Levi’s® se junta a skatistas brasileiros para inaugurar primeiro skatepark construído pela marca no coração da Amazônia. Vem entender!


Essa história, que vai ter um final feliz com a inauguração do espaço no dia 30 de setembro, começou há algum tempo, quando uma equipe de voluntários visitou a Tribo Tuyuka, que vive às margens do Rio Negro, para conhecer melhor a cultura indígena e partilhar da vivência de quem mais conhece a essência da região

Skate e Levi’s® conjugam uma das parcerias mais especiais do planeta e, no Brasil, não poderia ser diferente. Depois de anunciar o skatista Otavio Neto como embaixador da coleção skateboarding no país, promover evento em São Paulo com mais de 300 praticantes do esporte com direito a premiação em dinheiro, e firmar parceria com o V Jam, que tem como objetivo revitalizar espaços públicos e incentivar a cultura do skate, a marca deu mais um passo nesse sentido. Desta vez no coração da Amazônia. A gente explica: está a todo vapor a construção do Levi’s® skatepark da Amazônia, como vem sendo chamado, que é o segundo da América do Sul, e já está sendo construído no Passeio do Mindu, em Manaus, por um grupo de skatistas locais. “Ver uma pista de skate brotar das mãos de skatistas voluntários e pessoas da comunidade local é, para a Levi’s®, o primeiro passo da interação, inclusão e convívio social. Coisas impossíveis acontecem quando as pessoas se unem para tornar um sonho real”, afirma Marina Kadooka, Gerente de Marketing da Levi’s® Brasil.
Leia também: Levi’s anuncia Otávio Neto como embaixador de sua coleção Skateboarding e promove evento em São Paulo com premiação em dinheiro para os melhores skatistas
 Mas essa história, que vai ter um final feliz no fim do mês, começou há algum tempo, quando uma equipe de voluntários visitou a Tribo Tuyuka, que vive às margens do Rio Negro, para conhecer melhor a cultura indígena e partilhar da vivência de quem mais conhece a essência da região. Os skatistas aproveitaram o dia para aprender com os índios e, claro, mostrar um pouco do esporte a eles. E não parou por aí: a equipe Levi’s® Skateboarding – formada pelos skatistas Emmanuel Rezende, Otavio Neto, Henrique Imperiano, Paulinho Barata, Thomaz Dog e Maikon Quaresma – partiu, então, para Manaus, tendo como destino o Parque Mindu, na Comunidade Santa Bárbara e, com a ajuda da Prefeitura de Manaus – que doou materiais guardados em um depósito – os skatistas deram início às obras, em uma antiga quadra poliesportiva.
Leia também: Levi’s reforça seu engajamento com skate e firma parceria com o V JAM, projeto que revitaliza espaços públicos e incentiva a prática do esporte. Entenda!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em depoimento ao site oficial da prefeitura de Manaus, Arthur Virgílio Neto, prefeito da cidade, destacou a importância da parceria e o reforço que ela significa à prática do skate, hoje um esporte olímpico. “Temos no Brasil 8,5 milhões de skatistas e, mais, esporte olímpico como é agora o skate faz do Brasil favorito a medalhas de bronze, de prata e de ouro nas próximas Olimpíadas. Aqui em Manaus nosso apoio ao skate sempre foi entusiasmado, mais entusiasmado agora com a parceria da Levi’s, uma grande marca que quer investir no esporte e contará com o nosso apoio”, afirma o prefeito Arthur Virgílio.
Outros materiais foram coletados pela equipe em terrenos onde são jogados entulhos, promovendo a reciclagem do que era considerado lixo. “Este projeto da Levi’s® é algo que vinha buscando nas minhas viagens pelo mundo. Conhecer e vivenciar o skate local é um grande presente para mim. Acredito que conhecendo e absorvendo a cultura daqui posso transcrever a maneira que enxergo o skate. Estamos construindo com amor este espaço, vamos embora ao final do projeto, mas nossa energia fica impregnada para sempre no concreto e nas vidas das pessoas. O skate em Manaus nuca será o mesmo e minha vida também”, declara Otávio Neto, skatista e voluntário do projeto.
 A obra da pista de skate no Passeio Mindu segue a todo vapor e tem previsão de ser entregue à comunidade e esportistas de Manaus no próximo dia 30 de setembro, como parte do projeto DIY – Do It Yourself -, que começou há dez anos, que tem como finalidade a construção de skateparks ao redor do mundo. De lá para cá, sete pistas de skate foram erguidas por skatistas e voluntários: Bangalore (Índia), La Paz (Bolívia), Oakland (California), Pine Ridge Reservation (Dakota do Sul), Joanesburgo (África do Sul) e Christchurch (Nova Zelândia). A Levi’s®, como a gente vem contando aqui no site HT, aposta no esporte como um dos mais influentes instrumentos de inclusão social, interação, foco, disciplina, lazer e perspectiva de um futuro como esportista. Por isso, há mais de 100 anos a Levi’s® busca maneiras de agregar pessoas por intermédio da arte, música e esporte, utilizando a moda como ignição. “O que a Levi’s® segue fazendo é muito mais que moda; é vestir as pessoas com um propósito e para um propósito; é observar os acontecimentos do mundo e as necessidades reais de quem não abre mão de usar jeans nos principais momentos da vida”, finaliza Marina Kadooka.
Sobre a Coleção Levi’s® Skateboarding
Os skatistas definem a si próprios. Eles não se conformam às regras, e não há um uniforme padrão. Entretanto, quase todas as pessoas que já pisaram em uma pista de skate usaram um jeans Levi’s®. Com um design atemporal e um trabalho artesanal meticuloso, os jeans Levi’s® oferecem o estilo Americano clássico há mais de 140 anos – e a Levi’s® Skateboarding Collection é a mais recente dentro da inovação de produtos da Levi’s®. Com foco em detalhes de desempenho que oferecem aos skatistas de qualquer nível um maior conforto, através de mobilidade, respirabilidade, força e proteção, a Levi’s® Skateboarding Collection resiste aos desafios enfrentados pelos skatistas.  Para maiores informações sobre a Levi’s® Skateboarding Collection, por favor visite levi.com/skateboarding.