DFB Festival: Rio de Jas traça linha do tempo da marca de moda-praia em coleção que mescla biografia e metalinguagem


As amigas Sara Brasil e Mariana Lima criam peças de beachwear jovens e sofisticadas, apostando em modelagens simples, com materiais diferenciados, e celebram uma década de existência da label em grande estilo: na passarela do DFB Festival. “Esse mês completamos dez voltas ao redor do Sol, e temos muitas histórias para contar. Por isso, trazemos como referência nessa coleção, nós mesmas. Vamos mostrar nossas características durante essa caminhada, com modelagem única, com tramas manuais, como o crochê e o macramê, que representam nossas origens aqui no Nordeste. Mixamos esse artesanato com estampas em animal print, um símbolo muito presente na Rio de Jas. Apostamos também em peças naturais, por isso, trouxemos a madeira como aviamento, que representa a solidez que tivemos durante essa jornada”, detalha Sara

Em um mercado onde a competitividade é tão grande como o setor de moda, o diferencial de uma marca é seu DNA e posicionamento, claro. Mas cá entre nós, um sonoro e marcante nome, com uma história curiosa por trás, chama à atenção, não é mesmo? Tipo: Rio de Jas. A label de beachwear, batizada pela inspiração da pronúncia de uma rua na Espanha, deu origem à grife de Fortaleza, no Ceará. “A marca foi criada quando passei uma temporada na Espanha. O nome da rua em que eu morava era Gil de Jaz, que se pronuncia ‘Rio de Jas’. Toda a ideia partiu disso, e do apartamento em que morava, daquela rua em si. Depois, tiramos a ideia do papel e colocamos em prática”, conta Sara Brasil, que ao lado das amiga Mariana Lima cria as peças jovens e sofisticadas, apostando em modelagens simples, com materiais diferenciados.

A dupla celebra os 10 anos de existência da label em grande estilo: na passarela do DFB Festival, multiplaforma de moda, arte e cultura, realizada no Aterro da Praia de Iracema. em Fortaleza (CE). “Esse mês completamos dez voltas ao redor do Sol, e temos muitas histórias para contar. Por isso, trazemos como referência nessa coleção, nós mesmos. Vamos mostrar nossas características durante essa caminhada, trazendo uma modelagem única, com tramas manuais, como o crochê e o macramê, que representam nossas origens aqui no Nordeste. Mixamos esse artesanato com estampas em animal print, um símbolo muito presente na Rio de Jas. Apostamos também em peças naturais, por isso, trouxemos a madeira como aviamento, que representa a solidez que tivemos durante essa jornada”, detalha Sara. “Nossas inspirações vieram através do handmade, feito pelas mulheres fortes aqui do nosso estado. Queremos valorizar essas pessoas potentes e determinadas”.

Sara Brasil e Mariana Lima criadoras da Rio de Jas, marca que completa 10 anos no DFB (Divulgação)

Sara Brasil e Mariana Lima criadoras da Rio de Jas, marca que completa 10 anos no DFB (Divulgação)

Formada em psicologia, Sara nunca havia trabalhado com moda antes da Rio de Jas, criada quando ainda estava na faculdade. Mariana, formada em comércio exterior, teve sua própria marca de lingerie antes da atual grife. As duas acreditam que o DFB em sua 22ª edição, além de se consolidar pela programação plural, reforçando a vocação do Ceará como epicentro para a fomentação da moda e da cultura, terá um gosto especial desta vez. “São dois anos longe deste contato presencial com o público. A inovação vem através de um desfile mais humano, com um contato de uma forma mais real, mais próxima”, aposta Mariana.

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“É um prazer enorme participar de um evento do porte do DFB, e poder representar a moda praia do nosso estado, em um evento tão bacana, com foco absoluto na moda local e nacional. Além disso, a moda autoral brasileira, que povoa o evento, é muito inspiradora e forte. Temos marcas com uma identidade única e particular”, pontua.

Modelo Rio de Jas com sua emblemática estampa em animal print: label celebra 10 anos como tema de coleção no DFB (Divulgação)

Modelo Rio de Jas com sua emblemática estampa em animal print: label celebra 10 anos como tema de coleção no DFB (Divulgação)

De olho no aquecimento do mercado e entendendo que moda é movimento constante, através do tempo e de diferentes cenários, elas preferem não se ater às dificuldades do caminho. “Quem trabalha com moda sabe que é um caso de amor e estresse diário (risos). Mas é muito maravilhoso trabalhar com a arte de criar, de transformar. É assim que vejo a moda, uma constante transformação. O que me inspira é criar algo cada vez mais único, e gerar empregos para tantas pessoas envolvidas na produção”, diz Sara.

Equipe Rio de Jas celebra 10 anos da marca: "São muitas histórias para contar. Por isso, trazemos como referência nessa coleção, nós mesmos. Vamos mostrar caminhada" (Divulgação)

Equipe Rio de Jas celebra 10 anos da marca: “São muitas histórias para contar. Por isso, trazemos como referência nessa coleção, nós mesmos. Vamos mostrar caminhada” (Divulgação)

Ela analisa também, o fato da pandemia ter impactado o comportamento do público da grife: “A moda comfy veio para ficar com certeza. Como também produtos mais básicos, lisos, e peças mais ‘eternas’, com menos estampas. A pandemia veio para fortalecer ainda mais o vínculo com as nossas consumidoras. Sentimos uma aproximação maior nesse momento tão difícil. A gente estava longe, mais próxima ao mesmo tempo. E de uma certa forma adentramos suas casas com nossas criações”.

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Sara comenta também sobre a crescente relevância do mercado de beachwear do Brasil para o cenário internacional. “Acho que a moda praia nacional é tida como referência para o mercado internacional, pois não tem produto mais a cara do Brasil do que o biquíni. A gente inclusive vai participar da nossa primeira feira internacional, em julho, em Miami”, anuncia. “A moda do Nordeste, em especial do Ceará, é super potente. O polo de confecção do nosso estado é gigante, com marcas incríveis, e uma identidade muito particular que vem se destacando cada vez”.