Festival ID:Rio, multiplataforma de fomento à energia criativa do Estado do Rio, terá ações em Petrópolis, Niterói e na capital


O Estado do Rio reafirma mais uma vez a sua vocação como epicentro de evento com ênfase na diversidade, pluralidade, cores e leveza da moda autoral e criativa e o apoio ao empreendedorismo. As ações começam hoje, dia 1º de março, em Petrópolis, Região Serrana, com palestras, gastronomia, e desfile na Rua Teresa, polo de moda conhecido de Norte a Sul do país. Em seguida, no belíssimo MAC, em Niterói, uma série de atividades que fazem a sinergia entre moda, capacitação, empreendedorismo, jornada de conhecimento, gastronomia e música. E o evento pega a ponte Rio-Niterói e desembarca na capital. “Moda é identificada como parte da epiderme viva da sociedade, dissolvendo as fronteiras entre classes e culturas, agregando mais do que segregando. As pessoas já assimilaram que moda vai muito além da roupa: ela compreende comunicação, anseios, projeções e formas de se expressar”, frisa sempre Claudio Silveira, que assina a direção-geral do evento.

Foi dado o start hoje à terceira edição do Festival ID:Rio, multiplataforma que faz a sinergia entre moda, capacitação, empreendedorismo, jornada de conhecimento, gastronomia e música impulsionando a identidade/energia criativa do Estado do Rio de Janeiro. Acompanho desde que foi alinhavado o primeiro projeto do evento, regido pelos idealizadores Claudio Silveira e Helena Vieira Gualberto Silveira, nomes à frente do DFB Festival, em Fortaleza (CE), que se tornou uma vitrine da moda autoral, do handmade do Nordeste. Ao longo de duas décadas e meia, completadas este ano, se manteve como uma grande plataforma de inovação, como um radar criativo até ser considerado a maior semana da moda autoral da América Latina. E guardei a seguinte frase de Claudio, diretor-geral do Festival ID: Rio, durante a primeira edição realizada em Niterói. “Os polos produtores de moda no Estado do Rio de Janeiro reforçam a resiliência do setor, refletindo uma situação análoga no resto do país: a capacidade do trade de superar dificuldades. O que temos de novo? O espírito de renovação, advindo de uma mentalidade produtiva cada vez mais sustentável, transparente e ética. Ações como o ID:Rio, que leva visibilidade e formação a empreendedores fluminenses mostram o quanto o estado é focado na energia criativa de seu trade da moda. Dito isso, o potencial é imenso, porque a gente verifica o Rio de Janeiro voltando a exercer, plenamente, aquela função lá nos anos 1980, de liderança e visionarismo. O Rio sempre esteve à frente, mas se comunicando diretamente com todas as camadas de mercado. E é esse cenário que a gente vislumbra hoje”.

 

Pois a semente plantada germinou lindamente. A terceira edição ganhou ações em três municípios do Estado: Petrópolis, na Região Serrana, Niterói – trazendo desfiles de moda e shows de grandes nomes da nossa música, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), e a capital do nosso Rio, contemplando estímulo em alta potência ao trade da moda em conexão com as artes. O ID:Rio 2024 é apresentado por Enel Brasil, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio da Prefeitura de Niterói e da Prefeitura de Petrópolis, com realização da Equipe de Produção.

O ID:Rio vai muito além da moda: ele agrega outros conteúdos, ideias e espaços, além de atrações musicais. Ou seja, cultura de qualidade, que é o que realmente gosto de reverberar para o mundo. Hoje, mais do que nunca, eu sou apaixonado por moda e produção, pois meu trabalho é minha vida – Claudio Silveira

Claudio Silveira e a ênfase ao enorme potencial criativo do Rio de Janeiro (Foto: Thais Mesquita)

Com o tema “Multiversos Sustentáveis”, o ID:Rio 2024 mergulha nas possibilidades da identidade da cadeia produtiva fluminense, consolidada como fundamental motor de geração de emprego, renda e desenvolvimento para todo o Estado do Rio de Janeiro. A programação do evento contará com diversas atividades, a partir de sua abertura oficial em Petrópolis, no dia 1º (sexta-feira) com desfile de marcas, na tradicional Rua Teresa, no dia seguinte.

