Moda & Beleza

Desvendamos o passo a passo da rotina de beleza e skincare oriental para você adotar já! Vem ver

Em tempos em que K-Beauty e J-Beauty tem se tornado cada vez mais populares, o site HT foi atrás de entender a febre de beleza oriental e destrinchou tudo aqui

Publicado em 07/08/2019 | Por Heloisa Tolipan

*Por Karina Kuperman

Cada vez mais lojas de produtos orientais tem sido inauguradas em todo o mundo e o assunto já é um dos mais procurados na internet pelos apaixonados por beleza e skincare. Estamos falando das incensadas K-Beauty e J-Beauty! Pois bem, os termos referem-se às siglas para Korean e Japanese Beauty. Ou seja: falam da rotina de skincare das coreanas e japonesas – exemplo no que diz respeito à pele bem cuidada e responsáveis pelo maior índice de consumo de produtos de beleza no mundo.

Seja por conta das orientais ou não, o fato é que “skincare” virou um enorme gerador de lucro para a indústria nos últimos anos. Tanto é que até Kylie Jenner – apontada pela “Forbes” como a mais jovem bilionária selfmade – já investiu uma uma linha própria de cuidados com a pele: a “Kylie Skin”.

Mas, ao contrário do que pode parecer, cuidar da pele não é sinônimo de gastos exorbitantes. É verdade que a maioria das pessoas acaba investindo em produtos caros, mas o que popularizou a K-Beauty e a J-Beauty do lado de cá do oceano foi justamente a simplicidade do passo-a-passo diário de cuidados. Destrinchamos, aqui, cada etapa desse processo rumo à cutis de cinema.

Demaquilante
O primeiro passo da rotina é tirar a maquiagem e desobstruir os poros. Para isso, as coreanas fazem a double cleansing, uma espécie de “limpeza dupla” com óleo e um gel de limpeza ou tônico. E quem tem a pele oleosa não precisa fugir dessa etapa, pelo contrário! O óleo é a substância mais indicada justamente por amolecer as substâncias presas à pele com mais agilidade, facilitando o processo de remoção completa e profunda de impurezas. A japonesa Bioré tem seu óleo de limpeza que remove de forma sensível até o mais difícil cosmético à prova d’água e a coreana Banila Co oferece o óleo em forma de balm, o “Clean it zero”, que tem como promessa remover até as maquiagens mais resistentes sem ressecar a pele. A fórmula tem extratos de papaia e acerola, que prometem deixar a pele mais viçosa. O hype é tanto que a Clinique lançou sua versão, o “Take the day off Cleansing Balm”, que, como o próprio nome indica, é um balm demaquilante formulado para ser aplicado direto na pele, sem algodão, e, em seguida, removido com um lenço. A The Body Shop também acaba de incorporar à gama de produtos o balm e o óleo demaquilante da linha “Camomile”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em seguida, ressaltamos as espumas de limpeza. A Kao Cosmectics, mesma fabricante da Bioré, oferece a “Marshmallow Whip Foam Wash” em quatro versões: para peles sensíveis, mistas, acneicas ou normais. Quem não quiser ir tão longe pode optar por versões mais populares no Brasil, como a da L’Occitane, Caudalie, Nivea, Dermage e outras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esfoliante
Com o rosto já limpo, o passo seguinte é eliminar células mortas que tiram o viço da pele. Existem dois tipos de esfoliantes: físicos ou químicos. Os físicos – também chamados de esfoliação mecânica, se propõe a retirar as células mortas a partir do atrito físico. Para isso, são utilizados cremes com pequenos grânulos que podem ser de oleaginosos e outros ingredientes. A Shiseido, por exemplo, tem o “Waso Soft + Cushy Polisher”, formulado com tofu e feito de soja, para ajudar a esfoliar e tratar a pele.

A linha Waso, da Shiseido, é específica para skincare (Foto: Reprodução)

Já a esfoliação química usa, como o próprio nome diz, agentes químicos com ação esfoliante, como os ácidos salicílico e retinóico e costuma ser ainda mais intensa do que a mecânica. A The Body Shop tem uma vasta gama de peelings líquidos, como o de “Vitamina C” e o “Drops of Youth”.

Tônico
A primeira observação que se deve fazer é: nenhum tônico deve ser à base de álcool. Lá atrás, muito se receitava “tônico adstringente” para jovens com tendência à acne, mas, atualmente, sabe-se que o álcool destrói a barreira lipídica da pele, que é sua proteção contra agentes agressores externos.

Pois bem, dito isso, o tônico é uma espécie da água que tem uma função simples: restaurar o PH da pele para que ela possa aproveitar os benefícios da hidratação que virá a seguir.

