Dr. Alessandro Martins lista o Top 7 das cirurgias plásticas mais procuradas pelos brasileiros


“A cirurgia plástica fica cada vez mais popularizada e tem atingido um número maior da população de classes sociais diferentes, sexos diferentes, idades diferentes. A cirurgia plástica está aqui para devolver a autoestima e fazer o paciente se sentir bem. E lembrando sempre que o importante é procurar um profissional bem formado, que tenha vasta experiência profissional”, pontua o cirurgião plástico. Vem conferir a lista!

*Por Dr. Alessandro Martins

Muita gente tem curiosidade para saber quais são as cirurgias plásticas mais procuradas pelos brasileiros. Por isso, resolvi fazer uma lista com as Top 7 do país na ordem de preferência. A cirurgia plástica fica cada vez mais popularizada e tem atingido um número maior da população de classes sociais diferentes, sexos diferentes, idades diferentes. A cirurgia plástica está aqui para devolver a autoestima e fazer o paciente se sentir bem. E lembrando sempre que o importante é procurar um profissional bem formado, que tenha uma vasta experiência.

1 – PRÓTESE DE MAMA

A prótese de mama é o carro-chefe. É a cirurgia mais procurada pelo público feminino, tanto por mulheres jovens quanto por pacientes de meia idade. É simples, rápida e bem-sucedida. Daí, o seu nível de satisfação ser muito elevado. Como temos vários formatos de próteses e desenhos de mama, precisamos adaptá-las ao perfil de cada paciente. A cirurgia de aumento da mama é, sem dúvida, a mais popular entre as brasileiras.

2 – LIPOASPIRAÇÃO

Em segundo lugar vem a lipoaspiração, não só para mulheres como também para homens. É procurada especialmente nas regiões litorâneas, onde o culto ao corpo, a uma barriga bonita, a uma cintura bem definida encanta os pacientes e traz movimento ao consultório. No entanto, trata-se de uma cirurgia que requer alguns cuidados. Não podemos ignorar os riscos de uma lipoaspiração. É importante ressaltar que não é indicada para pacientes com muito sobrepeso, e sim para pessoas dentro seu IMC (Índice de Massa Corporal) que desejam melhorar a disposição da sua gordura. A lipo tem sido realizada em quem pratica alguma atividade física, mas quer corrigir o culote, uma barriguinha, uma gordura no flanco. É uma cirurgia para o tratamento de gordura localizada, e não de emagrecimento.

 

3 – LIPOENXERTIAS

Por falar em lipoaspiração, chegamos ao terceiro lugar de nossa lista, as lipoenxertias. A busca de um bumbum bonito, redondinho também tem muito sucesso e muita procura entre os pacientes e é uma cirurgia que, junto com a lipoaspiração, vem quase sempre, combinada, na maioria dos pacientes, que é a utilização da sua própria gordura que foi retirada das áreas de lipoaspiração e é enxertada na região do bumbum para aumentar o volume, camuflar algumas imperfeições, como celulites ou algumas depressões ou alterações de contorno.

4 – MASTOPEXIA

Em quarto lugar fica uma combinação de cirurgias que se chama mastopexia com prótese. Mais uma vez a prótese de silicone aparece no nosso Top 7. Essa cirurgia é para aquelas pacientes que não somente podem colocar a prótese de silicone, mas que têm flacidez da pele da mama. Nesses casos, precisamos combinar a colocação da prótese com a retirada da pele em excesso para trazer uma certa jovialidade para essa mama. Essa flacidez causa o envelhecimento no aspecto da mama e apenas a colocação da prótese não seria suficiente para corrigir essa alteração e trazer beleza ao nosso resultado.

5 – MAMOPLASTIAS REDUTORAS

Em sequência, vêm as mamoplastias redutoras, para mulheres que têm as mamas grandes. Essas pacientes não têm indicação de colocação de prótese, elas não poodem acrescentar volume, têm que retirar volume. A mamoplastia redutora teve muito sucesso na década de 80. O padrão de beleza eram as mamas muito pequenas. Hoje, a mamoplastia não é tão redutora quanto foi no passado. A ideia é reduzir as mamas muito volumosas, que podem até causar problemas posturais nas pacientes, porém mantendo um formato bonito que até lembre uma mama com prótese. Essas pacientes têm indicação de redução, de remoção do tecido em excesso da mama.

6 – ABDOMINOPLASTIA

A abdominoplastia vem em sexto lugar. É indicada para quem tem flacidez do abdômen, muito comum em mulheres que já tiveram filhos, uma ou mais gestações e que, além do enfraquecimento da musculatura da parede abdominal, que chamamos de diástase, temos flacidez da pele. É muito comum essas pacientes terem flacidez da pele com a presença de estrias no abdômen. E, como na abdominoplastia, a gente remove a pele, teoricamente, do umbigo para baixo, juntamente com aquela gordura e a gente fecha a musculatura, essa cirurgia é a indicação para essas pacientes. Hoje em dia, a abdominoplastia tem sido muito utilizada para pacientes pós-bariátricas, que têm aquelas grandes perdas ponderais e acabam evoluindo com grandes quantidades de pele, grande flacidez do abdômen e com enfraquecimento da parede abdominal. Essa é uma cirurgia que tem muita procura, muito sucesso e é, entre os pacientes, tanto homens quanto mulheres. O grande medo aqui é a cicatriz no abdômen, que é extensa, vai de uma crista ilíaca a outra, e alguma estigmatização da cicatriz umbilical que, no passado, era bastante comum, mas que, hoje em dia, com as novas técnicas, a gente tem conseguido resolver isso, conseguindo umbigos muito naturais e muito bem camuflados que até para nós, cirurgiões plásticos, é difícil perceber se aquele umbigo foi refeito ou não.

 

7 – RINOPLASTIA

No final do nosso Top 7, eu colocaria a rinoplastia, que também é uma cirurgia que muitos pacientes querem fazer, pois o nariz é uma queixa de grande parcela da população, tanto de jovens, como dos mais velhos, homens, mulheres. O desejo de se operar o nariz é muito comum. Entretanto, ela entra no nosso último ranking, porque ainda existem pessoas com medo de mexer em algo tão exposto, que é o centro da face. Apesar de haver um receio sentido por alguns pacientes em operar o nariz, a previsibilidade do resultado, que o paciente gosta muito de ter por programas de computador etc, não é como uma máquina, porque depende de vários fatores: não só da estrutura óssea e cartilaginosa do nariz, mas, principalmente, da cobertura do nariz, que é a pele.

Mas é uma cirurgia de resultado excelente. Quando bem executada, muda totalmente a autoestima do paciente. É a cirurgia que mais traz autoestima, principalmente hoje, nesse mundo que as redes sociais e as selfies são muito comuns. Precisamos tomar muito cuidado, pois muitos médicos estão invadindo esse mercado de rinoplastia, de rinomodelação de forma não correta. Fica o alerta para os pacientes que desejam mudar o nariz procurar um cirurgião plástico, pesquisarem bastante, entenderem a previsibilidade de resultado para que a gente tenha satisfação com a cirurgia.

ontato: Dr. Alessandro Martins

Facebook: clique aqui 
Instagram: @dr.alessandromartins

Site: www.dralessandromartins.com.br