Moda & Beleza

Filtro solar: escolha o melhor para a sua pele com o nosso guia!

Entre tantas as opções disponíveis no mercado, sabemos que não é fácil escolher o protetor ideal, mas a gente dá uma forcinha! Vem ver!

Publicado em 31/08/2019 | Por Heloisa Tolipan

*Por Karina Kuperman

Sabe aquela máxima de que “protetor solar, tem que usar”? Pois é, a frase é mais atual que nunca. E se você é do grupo que restringe o uso do cosmético apenas para o verão, praia e piscina, está por fora. Como contamos aqui, a higienização e a tonificação da pele são fundamentais na hora de uma rotina de skincare para aquela cutis que esbanja saúde, mas, sem o uso do filtro solar diário, tudo cai por terra. Isso porque é ele que protege o rosto contra os efeitos nocivos dos raios solares – mesmo naqueles dias em que achamos que o sol não está forte. Os raios UVA e UVB têm efeito cumulativo na pele e conseguem penetrá-la profundamente, o que gera pintas, sardas, ressecamento, envelhecimento, rugas, linhas de expressão, flacidez, manchas e até mesmo câncer de pele.

Filtro solar é indispensável mesmo nos dias nublados (Foto: Reprodução)

Se você é do time que usa ácido em sua rotina de pele, então, aí é que não pode dispensar o filtro de jeito nenhum.Basicamente, os filtro solares agem absorvendo os raios ultravioletas. Isso ocorre porque, em sua composição, existem moléculas capazes de absorver a radiação – que é muito energética, e transformá-la em uma radiação de baixa energia.

Atualmente, existem diversos tipos de protetores solares diferentes disponíveis no mercado. Oil free, com base, coloridos, de textura em gel, aquosos, cremosos, em pó, hidratantes: algum deles com certeza será perfeito para sua pele.

Sabendo que não é fácil encontrar o preferido, listamos, aqui, alguns dos protetores solares queridinhos do momento, para você encontrar o que melhor se adequa ao seu tipo de pele e necessidades. Vale destacar que a escolha do produto certo é importante para evitar problemas como espinhas, cravos e ressecamento.

Bioré UV Aqua Rich Watery Essence
Eleito o melhor protetor solar pela Women’s Health 2019, o Aqua Rich Watery Essence é um produto facial e corporal de textura macia e refrescante como água, mas com FPS 50 e alta proteção contra os raios solares. Sua fórmula em gel conta com filtros UV encapsulados que deixam uma sensação de pele leve e fresca. Pensa que acabou? Pois ele é enriquecido com ativos como ácido hialurônico e extrato de geléia real – dois poderosos hidratantes.

(Foto: Divulgação)

Anthelios Airlicium da La-Roche Posay
Disponível em cor clara, média e escura, o filtro oferece proteção solar UVA/UVB FPS70 e controle inteligente da oleosidade da pele, o que garante uma sensação de pele limpa e sequinha por até nove horas. Suas cores são adaptáveis a diversos tons, cobrem imperfeições e uniformizam a tonalidade da pele com uma cobertura natural e sem falhas – tudo isso. É ideal para peles oleosas e mistas, graças à textura acqua-serum e oil free.

(Foto: Divulgação)

Episol Color pó compacto da Mantecorp Skincare
Praticidade é o nome desse produto. Ideal para levar na bolsa – já que ele é um estojinho tipo os de pó compacto, esse fotoprotetor cumpre seu papel de proteger a pele dos efeitos nocivos do sol diariamente, com direito a uma cobertura matte e aveludada. Além de agir contra os efeitos do sol, esse produto também protege a pele da luz visível – responsável pela claridade do dia e também presente nas lâmpadas e telas de computadores. Uma das grandes vantagens do Episol Color pó compacto é a fácil reaplicação ao longo do dia – além daquele reforço maravilhoso na make. Para melhorar, ele ainda auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele.

