Moda & Beleza

Em família: Toia Lemann lança marca de roupas Anna Vic com coleção de estreia que faz homenagem à mãe, Tote Quental, e tem a filha, Maria Osório, como modelo da campanha

O extenso acervo de pinturas e colagens deixado pela mãe de Toia, Tote Quental, artista plástica falecida há 11 anos, foi transformado em estampa para as peças exclusivas da marca. “Nossas roupas parecem quadros flutuantes”, define. Anna Vic conta também com o toque da estilista Ana Voss, ex-Mocha, marca querida pelas cariocas.

Publicado em 10/05/2018 | Por Rayssa Cerdeira

Maria Osorio, modelo da AnnaVic, Toia Lemann, criadora da marca, e Ana Voss, estilista da marca (Foto: Miguel Sá)

Psicanalista de formação, Anna Victoria Lemann, ou Toia, como é conhecida, lança a marca Anna Vic em sua loja-ateliê no Leblon. A primeira coleção faz homenagem à mãe de Toia, Tote Quental, que deixou um legado de pinturas e colagens. Das cinco estampas lançadas, quatro foram tiradas das obras da mãe. Além da ligação com a arte, a marca também traz em seu DNA os ideais de elegância e conforto. “Não quero que as mulheres tenham que escolher entre estarem elegantes ou confortáveis. Acabou a época de ter que se sacrificar para estar elegante. Anna Vic mostra que essas duas coisas andam juntas”, explica Toia. A quinta estampa, chamada de “poema”, é um fragmento de um texto do autor carioca Augusto Guimaraens Cavalcanti.

Coleção da AnnaVic (Foto: Daniel Mattar)

Ana Voss, estilista da Anna Vic, já trabalhou com outras marcas queridinhas do público carioca, como a Osklen e, mais recentemente, a Mocha. Trabalhar com a Anna Vic representava uma grande responsabilidade por se tratar de uma homenagem à Tote, mas Voss diz que a identificação entre ela e Toia aconteceu de forma natural e rápida. “Somos muito artísticas. O meu criativo bateu com o dela e nós unimos forças para criar as peças da melhor maneira possível”, explica. Além das estampas da mãe de Toia, a coleção também tem muitas referências do Modernismo, onde as formas não são totalmente simétricas. Entre as peças estão vestidos, paletós, calças e camisaria – tudo cuidadosamente pensado, segundo Voss. “Trabalhamos com sobreposições, formas geométricas, acabamentos perfeitos. Pensamos como cada estampa ficaria em cada peça. Usamos linho para remeter à lona da tela, musseline de seda para remeter ao papel”, conta.

Ana Voss e Toia Lemann (Foto: Miguel Sá)

Além da inspiração materna, Toia diz que o pai, o empresário Jorge Paulo Lemann, é seu modelo quando o assunto é empreendedorismo. Mesmo com o atual cenário econômico desfavorável brasileiro, Toia diz que aprendeu com o pai a persistir. “Meu pai defende muito que não podemos desistir. Mesmo em tempos difíceis, temos que tirar o que tem de bom. Temos que arriscar para poder contribuir com o que for possível. Isso me inspira a não me deixar intimidar”, explica.

(Foto: Daniel Mattar)

De fato, Anna Vic parece manter mesmo “tudo em família”. A coleção foi inspirada na mãe e a modelo é a filha, Maria Osório. Sobre isso, Toia não economiza elogio. “Quando digo que a minha modelo é minha filha, as pessoas desconfiam. Mas ela além de linda é extremamente talentosa. Ela se interessa muito pelo assunto, está, inclusive, estudando Design”, explica. Toia completa dizendo que sempre buscou ter com a filha a relação que tinha com a mãe. “Eu e minha mãe éramos profundamente unidas, ela foi um exemplo para mim, e eu tento passar isso para a minha filha. Ela se chama Maria, assim como a minha mãe”, conta.

(Foto: Miguel Sá)

A loja, localizada no terraço de um charmoso prédio da década de 1950, no Leblon, é também um ateliê. Parte das obras de Tote, como colagens e telas em aquarelas, estão expostas no espaço. Como a ideia da marca é sempre unir moda e arte, Toia adianta que as próximas coleções da Anna Vic também vão ser inspiradas em obras de outros artistas. O pintor Luiz Aquila é um dos que terá suas pinturas transformadas em estampas, e as obras, expostas no ateliê. “Queremos um ‘Aquila vestível’. A ideia é usar a moda sempre como expressão da arte”, afirma Toia.

Pesquisas relacionadas