acolhedora através do seu design de ambientes e atendimento”, pontua Goretti Acioli.

E perguntamos a ela qual o maior sonho. “Ver a Aquas nos maiores evento de moda do mundo”. E nós, vamos estar lá, para aplaudir.