(Foto: Divulgação)

Ideal Soleil Clarify da Vichy
Acha que é tarde para começar a usar protetor porque sua pele já começou a apresentar manchinhas? Pois você está enganada. O Ideal Soleil Clarify, da Vichy ajuda a clarear manchas solares. Isso mesmo! Além da proteção contra raios UV e luz visível, uniformização da pele com alta cobertura tipo de maquiagem e efeito matte duradouro – até para as peles mais oleosas, ele ainda ajuda a tratar os sinais já existentes, graças ao seu exclusivo complexo de ativos clareadores que conta com glicirrizinato de dipotássio, LHA e neohesperidina. A marca promete manchas 10% mais claras em até 60 dias.

(Foto: Divulgação)

Minesol Oil Control da ROC
Um fluido hidratante oil free e que ainda protege a pele dos efeitos nocivos do sol. Assim é o Minesol Oil Control, perfeito para quem tem pressa e quer incorporar na rotina produtos de rápida absorção e eficiência garantida. Nada pegajosa, a fórmula contém filtros estáveis e garante pele hidratada e sequinha, além de ser muito resistente à água. Seus ativos antioxidantes ajudam a revitaliza, amenizam aspecto das manchas, combatem os radicais livres e melhoram as defesas da pele.

(Foto: Divulgação)

Nívea Sun Toque Seco Antissinais
Esse produto de uso diário tem exclusiva fórmula de textura leve, rápida absorção, toque seco e nada de óleo, e garante controle de brilho com direito a pele macia e radiante. Oferece alta proteção imediata contra os raios UVA e UVB, além de prevenir o envelhecimento precoce da pele. Quer mais? Pois ele também atua como um hidratante para ser usado antes da make.

(Foto: Divulgação)

Base Stick Tonalizante da Adcos
Talvez o mais prático de toda essa lista, esse produto em bastão atua como dois em um: garante cobertura intensa com disfarce imediato de imperfeições e possui alta proteção solar fotoestável contra raios UV e luz visível. É indicado para todos os tipos de pele, proporcionando toque seco e efeito matte, com alta resistência à água e suor. Sua fórmula enriquecida com vitamina E protege os constituintes celulares contra a oxidação e diminui os danos causados pela radiação UV.
Pensado para uso após procedimentos como laser e peeling, ele ainda acalma a pele, reduz a ardência e disfarça a vermelhidão. Além da proteção contra o sol, o stick da Adcos ainda atua contra os radicais livres, diminuindo efeitos do envelhecimento da pele e protegendo seu DNA. É possível encontrá-lo em cinco cores diferentes que se adaptam às diferentes tonalidades da pele brasileira.

(Foto: Divulgação)

Expert Sun Protection Lotion da Shiseido
Chamada SuperVeil-UV 360º, a tecnologia exclusiva Shiseido cria uma espécie de véu sobre a pele, que distribui o protetor de forma homogênea, microscopicamente, em superfícies irregulares, fazendo com que os componentes de proteção sejam absorvidos uniformemente. Já a tecnologia Profence Cell inibe o dano celular e a degeneração do DNA, prevenindo rugas e manchas. Todos os produtos da linha repelem a água e areia, preservando assim, suas condições de recém-aplicados, sem desgastes.
A linha Suncare oferece produtos solares de alta performance , com resistência à água, transpiração e oleosidade. Os protetores com cor, que são best sellers da marca, oferecem cobertura com alta proteção, com diferentes acabamentos e texturas – perfeito para todos os gostos.

(Foto: Divulgação)

Fotoprotetor SunBrush Mineral da Isidin
Esse protetor solar em pó, com filtros 100% minerais, se ajusta a todos os tons de pele e é perfeito para usar sobre a maquiagem. Sua textura translúcida e fórmula matificante não abafa ou obstrui os poros e é ideal para todos os tipos de pele. As partículas refletoras de luz ajudam a disfarçar pequenas imperfeições. A embalagem compacta o torna o produto perfeito para carregar na bolsa. Sua fórmula biodegradável se decompõe naturalmente sem afetar o meio ambiente.

(Foto: Divulgação)

Independente de sua escolha, lembre-se de retocar seu protetor solar pelo menos a cada duas horas e sempre aplique-o entre 15 e 30 minutos antes da exposição aos raios.

Pesquisas relacionadas