Foi dada a largada na 19º edição do Minas Trend que tem a expectativa de receber mais de três mil compradores de 15 países até sexta-feira


O HT foi entender como ocorre os bastidores do evento que reúne mais de 200 marcas de Minas Gerais e outros estados brasileiros em 72 mil m2. Além do objetivo de combinar moda, economia e criatividade, a fashion week mineira ainda mantém uma responsabilidade social: “Nós temos uma preocupação enorme com o fortalecimento dos segmentos produtivos”, disse o presidente da FIEMG,

Belo Horizonte mais uma vez é a capital da moda. Ontem, o Minas Trend deu a largada para a 19° edição do evento que combina o universo fashion, economia e criatividade. Desta vez, o Salão de Negócios, principal atração da fashion week mineira, recebe mais de três mil compradores do Brasil e de outros 14 países para conhecer e fechar negócios com cerca de 200 grifes do cenário da moda brasileira. Por aqui, a expectativa e a euforia estão a níveis máximos, principalmente para as 20 novas marcas que estreiam nesta edição do Minas Trend. Sucesso reconhecido por todos os setores, o presidente em exercício da FIEMG, Afonso Gonzaga, responsável pela realização do evento, ressaltou que a fashion week mineira já é considerada um evento consolidado e de importância indiscutível. Depois de 18 edições de sucesso, Gonzaga acredita que o feedback dos participantes do Minas Trend represente a principal forma de evolução. “É necessário dizer à sociedade o quanto é importante a participação dos empresários, estilistas e profissionais desses setores, porque nós queremos ouvi-los. Com certeza absoluta, da primeira à décima oitava edição, nós tivemos uma larga experiência no que diz respeito ao crescimento. Mas precisamos melhorar ainda mais. E esse saldo positivo só é conquistado com a ajuda de todos aqueles que participam dia-a-dia dos avanços da nossa federação”, argumentou.

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Expominas, em Belo Horizonte, recebe a 10º edição do Minas Trend até sexta-feira (Foto: Henrique Fonseca)

Expominas, em Belo Horizonte, recebe a 10º edição do Minas Trend até sexta-feira (Foto: Henrique Fonseca)

Para a 19º edição, os criativos contam com o tema “Aqui se Cria” como elemento de inspiração. Com a missão de combinar aspectos da arte barroca mineira, enriquecida de curvas e adornos, e o conjunto arquitetônico da Pampulha, ícone da construção moderna, as grifes optaram por traduções não-literais. Como destacou o diretor criativo do Minas Trend, Pedro Lázaro, os estilistas absorveram o conceito criativo e apresentaram resultados impressionantes e belíssimos. “A ideia inicial era que as marcas encontrassem uma resposta que explicasse como uma estrutura do século 18 influenciou em outra dois séculos depois e como poderia aparecer hoje em dia, no século 21. E o que eu percebo é que, dentro do DNA de cada estilista, eles buscaram elementos simbólicos não-literais que dessem continuidade à estrutura de pensamento criativo pessoal sem deixar de pontuar com o tema. Eu olhei para algumas peças do Salão de Negócios, consegui identificar quem tinha assinado e ver também que elas estavam inovando. E isso é sensacional”, contou o diretor criativo Pedro Lázaro.

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Entre as 219 marcas que marcam presença no Salão de Negócios do Minas Trend, mais da metade das grifes representam o setor de roupas. Porta-voz desses estilistas, Luciano Araujo, que é do Sindvest, o Sindicato de Vestuário de Minas Gerais, disse que o evento é uma indispensável oportunidade para o setor no cenário econômico. Inclusive, o Minas Trend representa uma chance de iniciação no mercado para pequenos e novos artistas. “O projeto ‘Ready to Go’, que ocorre dentro do sindicato, visa dar oportunidade para jovens empreendedores apresentarem a sua marca e modelos em um evento dessa proporção. Então, nós fazemos uma votação e o ganhador recebe a oportunidade de expor o seu trabalho em um estande na próxima edição do Salão de Negócios. Isso faz com que o Minas Trend se retroalimente e tenha sempre novidades”, explicou o presidente do Sindvest.

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Minas Trend recebe 219 marcas no Salão de Negócios nesta 19º edição (Foto: Henrique Fonseca)

Minas Trend recebe 219 marcas no Salão de Negócios nesta 19º edição (Foto: Henrique Fonseca)

Assim como as marcas estreantes, os estilistas do interior do estado mineiro também são só empolgação. Para eles, o Minas Trend é mais que um evento de moda. É uma vitrine mundial que possibilita mostrar o que é criado e produzido longe dos centros urbanos. Com a ajuda do Sindvest, esses artistas vêem na fashion week mineira uma forma de expor seus modelos e alavancar a renda. “Nós temos grandes nomes no interior do estado e o nosso papel é identificar esses talentos e dar a base necessária para que eles possam apresentar sua arte aqui. Antes de começar o Minas Trend, existe toda uma preparação do Sindicato que envolve a produção, o design e tudo mais que essas marcas presentes precisem. Isso é muito bom porque, assim, nós temos a chance de mostrar a arte de todo o estado e a riqueza criativa dos mineiros. Eu acho que mesclar tudo isso é muito bacana e fundamental para o setor ter essa troca de experiências e modelos”, disse o presidente do Sindicato de Vestuário de Minas Gerais, Luciano Araujo.

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Afonso Gonzaga (FIEMG), Luciano Araujo (Sindvest) e Pedro Lázaro (Minas Trend) (Foto: Henrique Fonseca)

Afonso Gonzaga (FIEMG), Luciano Araujo (Sindvest) e Pedro Lázaro (Minas Trend) (Foto: Henrique Fonseca)

Como já vimos, o Minas Trend representa mais do que uma semana de moda e negociações. Segundo o presidente em exercício da FIEMG, Afonso Gonzaga, o evento possui uma responsabilidade social importantíssima na sociedade. O HT explica: hoje, só no estado de Minas Gerais, quase 20% da população está empregada no setor do vestuário e acessórios. “Nós temos uma preocupação enorme com o fortalecimento dos segmentos produtivos. Nós estamos trabalhando com confecção, joias e calçados que são setores de extrema importância no cenário estadual e nacional, o que acarreta em uma maior responsabilidade econômica e social. Aqui em Minas Gerais existem diversos polos que juntos estimulam a FIEMG na obrigação de proporcionar negócios. Muito mais que isso: nós trazemos e damos oportunidades de melhorias no que diz respeito à tecnologia e proporcionamos aos empresários uma chance de pensar fora da caixa com o Minas Trend. Então, além da responsabilidade econômica, o social representa uma excelentíssima justificativa para a FIEMG continuar promovendo um evento desta magnitude”, concluiu o presidente Afonso Gonzaga.

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