O tônico da Son&Park é queridinho das apaixonadas por skincare (Foto: Reprodução)

O tônico da coreana Son & Park, chamado “Beauty Water”, é um dos mais famosos em todo o mundo. Segundo a marca, a Beauty Water é mais que um tônico facial: é um “tônico inteligente” que serve para limpar, tonificar, hidratar e esfoliar a pele, tudo em um produto só. Ele é recomendado para todos os tipos de pele e pode ser usado em um algodão ou diretamente na pele.

Além dele, outro coreano queridinho das apaixonadas por K-Beauty é o “Wonder Pore Freshner”, da Etude House. Esse é especialmente pensado para as peles oleosas e, de acordo com a marca, limpa profundamente, controla a oleosidade, diminui a aparência dos poros, clareia, confere elasticidade, hidrata e balanceia o pH da pele.

Tônicos coreanos (Foto: Reprodução)

Pelas farmácias brasileiras também temos uma infinidade de opções como as marcas Simple, Dermatus, Avène, Vichy, Skinceuticals e outros.

Sérum
Produto de consistência aquosa, textura fluída e não gordurosa e profunda absorção, o sérum já é bem conhecido aqui no Ocidente e é parte essencial da rotina de cuidados das orientais. Ele pode servir para diversos fins, devido a sua variabilidade de ingredientes, por isso, nessa etapa, são problemas específicos que começam a ser tratados.

Os séruns podem ter ação hidratante, clareadora, antioxidante, anti-idade, servem como firmador da pele e ajudam na prevenção de sinais de envelhecimento.

Os séruns tem diversas funções (Foto: Reprodução)

Bastante concentrados, eles são apresentados, geralmente, em fracos com conta-gotas e apenas uma ou duas gotinhas bastam para o rosto todo. A coreana Missha tem o famoso “Time Revolution Night Repair New Science Activator Ampoule”, que melhora a elasticidade da pele e a aparência dos sinais da idade, como as linhas finas e rugas.

Os produtos “The Ordinary” se popularizaram pelo preço em conta (Foto: Reprodução)

Popular na internet, a linha “The Ordinary”, da canadense Deciem, também apresenta séruns para todos os gostos: desde ácidos para diversas funções até vitaminas, antioxidantes e outras moléculas concentradas. A “The Ordinary” ficou famosa justamente pelo que seu nome já adianta: ser uma marca “comum”, que oferece produtos baratos se comparados a outras marcas do mercado. Isso porque os séruns contam com uma fórmula que leva apenas o ingrediente ativo. Ou seja: a Deciem cortou todos os outros custos e criou uma gama de produtos de skincare com eficácia comprovada e preços em conta. Vale a pesquisa.

Hidratante
A hidratação é o maior objetivo de toda a rotina de skincare. Não pense que peles oleosas devem fugir dessa etapa, pelo contrário: os processos anteriores servem para preparar a pele para receber uma hidratação eficaz e potencializada.

As coreanas e japonesas sabem: uma pele hidratada é sinônimo de luminosidade, viço e beleza. Elas utilizam, no mínimo, dois hidratantes em sequência: a emulsão, que tem uma fórmula mais leve, e um hidratante mais potente por cima, fora os hidratantes líquidos (os “mists”), fórmulas que vem em frascos de spray para serem espirradas no rosto ao longo do dia.

(Foto: Reprodução)

As máscaras hidratantes da coreana Dr. Jart fazem sucesso pelos ingredientes concentrados e, claro, apresentações exóticas e curiosas, como a máscara de borracha, que vem em uma embalagem com dois passos: uma ampola com o líquido, em si, e uma sheet mask de borracha, que adere bem à pele para garantir que os ingredientes da ampola sejam bem absorvidos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Protetor Solar
Por último e não menos importante: proteção solar. Passo fundamental para proteger a pele da radiação, principalmente para quem adotou ácidos na rotina de beleza. A japonesa Bioré tem diversas apresentações de protetor solar, como o “Aqua Rich”, fórmula gel aquosa com filtros UV encapsulados que garante textura ultraleve e máxima proteção contra os raios UVA e UVB, e o “Perfect Milk”, que tem partículas ultra finas e filtros físicos que protegem a pele dos raios UV e UVB, além, é claro, de ser bem leve e líquido. Esse produto se torna matte assim que espalhado e não deixa a pele esbranquiçada.

Alguns dos protetores da Bioré (Foto: Reprodução)

Nas farmácias brasileiras também encontra-se uma vasta gama de protetores solares eficientes, como o “Anthelius”, da La-Roche Posay, o “Minesol”, da Roc, e outros.

Pesquisas relacionadas