Petrópolis é uma referência histórica no mercado da moda fluminense pela produção têxtil e seus polos de compras. Por isso, receber o ID:Rio Festival será uma importante estratégia para o fortalecimento do setor em nossa cidade, e para disseminação do conceito de moda sustentável e criativa. Temas estes ligados à questão ambiental urgente que vivemos no mundo atual – Rubens Bomtempo, prefeito de Petrópolis

No Teatro Imperial haverá Palestra Enel: Consumo consciente e eficiência de custos com energia; Palestra Visual Merchandising por Grasylle Ferreira; Palestra Inova Moda Digital (IMD) do SENAI CETIQT com as Macrotendência Primavera-Verão 24/25, fruto de uma grande pesquisa realizada pelos consultores do projeto (IMD), uma parceria entre o SENAI CETIQT e o Sebrae Nacional.

Claudio Silveira também já pontuou em entrevista ao site Heloisa Tolipan que a missão de projetos como o ID:Rio é gerar novas possibilidades de negócios e novas oportunidades para quem precisa de visibilidade. “O Brasil, planta, colhe, processa, fia, trama o tecido e vende. Detemos o controle de toda a cadeia produtiva. O desafio é conseguirmos nos apropriar de fato dessa força. Temos que manter o foco no horizonte e a cabeça fora d’água. Compreender a moda como um processo em 360 graus não significa rodar, rodar e parar no ponto de partida; significa respeitar cada etapa de uma cadeia complexa de relações entre produtores, indústria, mercado e indivíduos. Meu papel – bem como de eventos como o ID:Rio é azeitar as engrenagens dessa indústria, partindo da economia criativa, dos pequenos, dos autorais, para que toda a máquina continue funcionando, apta para enfrentar os desafios da próxima onda de crescimento que, acredito, está logo ali na esquina”.

Moda é identificada como parte da epiderme viva da sociedade, dissolvendo as fronteiras entre classes e culturas, agregando mais do que segregando. As pessoas já assimilaram que moda vai muito além da roupa: ela compreende comunicação, anseios, projeções e formas de se expressar – Claudio Silveira

Já em Niterói, no dia 8 (sexta-feira), comemorando o Dia da Mulher,  “Lécia by Letícia Spiller”, com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ), fará um desfile, juntamente, com o show de Fernanda Abreu, para encerrar o primeiro dia na Praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). No sábado, dia 9, o Enel Summit passará o dia capacitando empreendedores, com diálogos sobre moda sustentável, negócios e protagonismo feminino, até o início dos desfiles “Beachwear de Cabo Frio”, protagonizado por marcas do polo criativo”, diretamente da associação dos lojistas da Rua dos Biquínis, e a “Coleção Energia by Almir França“.

ID:Rio Festival: (Foto: Thais Mesquita)

ID:Rio Festival: (Foto: Thais Mesquita)

No line-up de shows gratuitos, em Niterói, a presença de Fernanda Abreu, Johnny Hooker, Toni Garrido e DJ Negralha (O Rappa), todos na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). No interior do MAC, o ID:Rio apresenta uma jornada de conhecimento com um dia inteiro de palestras, com temática girando em torno do tema “negócios sustentáveis”.

Em seu último dia em Niterói, no domingo (10/03), o evento contará com o desfile “Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global”. A praça do MAC também recebe o Mercado Criativo, que reúne microempreendedores de todo o estado, além de bares e restaurantes, emoldurando o palco dos shows.

Na capital do Estado, no dia 11 (segunda-feira), a programação é especial para mulheres empreendedoras, com workshops e a participação da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O ID: Rio é um case de sucesso que alia empreendedorismo, geração de negócios e oportunidade através do campo da economia criativa. E a cultura do estado passa justamente por este ativo, por ser o território criativo do país, com um segmento que supera 4% do PIB e onde a cultura é um motor de desenvolvimento de postos de trabalho – Danielle Barros

Na Biblioteca Parque Municipal – Auditório Darcy Ribeiro, um dia dedicado à sustentabilidade na gastronomia, com workshop duplo reunindo Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo) e Luiza Souza (@musadaspanelas), além de mesa redonda com histórias inspiradoras de empreendedorismo e economia criativa de nomes como Claudia Viana, subsecretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Através dessas iniciativas, o evento abre espaço para o fortalecimento do diálogo de toda a cadeia produtiva da moda com a economia criativa.

O Estado do Rio de Janeiro mantém-se, há décadas, como um dos principais pólos de moda do Brasil: são cerca de 26.700 empresas, distribuídas em vários núcleos de moda, gerando mais de 195.000 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva.

O nosso objetivo é provocar a indústria criativa. O evento faz com que as pessoas acreditem nos pequenos empreendedores autorais que têm uma história e um legado que precisam ser mantidos. O mundo inteiro precisa ver e abrir portas para esses talentos. Queremos ter a oportunidade de qualificar os empreendedores, que são esquecidos pelos grandes grupos e empresas e não têm espaço no mercado da moda – Claudio Silveira